segunda-feira, 30 de maio de 2011

Professores e estudantes norte-americanos visitam a UESC

Um grupo de 03(três) professores e 11(onze) alunas (os) do Curso de Engenharia Industrial e 01(uma) professora do Curso de Terapia Ocupacional, representantes da Universidade de St. Ambrose, em Davenport, no Estado de IOWA/EUA e Sweet Briar College, em Sweet Briar, no estado da Virginia/EUA estará visitando a Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, até o dia 12 de junho.
De acordo com a Professora Patrícia Argôlo Rosa, Assistente do Departamento de Letras e Artes da UESC, o objetivo da visita do grupo liderado pelas professoras Drª. Jodi Prosise e Drª Christine Urish é participar de conferências com professores dos Departamentos de Letras, Engenharia e Saúde da UESC.

Mas será fundamental para proporcionar a troca de informações e aprendizado entre os engenheiros brasileiros e os estudantes de Engenharia dos EUA; identificar as diferenças encontradas na realidade entre os dois países e com isso acrescentar na formação profissional do aluno americano informações e idéias que melhorem suas práticas.
Também, praticar as competências que o Curso de Engenharia oferece, através do trabalho em equipe, em uma perspectiva global, aprendendo sobre a responsabilidade social através de projetos para pessoas com deficiência; troca de conhecimento sobre Tecnologia Assistiva no Brasil; conhecer as ações/programas de saúde que existem na região para atender o cidadão brasileiro, evidenciando os indivíduos com necessidade física; aprender o processo de formação acadêmica do engenheiro no Brasil e suas atribuições no mercado de trabalho.
Nesse período os estudantes norte-americanos vão vivenciar a rotina de pacientes com paralisia cerebral, distrofia muscular, autismo e amputação a fim de auxiliar o grupo, em pauta, nos projetos que estão desenvolvendo e fornecer equipamentos específicos para que os terapeutas ocupacionais brasileiros utilizem em seus pacientes/clientes no ambiente de trabalho.
Além da UESC, o grupo vai visitar fábricas e instituições governamentais e não-governamentais que desenvolvem trabalho com engenheiros, e instituições municipais e estaduais que trabalham com Terapia Ocupacional e área da Saúde Pública, ao mesmo tempo. A UESC e a Universidade de St. Ambrose possuem um convênio assinado desde 2005, cuja finalidade é facilitar e aumentar a cooperação acadêmica entre as duas instituições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário