quinta-feira, 2 de junho de 2011

Estudantes promovem II Festival Gastronômico em Itabuna

Delícias que aguçam o paladar, iguarias da cozinha brasileira que fazem bem à saúde. Quem quiser fazer tais descobertas precisa se agendar, porque no próximo sábado (dia 04) será realizado o II Festival Gastronômico Sabores e Saberes, do Centro Estadual de Educação Profissional em Biotecnologia e Saúde (CEEP em Biotecnologia e Saúde), em Itabuna. O evento, que será realizado das 17h às 22h, no Grapiúna Esporte Clube, próximo à rodoviária, será aberto ao público que poderá provar alguns alimentos a serem comercializados no local. 
Esta atividade é mais uma ação prevista nas matrizes curriculares dos cursos técnicos da Educação Profissional da Bahia, cuja proposta pedagógica tem o trabalho como princípio educativo, visando à formação integral dos sujeitos, ao articular conteúdos de educação básica e educação profissional. O Festival trabalha as dimensões históricas, espaciais, culturais e econômicas vinculados ao curso técnico de nutrição. Deste modo, os estudantes não apenas aprendem a “fazer”, mas compreendem a evolução e sentido deste “fazer”, sempre no interesse da sociedade 
Nesta edição, a feira pretende resgatar um pouco da história da gastronomia de oito estados brasileiros: Amazonas, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, seja do ponto de vista cultural e socioeconômico, ou da importância da nutrição e dietética. Serão enfatizadas as técnicas adequadas para a preparação dos alimentos. 
Festival - Vestidos a caráter para identificar os estados que representam, os estudantes irão preparar pratos finos. O júri terá missão de degustar e avaliar as delícias e os estudantes, levando em consideração critérios como: habilidades de organização, originalidade e técnicas de preparação dos alimentos. Farão parte da banca examinadora, representantes das Secretarias da Educação e Saúde do município, da Vigilância Sanitária, empresários do ramo alimentício e professores de nutrição. 
A competição já começou nos bastidores. Os estudantes guardam segredo sobre o que estão preparando. Querem surpreender os jurados com muita técnica, cores e sabores. Josonita Marinho, diretora do CEEP, explica que a atividade possibilitará aos estudantes refletirem, ainda mais, sobre técnicas adequadas para a preparação dos alimentos e quanto a importância dos mesmos para a saúde. “Iremos explicar a diferença entre gastronomia, nutrição e dietética, tanto do ponto dos benefícios à saúde quanto da construção da cultura gastronômica de um determinado local”. 
Acesse: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário