sexta-feira, 18 de março de 2011

Começam em abril as aulas da primeira turma do Profmat – UESC

A Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC inicia, em 1º de abril as aulas da primeira turma do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – Profmat. Vinte professores oriundos da área de abrangência da Universidade que foram selecionados através do Exame Nacional de Acesso, realizado em fevereiro deste ano, integram a primeira turma do curso de pós-graduação stricto sensu semipresencial.
De acordo com o professor/doutor Sérgio Mota Alves, coordenador do Profmat-UESC, “o curso para a titulação de Mestre em Matemática é coordenado, em nível nacional, pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e integrado por instituições de ensino superior, associadas em Rede Nacional no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), a que a UESC está integrada.”
Acrescenta que “o Profmat tem como objetivo proporcionar formação matemática aprofundada relevante ao exercício da docência no ensino básico, visando dar ao egresso qualificação certificada para o exercício da profissão de professor de matemática.”
Na área da UESC um dos destaques foi a demanda ao Mestrado. Foram 320 candidatos inscritos, gerando uma concorrência de 16 candidatos/vaga. Outro aspecto importante é a previsão de bolsa Capes para todos os alunos matriculados que sejam professores da rede pública de ensino básico.
Corpo docente
Além do professor Sérgio Mota Alves, integram o corpo docente do Profmat, os professores/doutores André Magamine e Enio Galinkin Jelihovschi, ambos do Colegiado do Profmat-UESC; Elon Lages Lima (Impa) e Eduardo Wagner (FGV), coordenadores acadêmico e adjunto, respectivamente; Abramo Hefez (UFF), coordenador de produção de material didático, e Eduardo Colli (USP), coordenador de avaliação.
“Em dimensão nacional estão sendo oferecidas este ano mil vagas, distribuídas entre as instituições de ensino superior parceiras em todo o País. A expectativa é de que esse aprimoramento profissional dê contribuição substancial à melhoria do ensino de matemática na escola básica brasileira.” Explica o professor Sérgio.
A diferença
Segundo a Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior “ a diferença entre o Mestrado Profissional e o Mestrado Acadêmico, “é que o Profissional é a designação do Mestrado que enfatiza estudos e técnicas diretamente voltadas ao desempenho de um alto nível de qualificação profissional. Esta ênfase é a única diferença em relação ao acadêmico. Confere, pois, idênticos grau e prerrogativas, inclusive para o exercício da docência, e, como todo programa de pós-graduação stricto sensu, tem a validade nacional do diploma condicionada ao reconhecimento prévio do curso.”
“O Mestrado Profissional responde a uma necessidade socialmente definida de capacitação profissional de natureza diferente da propiciada pelo mestrado acadêmico e não se contrapõe, sob nenhum ponto de vista, à oferta e expansão desta modalidade de curso, nem se constitui em uma alternativa para a formação de mestres segundo padrões de exigência mais simples ou mais rigorosos do que aqueles tradicionalmente adotados pela pós-graduação”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário