terça-feira, 12 de abril de 2011

Desculpa para o arboricídio: Prefeitura inicia operação de poda e retirada de cupins de árvores

Desde a última semana, a Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, iniciou operação visando a poda e retirada de cupinzeiros e aplicação de cupincida nas árvores. Na última sexta-feira (8), a raiz de uma árvore se desprendeu do chão e foi retirada por homens da secretaria. 
Segundo explicou o secretário responsável pela Pasta, Carlos Freitas, a árvore se encontrava com todo o seu peso voltado para a rua, vindo a desabar. “O tipo de poda que vinha sendo feita causou a sobrecarrega num dos lados da àrvore para não comprometer a rede elétrica, porém, o outro lado geralmente voltado para a rua, e como os galhos não estavam devidamente cortados, isso ocasionou a queda da àrvore”, explicou.
Já nesta segunda-feira (11) a secretaria da Segurança, Transporte e Trânsito isolou uma área da avenida Lomanto Júnior, no Pontal, para auxiliar o trabalho da equipe de Desenvolvimento Urbano, que realizou a poda de outra árvore, cujos galhos já estavam tomando um dos lados da pista. Além de estar com galhos muito altos e pesados, o tronco da ávore também estava comprometido, com cupins, por isso, explicou Carlos Freitas, foi necessário o corte, a retirada do cupinzeiro e a aplicação de cupincida na árvore. 
Também na Lomanto Júnior, outra será cortada, já que também apresenta cupins em toda a estrutura de seu tronco. “Queremos conscientizar a população que as árvores só são cortadas quando estão comprometidas por doenças e pragas e se tornam um risco real para a população”, explicou. Durante toda a semana, a equipe continuará percorrendo a cidade para realizar poda e, se for necessário, a aplicação de cupincida, nas árvores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário