quarta-feira, 30 de março de 2011

Assistência Social visa implantar rede de abrigamento em Ilhéus

O prefeito em exercício de Ilhéus, Mário Alexandre, juntamente com o secretário de Assistência Social e Trabalho, Emenson Silva, participaram de reunião com representantes da Associação Sul-Brasileira de Educação e Assistência Social na noite da última segunda-feira (28) no Banco da Vitória. Em Ilhéus, a instituição é responsável pela Casa da Criança, que se encontra desativada. O objetivo do encontro foi definir o local como sede da rede de abrigamento de crianças e adolescentes do sexo feminino no município. Atualmente, este trabalho vem sendo feito no Abrigo Renascer, localizado no bairro da Conquista, porém, segundo avaliação técnica, local não possui infraestrutura necessária para desempenhar tal função.
Por isso, de acordo com o secretário Emenson Silva, o governo municipal iniciou uma ação com a finalidade de desapropriar a área da Casa da Criança, situado na avenida Princesa Isabel. Na noite da segunda-feira, esta foi a pauta principal da reunião que contou com a presença da Madre Superiora da Associação, Irmã Maria e o assessor jurídico da instituição Francisco Teixeira, ambos de Recife (PE). “Nosso objetivo é fazer com que este local passe a funcionar como o primeiro abrigo feminino do município”, explicou Emenson. De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, o abrigamento deve ser de caráter provisório, e a equipe pedagógica da secretaria desenvolveu a proposta pedagógica em Ilhéus, visando resgatar a cidadania dessas crianças e adolescentes.
Conforme acordo feito com a direção da Associação Sul-Brasileira de Educação e Assistência Social, a Procuradoria Jurídica do município vai iniciar o processo de desapropriação do imóvel, assim como a compra de um veículo, que fará o transporte escolar das crianças que serão atendidas. A juíza da Vara da Infância e Juventude, Sandra Magali, se comprometeu em analisar as condições legais que permitam a liberação de recursos da ordem de R$ 580 mil, do Fundo Municipal do Direito da Criança e do Adolescente, que se encontram bloqueado, para viabilizar, o mais breve possível, a aquisição do imóvel e do veículo.A reunião contou ainda com as presenças do procurador-geral do município, Luís Carlos Nascimento; do controlador do município, Pedro Sanches, e de representantes de empresas e instituições parcerias do abrigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário