sexta-feira, 15 de abril de 2011

Ifba/Ilhéus deverá iniciar atividades no próximo semestre

Reitora do IFBa,
professora Aurina Santana,
A unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba), construída na rodovia Jorge Amado (BR-415), em Ilhéus, deve entrar em funcionamento no segundo semestre deste ano. A informação foi dada na manhã desta quinta-feira (14) pela reitora da instituição, professora Aurina Santana, durante audiência concedida pelo vice-prefeito do município, Mário Alexandre. Além de acertar os últimos detalhes para o início das atividades da escola técnica, a reitora também aproveitou o encontro para apresentar ao governo municipal dois membros da equipe que vai trabalhar em Ilhéus: o diretor-geral José Roberto Costa e a diretora de ensino Roseana Leite.
Na oportunidade, o vice-prefeito Mário Alexandre destacou a importância do Ifba para o setor educacional de Ilhéus e, consequentemente, para o futuro da juventude do município. “Com a vinda desta unidade, materializamos um sonho antigo da nossa população. Com ela, teremos um ensino técnico-profissional de qualidade visando atender às principais demandas profissionais existentes no mercado de trabalho”, comentou. Durante a reunião, Mário Alexandre garantiu à reitora Aurina Santana, atendendo orientação prévia do prefeito Newton Lima, que as últimas contrapartidas assumidas pela Prefeitura serão cumpridas no menor espaço de tempo possível. “Para isso, dentre outras medidas, estaremos visitando, com a presença do nosso prefeito, a unidade do Ifba na próxima terça-feira (26), a partir das 15 horas”, informou.
A unidade do Ifba de Ilhéus possui 11 salas, laboratório de informática, auditório, biblioteca, refeitório, banheiros, estacionamento e espaços administrativos. Numa segunda etapa, prevista para ser iniciada a partir do ano que vem, deverá ser construído um amplo e moderno ginásio de esportes. Entre os cursos previstos, definidos durante a realização de duas grandes audiências públicas, destacam-se, entre vários outros, os de informática, segurança do trabalho, eletroeletrônica e licenciatura em informática. Realizada no gabinete do prefeito, no Palácio Paranaguá, o encontro também contou com a presença dos secretários municipais da Educação, Lidiney Campos; da Segurança, Transporte e Trânsito, Marcelo Barreto; da Infraestrutura, Marconi Queiróz; e da Administração, Antônio Bezerra.
Reestruturação - Em todo o país, após uma ampla reestruturação, os Centros de Educação Federais, conhecidos antigamente como Cefets, transformaram-se em Institutos Federais de Educação Tecnológica. As unidades visam oferecer educação profissional e tecnológica em todos os níveis e modalidades. A instituição opera desde a formação básica, passando por cursos de nível médio, até a graduação e pós-graduação. Atualmente, dispõe de graduações, como Administração, Engenharia Elétrica e Engenharia Industrial Mecânica, e de pós-graduações, como mestrado em Engenharia Mecânica.
A Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, no Estado da Bahia, instituiu-se no ano de 1910, a partir da instalação da primeira Escola de Aprendizes Artífices, na cidade de Salvador, oferecendo cursos nas oficinas de alfaiataria, encadernação, ferraria, sapataria e marcenaria. A Escola funcionou no Centro Operário da Bahia, no Pelourinho. Posteriormente, passou para o Largo dos Aflitos e, após 16 anos, em 1926, teve a sua sede inaugurada no Barbalho, passando a contar também com oficinas nas áreas de artes gráficas e decorativas. 
No decorrer dos anos, a instituição de ensino técnico passou por algumas modificações, recebendo, inclusive, outras denominações, como Liceu Industrial de Salvador, em 1937; Escola Técnica de Salvador (ETS), em 1942; Escola Técnica Federal da Bahia (ETFBA), em 1965; e Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (Cefet-Ba) a partir de 1993, resultado da fusão entre o Centec (Centro de Educação Tecnológica da Bahia) e a ETFBA. Finalmente, a partir de 2008, a entidade recebeu o nome de Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba).



















Nenhum comentário:

Postar um comentário