quarta-feira, 25 de maio de 2011

31 de maio: ‘Dia Mundial Sem Tabaco’

A Organização Mundial de Saúde (OMS) escolheu a Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco como foco para as atividades do Dia Mundial Sem Tabaco (31 de maio). Com o tema Três Maneiras de Salvar Vidas, a OMS orientou os países membros para a promoção da Convenção-Quadro, enfatizando os benefícios de sua aplicação na saúde das pessoas e o trabalho desenvolvido por bombeiros e salva-vidas, associando-os à Convenção-Quadro e suas ações e contrapondo-se aos malefícios do tabaco.
Na Bahia, a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), por meio do Programa de Controle do Tabagismo, está desenvolvendo uma série de atividades alusivas ao Dia Mundial Sem Tabaco, entre elas a divulgação do tema indicado pela OMS junto às diretorias regionais de Saúde (Dires), secretarias municipais de Saúde e outras instituições parceiras.
Através de uma parceria com a Secretaria Estadual da Administração (Saeb), vídeos educativos sobre tabagismo estão sendo veiculados nos SACs de Salvador.
No dia 31, às 9h, no auditório do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador (Cesat), no Canela, será realizada uma mesa-redonda sobre o tema Convenção-Quadro: Primeiro Tratado Internacional de Saúde Pública de Controle do Tabaco, com a participação do médico Jairnilson Paim, do Instituto de Saúde Coletiva (ISC), da promotora Itana Badaró, do Ministério Público, e do jornalista Walter Pinheiro, presidente da Associação Bahiana de Imprensa (ABI).

Nenhum comentário:

Postar um comentário