quarta-feira, 6 de abril de 2011

Professores da UESC em greve a partir desta sexta-feira

Os professores da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC em assembléia, decidiram deflagrar greve por tempo indeterminado. Apenas dois docentes se posicionaram contra a paralisação. A plenária contou com a participação do reitor Joaquim Bastos.
O protesto é contra decisões recentes do governador Jaques Wagner que tiram a autonomia financeira das universidades estaduais baianas.
De acordo com o secretário-geral da Associação dos Docentes da UESC (Adusc), Marcos Neves, os decretos de contingenciamento reeditam medidas do período da crise econômica de 2008. No início deste ano, o governador da Bahia anunciou corte de mais de R$ 1 bilhão no Orçamento 2011.
A medidas do Governador Jaques Wagner vão de encontro ao que determinam as constituições Federal e Estadual que garantem a autonomia financeira das instituições de ensino superior. Os decretos governamentais afetam,também, a contratação de professores substitutos. Os decretos também tiram a autonomia das universidades no que se refere à progressão dos docentes. Outro ponto discutido na assembléia foi o reajuste salarial. O governo apresentou cláusulas que praticamente levariam a um congelamento de salário por três anos, caso a proposta fosse aceita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário