terça-feira, 22 de março de 2011

Santa Casa de Misericórdia de Itabuna troca de Madre Superiora

Irmã Irene deixa a Santa Casa de Itabuna
Após 21 anos à frente da Congregação das Irmãs Religiosas da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, a Irmã Irene Souza deixa a instituição e deverá seguir para uma nova missão na cidade de Vitória da Conquista.
Como Madre Superiora da Congregação das Irmãs dos Pobres de Santa Catarina de Sena em Itabuna, Irmã Irene ficou responsável todos estes anos pelos trabalhos das freiras junto aos hospitais da Santa Casa, desenvolvendo ações de promoção social e evangelismo cristão. A nova madre superiora, Irmã Maria José Silva, chega de São Paulo para atuar na instituição.
Cumprindo determinação da Santa Sé, a troca de cargos de coordenação das Congregações ocorre periodicamente, desejando imprimir ritmo de atuação e troca de experiências nos diversos núcleos espalhados pelo Brasil. Na Santa Casa de Itabuna, as Irmãs Religiosas foram coordenadas pela Irmã Irene durante anos de grande evolução e compromisso com a promoção da saúde e a assistência aos enfermos. Antes disso, Irmã Irene Souza já havia estado como Madre Superiora por oito anos na cidade de Ribeirão Preto, em São Paulo, apresentando assim longa trajetória no cargo de gestão.
“A Santa Casa e, em especial o Manoel Novaes é a minha casa e fico muito emocionada em me despedir, rodei este hospital dia, tarde e noite nestes 21 anos, dando apoio aos enfermos. Mas estou feliz em cumprir obediência à minha superiora e estou confiante em Deus para executar minha nova missão”, declarou Irmã Irene que deverá atuar em um Orfanato em Vitória da Conquista.
 “Agora ela passará um tempo sem a responsabilidade de coordenadora, devendo seguir para Vitória da Conquista, onde a Congregação mantém uma casa de Acolhimento para 300 crianças, e onde a família de Irmã Irene reside”, declarou a Irmã Zélia Pinto. Em Vitória da Conquista, Irmã Irene deverá ainda estar, junto a sua família, preparando os festejos de 100 anos de sua mãe biológica. “Será um tempo sem as responsabilidades do cargo e de muita alegria e descanso para Irmã Irene”, detalhou Zélia.
Sobre a nova madre superiora, Irmã Maria José Silva deverá chegar na Santa Casa de Itabuna nesta quarta-feira (23), vinda de São Paulo, onde também atuou em instituições hospitalares. “Ela inclusive já atuou aqui no Hospital Calixto Midlej Filho, ainda quando antigo Hospital Santa Cruz. Será recebida com muita alegria por toda comunidade”, detalhou Irmã Zélia. As duas freiras deverão conviver durante o tempo necessário para a troca de informações sobre o cargo, tempo também que ocorrerá a apresentação oficial da nova Madre Superiora ao provedor da Santa Casa, Renan Moreira e ao Bispo da Diocese de Itabuna, Dom Ceslau Stanula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário