quarta-feira, 8 de junho de 2011

Bahiagás promove curso sobre gás natural para o Sul

Com o intuito de preparar a região Sul para o processo de interiorização do gás natural, a Companhia de Gás da Bahia - Bahiagás, em parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e com o apoio das CDLs e Associações Comerciais de Itabuna e Ilhéus, promove o I Curso Sobre Gás Natural no Sul da Bahia, realizado pelo Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP).
O curso, voltado para empresários, profissionais e estudantes da região, teve início nesta terça-feira (07/06) e segue até o dia 9, no auditório da Reitoria da Uesc. “Este é mais um passo para criarmos uma massa crítica sobre o gás natural, um importante vetor para o desenvolvimento socioeconômico baiano”, ressalta o diretor presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães. Com a realização de eventos como este, a Companhia vem abrindo mercados, divulgando as características e vantagens do gás natural. 
Com 32 alunos, o curso apresenta conceitos básicos sobre o GN, características gerais, produção e utilização, dentre outros aspectos. Segundo o engenheiro-químico Walmir Gomes, um dos instrutores do IBP, o evento explana as potencialidades e vantagens do gás natural, que vem abrindo um novo ciclo de desenvolvimento para o estado. “Além de informar quão seguro é o GN, uma matriz energética economicamente mais viável, de grande eficiência, e que apresenta valores poucos nocivos à natureza”, acrescenta. 
Desenvolvimento - Para o presidente da CDL de Itabuna, Jorge Braga, um dos participantes, o evento é de fundamental importância, uma vez que a Bahiagás vem impulsionando um salto de desenvolvimento para a região ao gerar mais oportunidades de trabalho e renda, além de atrair novos empreendimentos movidos pelo gás natural. “A região vem se expandido e estamos otimistas com os investimentos da Bahiagás, que vem realizando um trabalho grandioso. Ao concluir o curso, serei mais um multiplicador das ações da companhia”, garante. 
Quem também aposta nos investimentos da Bahiagás para o incremento tecnológico da região é o presidente da Associação Comercial de Ilhéus, Nilton Cruz, que também participa do curso. “Não vemos a hora do gás natural chegar ao Distrito Industrial de Ilhéus, que necessita desse tipo de energia para baratear os seus custos e ser mais competitivo no mercado”, declara. 
O gerente do Posto Universal – que já comercializa gás natural, em Itabuna –Paulo César, explica que o curso é uma excelente ferramenta de aprendizado. “O que aprender aqui posso repassar aos meus clientes, pois nos surpreende a crescente demanda pelo combustível”, afirma. 
O evento contou com a presença da gerente de comunicação da Bahiagás, Sônia Hass; o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Itabuna, Jorge Braga; o presidente da Associação Comercial de Ilhéus (ACI), Nilton Cruz; a reitora em exercício e pró-reitora de Graduação da Uesc, Flávia Costa; além de empresários, estudantes e parceiros envolvidos na cadeia de distribuição e comercialização do gás natural. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário