terça-feira, 22 de março de 2011

Equipes realizam levantamento geodésico em área limite entre Ilhéus e Itabuna

Equipes das prefeituras de Ilhéus e Itabuna retornaram na manhã desta terça-feira (22), para constatarem em conjunto a existência do marco que delimita os territórios dos dois municípios, localizado na Ilha de Quiricós, às margens do Rio Cachoeira, e que vinha sendo alvo de inúmeras buscas infrutíferas. A sua localização foi feita no final da tarde da última segunda-feira (21), pela equipe coordenada pelo secretário de Serviços Urbanos de Ilhéus, Carlos Freitas, que tinha por determinação do prefeito Newton Lima, a iniciativa de realizar uma grande varredura em toda aquela área, uma vez que não há dúvidas no marco do ponto denominado Rochedo.
Durante a visita feita hoje, as equipes realizaram o levantamento geodésico que agora será encaminhado à Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), que vem promovendo uma nova análise das delimitações dos municípios baianos. Já foram encontradas algumas dúvidas nos limites territoriais ilheenses com os municípios de Itabuna, Uruçuca, Buerarema e Una, pois algumas áreas descritas na lei perderam com o tempo as suas denominações, assim como a própria natureza, com o passar dos anos, modificou a paisagem, como aconteceu com este último marco agora encontrado.
O estudo para a delimitação territorial desses dois municípios do Sul da Bahia terminou atraindo a atenção das comunidades dessas cidades, uma vez que, numa área em que existiam dúvidas sobre a quem pertenciam, foram inaugurados dois grandes empreendimentos de porte, geradores de empregos e de impostos, que são o Atacadão Carrefour e o Makro Atacadista. Segundo José Nazal Pacheco Soub, encarregado pelo prefeito Newton Lima, de acompanhar todos os estudos, com a descoberta deste marco na Ilha de Quiricós, “fica, pelo menos assim acredito, definitivamente certo que esses empreendimentos se encontram oficialmente dentro de território ilheense”, afirmou.
Memória fotográfica - O empresário Emanoel dos Santos Alves mostrou sem a ajuda de algum equipamento eletroeletrônico sofisticado, onde os técnicos da Prefeitura de Itabuna haviam colocado em 1985 um dos marcos que determina o limite territorial de Itabuna e Ilhéus, na rodovia Jorge Amado.
Ele levou até o local indicado o secretário de Serviços Públicos de Ilhéus, Carlos Freitas, afirmando que “com isso, acaba de vez a polêmica que existia entre sobre esta questão. Na verdade, este marco oficial colocado na ponta da Ilha de Quiricós, às margens do rio Cachoeira”.
Emanoel dos Santos Alves explicou que na época, trabalhou como topógrafo junto com a equipe da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), sob a supervisão da técnica Telma Veloso Pitágoras, fez a revisão dos limites territoriais, a pedido do então prefeito de Itabuna, Ubaldo Dantas. Segundo ele, com a descoberta do marco oficial, que dista cerca de 80 metros abaixo do local indicado pelos técnicos da SEI, onde foi colocado na semana passada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário