sexta-feira, 25 de março de 2011

Inscrições para avaliação de desempenho de professor começa no dia 31 próximo

Pelo segundo ano consecutivo, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) vai realizar a Avaliação de Desempenho Docente da Carreira de Magistério para possibilitar o avanço na carreira de três mil profissionais, entre professores e coordenadores pedagógicos.
As inscrições gratuitas começam no dia 31deste mês e prosseguem até 8 de abril exclusivamente pela Internet, no site do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe) – www.cespe.unb.br. O edital foi publicado nesta quinta-feira (24) no Diário Oficial do Estado.
A avaliação é voluntária e integra a política de valorização de pessoal do Governo do Estado. Além de garantir aumento salarial de até 15%, gera subsídios para promover a melhoria da qualidade do ensino nas escolas da rede estadual e ajuda os professores no próprio desenvolvimento.
Os interessados devem preencher o cadastro, optar pela disciplina de formação ou atuação e escolher o município onde tem interesse de fazer a prova. A avaliação será realizada, no dia 29 de maio, em Salvador e nos 31 municípios-sede das Diretorias Regionais de Educação (Direc).
A avaliação é composta por duas etapas. A primeira é a Avaliação Individual, que consiste da prova de conhecimentos específicos e pedagógicos. Com questões objetivas e discursivas, consta de 45 questões e tem caráter eliminatório e classificatório. Os candidatos terão quatro horas para resolvê-la. Os locais do exame serão divulgados no Diário Oficial do Estado e no site do Cespe.
A segunda etapa será a Avaliação Institucional considerando o indicador de rendimento do Censo Escolar do ano referência 2009. Serão classificados os participantes que obtiverem indicador de desempenho igual a 60 pontos.
“É um feito muito importante para a Bahia porque o resultado da avaliação gera subsídios para traçarmos a política de formação continuada, e nos permite conhecer melhor as potencialidades e as necessidades dos nossos professores”, afirma a superintendente de Recursos Humanos, Cláudia Cruz.
Requisitos exigidos 
Para participar, é necessário ser integrante da carreira do Magistério Público do Ensino Fundamental e Médio do Estado da Bahia, ocupante do cargo de professor ou coordenador pedagógico e ter concluído o estágio probatório até 31 de dezembro de 2010.
 Além disso, o profissional deve estar no efetivo exercício das atividades correspondentes às atribuições do cargo de professor ou coordenador pedagógico. As disciplinas de avaliação são Artes, Biologia, Ciências, Educação Física, Espanhol, Filosofia, Física, Francês, Geografia, História, Inglês, Língua Portuguesa, Matemática, Pedagogia, Química e Sociologia.
Plano de Carreira
De forma pioneira, a iniciativa faz parte do Plano de Carreira do Professor, instituído em 2008, que estabelece duas formas de progressão - avanço vertical automático relacionado com a titulação, abrangendo desde a licenciatura até o doutorado, e a progressão opcional decorrente da avaliação de desempenho. As bases da reestruturação foram acordadas entre o Governo da Bahia e a APLB Sindicato.

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