terça-feira, 26 de abril de 2011

Ele viu, e acreditou!


Dom Mauro Montagnoli
Bispo de Ilhéus
 O Senhor ressuscitou! Aleluia! O sepulcro está vazio. Maria de Magdala não encontra o Senhor no túmulo. Lá só estavam as faixas de linho e o pano. Os sinais da morte ficaram para trás.
“Este é o dia que o Senhor fez: exultemos e alegrem-nos nele” (Salmo 117(118), v. 24). Na tradição cristã, este versículo é aplicado ao dia da ressurreição de Cristo.
É uma solene ação de graças a Deus após uma vitória conquistada. Este é o grande dia. A vida reinou. Com toda a criação que desperta para a vida nova, celebramos com alegria e júbilo a festa da vida. Cristo ressuscitou!
Nestes dias da Páscoa contemplamos a experiência e o testemunho que as discípulas e os discípulos tiveram do Senhor ressuscitado.
Na celebração da missa nos encontramos com o Senhor da vida. Ele nos renova e nos faz verdadeiras testemunhas da ressurreição.
o texto do Evangelho de João, capítulo 20 versiculos de 1 a 9, Maria de Magdala dirige-se ao sepulcro na madrugada, após o sábado. Como representante da comunidade, que busca entender o significado da morte e ressurreição de Jesus, ela vê a pedra removida e volta correndo para avisar a Pedro e ao Discípulo Amado.
Esses dois discípulos ocupam papel de destaque na comunidade. Pedro recebeu o encargo de confirmar os irmãos e irmãs na fé. O Discípulo Amado, que esteve presente na Última Ceia, ao pé da cruz, compreende os sinais e descobre que Jesus está vivo.
O amor faz a comunidade reconhecer nos sinais da ausência do corpo, a presença do Senhor ressuscitado. O túmulo vazio, as faixas, o sudário são sinais que exigem adesão da fé, para compreender o mistério da ressurreição de Jesus. O amor fiel, como o de Jesus pelos seus, move e conduz os discípulos e discípulas no itinerário da fé. “O outro discípulo viu e acreditou” (Jo 20,8). A compreensão da Escritura suscita a verdadeira fé no Ressuscitado. “Eles ainda não haviam compreendido a Escritura, segundo a qual ele devia ressuscitar dos mortos” (Jo 20,9).
Iluminados pela Escritura, os discípulos acolhem e seguem Jesus como o Servo rejeitado e exaltado (cf. Is 53), o verdadeiro Messias e Filho de Deus. A fé na ressurreição fundamenta-se nas Escrituras e no testemunho de homens e mulheres que vivem e anunciam o amor de Cristo, como Maria de Magdala, o Discípulo Amado, Pedro e tantas outras pessoas.
O episódio dos discípulos de Emaús (Lc 24,13-35) indica à comunidade cristã o caminho para um verdadeiro encontro com o Senhor ressuscitado. A escuta atenta das Escrituras (vv. 27.32) e o partir juntos o pão (vv. 30-31.35) abre os olhos dos discípulos. Assim, eles superam a experiência decepcionante da morte de seu Mestre e encontram o Senhor da vida. “Realmente, o Senhor ressuscitou!” (v. 34), impelindo a acolher a sua presença que se revela como companheiro de caminhada.
A vida nova de ressuscitados nos leva a agir conforme o projeto de Deus, na abertura de coração para acolher o outro e construir a vida de justiça e amor. Como Maria de Magdala, a primeira testemunha da alegria pascal, também nós damos testemunho da ressurreição de Cristo, e nos comprometemos a evangelizar todo o mundo.
Tocados profundamento pela Ressurreição de Cristo, os cristãos devem ser assíduos anunciadores da Palavra de Deus e testemunhas fiéis do Senhor Ressuscitado, a única esperança do mundo. “Os primeiros cristãos consideraram o anúncio missionário como uma necessidade derivada da própria natureza da fé: o Deus em que acreditavam sera o Deus de todos, os Deus único e verdadeiro que se manifesta na história de Israel e, por fim, no seu Filho, oferecendo assim a resposta que todos os homens, no seu íntimo, aguardam” (VD 123).
Neste dia que o Senhor fez para nós, celebramos com exultação a ressurreição do Senhor e com Ele e n´Ele as nossas esperanças de vida nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário