sexta-feira, 25 de março de 2011

Prefeito discute com empresários melhorias no transporte coletivo

Com a proposta de resolver os muitos problemas observados no sistema de transportes coletivos e oferecer aos ilheenses um serviço de melhor qualidade, o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, se reuniu com os representantes das empresas que atuam na cidade para buscar as soluções, principalmente no tocante ao transporte de estudantes da zona rural do município. Participaram também do encontro os secretários municipais do Governo, Alcides Kruschewsky; da Indústria, Comércio e Planejamento, Alisson Mendonça; dos Serviços Urbanos, Carlos Freitas; e de Segurança, Transporte e Trânsito, Marcelo Barreto; além dos proprietários e gerentes das empresas São Miguel e Viametro.
Durante a reunião, o prefeito Newton Lima cobrou soluções para a situação dos transportes dos estudantes da zona rural de Ilhéus. De acordo com o prefeito, a legislação determina que os transportes escolares sejam utilizados apenas pelos estudantes da rede municipal. Com isso os estudantes da rede estadual estão sendo obrigados a utilizar os transportes convencionais, ou seja, os mesmos ônibus dos demais moradores, viajando em veículos lotados e muitas vezes dividindo os espaços com mercadorias. Por esse motivo, Newton Lima cobrou que mais veículos sejam colocados nessas linhas de maior movimento para transportar, exclusivamente, os estudantes da rede estadual.
Os representantes das empresas solicitaram um estudo da demanda em cada distrito e se comprometeram em colocar, já a partir desta semana, mais ônibus em horários específicos para atender aos alunos da zona rural. Outro problema apontado pelo prefeito Newton Lima foi em relação aos estudantes da Universidade Estadual de Santa Cruz e a demanda que surgirá nos próximos anos, a partir da implantação de equipamentos educacionais e programas sociais e habitacionais. Newton Lima adiantou que já existe uma demanda nos transportes e que o problema poderá se agravar ainda mais com a instalação de equipamentos como o Ifet e também o Programa Minha Casa, Minha Vida, implantado na região de Banco da Vitória e Salobrinho. As empresas também se comprometeram em resolver essa questão a partir da necessidade e o crescimento do número de passageiros.
Outro avanço nas discussões foi a informação de que as empresas de transportes coletivos estão realizando uma pesquisas para observar todo o deslocamento de passageiros, com o objetivo de melhor atender aos usuários. A proposta é reduzir o tempo de espera nos pontos e assegurar um melhor serviço. Para o prefeito Newton Lima, todas essas melhorias precisam ser colocadas em prática de imediato, para que o cidadão ilheense e os turistas possam dispor de um sistema de transporte que atenda às suas necessidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário