sexta-feira, 1 de abril de 2011

Mirabela realiza primeiro carregamento operacional de níquel pelo Porto de Ilhéus

Mais uma carga de concentrado de níquel foi embarcada pelo Porto de Ilhéus este ano. O embarque ocorreu na manhã desta sexta-feira (1º) e foi acompanhado pelo prefeito em exercício de Ilhéus, Mário Alexandre, e o secretário municipal de Segurança, Transporte e Trânsito, Marcelo Barreto. Desta vez, trata-se, de acordo com o diretor operacional da Mirabela Mineração do Brasil – empresa responsável pelo envio da carga –, Cláudio Lyra, do primeiro carregamento operacional de níquel feito pelo Porto de Ilhéus. Em janeiro deste ano, a empresa realizou o embarque de 3,9 mil toneladas, mas foi considerado experimental, “já que várias condições de logística foram avaliadas durante o processo”.
A carga de 8 mil toneladas de concentrado de níquel pertence a empresa russa Norilks e está sendo encaminhada pelo navio Archangelgracht, de bandeira holandesa e modelo aciglass, para o porto de Mantyluoto na cidade de Pori, na Finlândia. De lá segue para a planta da empresa Norilks, localizada em outra cidade finlandesa, Harjavalta. A Norilks – considerada a maior produtora de níquel do mundo – e a Votorantim possuem, até 2014, contrato com a Mirabela, para vender 50% da produção para cada uma. Cerca de 60 pessoas estiveram envolvidas diretamente neste carregamento operacional, que deve chegar ao destino final dentro de um prazo de 25 a 30 dias.
Ilhéus, segundo explicou Cláudio Lyra, foi escolhida como porta de saída dos produtos da Mirabela, “que vem buscando a revitalização do Porto de Ilhéus, que até então se encontrava com sua capacidade ociosa”. Para o prefeito Mário Alexandre o apoio da Mirabela, junto com o Governo do Estado, vem possibilitando uma realidade bastante promissora para o Porto de Ilhéus, “que agora passa a ter possibilidades mais concretas para atrair novas empresas e escoar sua produção”.
Os carregamentos de concentrado de níquel devem ocorrer a cada dois meses e o próximo está previsto para o mês de maio. O embarque da carga foi acompanhado ainda pela assessora de Logística da Mirabela, Iracema Sacramento, e pelo diretor de Planejamento e P&D, Eduardo Faria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário