quinta-feira, 24 de março de 2011

Primeiro Exame de Suficiência para Contabilistas acontece no próximo domingo

Na manhã do próximo domingo(27/03) acontece a Primeira Edição do Exame de Suficiência para Contabilistas após sua instituição por Lei. Agora, profissionais de Contabilidade precisam atestar seus conhecimentos técnicos para obter registro profissional junto aos Conselhos regionais de Contabilidade, assim como os advogados passam pelo exame da Ordem de Advogados.
O exame terá a participação de 16.608 (dezesseis mil, seiscentos e oito) candidatos em todo o Brasil, sendo 814 (oitocentos e quatorze) do estado da Bahia. Em território baiano, as provas ocorrerão em 8 municípios, definidos de acordo com o número de inscritos por região.
Confira tabela com as cidades e locais das provas abaixo:
ALAGOINHAS
Faculdade Santíssimo Sacramento(FSSS). Endereço: Rua Marechal Deodoro, n. 118 – Centro  CEP 48005 020 – Alagoinhas-BA
BARREIRAS
 Campus da Universidade Estadual da Bahia(UNEB ) em Barreiras  -    Endereço:BR 242, kM 04, Loteamento Flamengo  - Cep:  47806-972  -  Barreiras-BA
FEIRA DE SANTANA
Faculdade Anísio Teixeira – FAT     Enderço: Rua Juracy Magalhães, 222 – Ponto Central     CEP  44032 620  - Feira de Santana – BA
ITABUNA
Faculdade de Ciências e Tecnologia de Itabuna(FTC). End: Praça José Bastos, 55 - Centro  CEP: 45600-080 -  Itabuna (BA)
JUAZEIRO
Colégio Estadual Hildete Lomanto. Endereço: Rua Oscar Ribeiro, 73 – Centro   - Juazeiro-BA
SALVADOR
Fundação Visconde de Cairú(FVC). End: Rua do Salette, nº 50, Barris Salvador - BA – CEP 40000-000
TEIXEIRA DE FREITAS
Faculdade do Sul da Bahia - (FASB) – Campus I  -  Endereço: Rua Sagrada Família n. 120, Bairro Bela Vista - Texeira de Freitas – BA -  CEP 45997-004
VITÓRIA DA CONQUISTA
Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR). Endereço: Av. Dep Luiz Eduardo Magalhães, 1305 – Bairro – Candeias,  CEP: 45055-030   Vitória da Conquista – BA

A Lei Complementar 12.249/2010, sancionada pelo então Presidente da República Lula em 11 de junho de 2010, alterou o Decreto-Lei nº 9.295/46 e institui o Exame de Suficiência como etapa obrigatória para o registro e restabelecimento de Bacharéis em Ciências Contábeis e Técnicos em Contabilidade junto aos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRC's). O Exame, que foi criado em 1999, teve 10 edições entre 2000 e 2004 e contribuiu para a ampliação de estudos técnicos na área de Contabilidade, além de garantir que os profissionais que adentravam o mercado de trabalho dispunham dos conhecimentos necessários para o exercício adequado da profissão. Entretanto, em 2005, houve suspensão do exame por ordem judicial, que agora está de volta.
A aprovação em Exame de Suficiência, como um dos requisitos para obtenção ou restabelecimento de registro em CRC, será exigida do:
I - Bacharel em Ciências Contábeis e do Técnico em Contabilidade;
II - portador de registro provisório vencido;
III - profissional com registro baixado há mais de 2 (dois) anos; e
IV - Técnico em Contabilidade em caso de alteração de categoria para Contador.
As provas ocorrerão duas vezes por ano, com data divulgada com 90 dias de antecedência. Conforme consta no edital, somente poderão se inscrever no exame aqueles que tiverem já concluído os cursos de bacharel em Ciências Contábeis e de Técnico em Contabilidade ou que venham a concluir até a data da prova. O candidato que obtiver aproveitamento igual ou maior que 50% será considerado aprovado. A realização do exame é de responsabilidade da Fundação Brasileira de Contabilidade, que irá coordenar e cuidar da organização da aplicação das provas.
O Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia – CRCBA é o órgão responsável pelo registro e fiscalização do profissional contábil em território baiano, assim como assume o papel de oferecer à classe contábil todo o aperfeiçoamento e capacitação para que esta possa manter o nível de excelência em seus serviços oferecidos à sociedade. A Contadora Maria Constança Carneiro Galvão preside a atual administração do órgão, sendo a primeira mulher a ocupar o cargo em 64 anos. No segundo mandato à frente do CRCBA, o principal objetivo tem sido a qualificação e valorização do profissional contábil.
Ficamos à disposição para demais esclarecimentos e agendamento de entrevistas.

Leandro Nunes
ASCOM / CRCBA
(71)2109-4072

Nenhum comentário:

Postar um comentário