segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Madre Thaís lança cursos gratuitos para comunidade carente

coordenador do projeto, professor Helio Denni
foto Mauricio Maron
 A Faculdade Madre Thaís, de Ilhéus, vai lançar nos próximos dias um edital para seleção de alunos de Administração de Empresas, que vão exercer a função de monitor em cursos gratuitos para a comunidade carente do município.
Neste primeiro edital serão selecionados 10 alunos e, de acordo com o coordenador do projeto, professor Helio Denni, a contrapartida oferecida pela faculdade é o reconhecimento desta carga horária, além de certificado. “Este tem que ser o papel social de uma faculdade. Aqui formamos mais que um profissional. Preparamos o cidadão que esteja atento a tudo que acontece ao seu redor”, explica o professor. 
Os cursos vão acontecer nas instalações da nova sede da FMT, no Gabriela Center e já foram definidos pelos coordenadores, após um minucioso estudo do que seria prioritário para as comunidades. São: Informática Básica, Montagem e Manutenção de microcomputadores, Empreendedorismo, Fotografia, Criação de Cooperativas e OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público). As aulas vão acontecer aos sábados, à tarde, sempre sob a coordenação de um professor do curso de Administração da FMT.
De acordo com Denni, a proposta da Faculdade Madre Thaís é de firmar parcerias com as Associações de Moradores dos bairros mais carentes da cidade e buscar o interesse da comunidade. As inscrições ficarão sob responsabilidade dos alunos monitores e devem ser gratuitas, com doação de um quilo de alimento para uma instituição de caridade. As aulas estão previstas para começar em abril com turmas de 20 ou 30 horas/aula e monitores mudando a cada nova turma, para dar a oportunidade a todos os alunos interessados na FMT. 
Rondon - A idéia surgiu após a inserção da faculdade no Projeto Rondon. Todos os anos os estudantes da FMT estão presentes, com destaque, no projeto. “É um exercício pleno de contribuição à sociedade e uma grande recompensa para a Faculdade Madre Thaís, que oferece a contrapartida social às comunidades carentes de nosso país, mostrando aos nossos estudantes a realidade brasileira que vão encontrar após o término da graduação”, explica o professor Lúcio Gomes, que este ano coordenou o projeto.
Os alunos da FMT já ajudaram a outras populações carentes do interior do Brasil a buscar caminhos de superação. Este ano, foi a vez de Porto da Folha, pequeno município de 20 mil habitantes, localizado no estado de Sergipe que faz divisa com Alagoas, que vive basicamente de pequenos comércios e de programas sociais do governo federal. A partir destas experiências pelo interior da Bahia é que surgiu a idéia de executar um projeto semelhante nas comunidades carentes de Ilhéus onde a faculdade está implantada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário