quinta-feira, 30 de junho de 2011

Governo quer implantar programa de direitos humanos para policiais

A criação de um programa de direitos humanos para atender aos policias da Bahia foi tema de uma reunião realizada entre a Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado e representantes das polícias Civil e Militar. A articulação de ideias, exposição de problemas e propostas de soluções marcaram o encontro, que foi realizado, na terça-feira (28), na sede da SJCDH, no Centro Administrativo da Bahia.
Lidar com o crime e arriscar a vida para proteger as pessoas são situações vividas diariamente por policias em todo o Brasil. As pessoas que se envolvem com ações ilícitas são presas e como é de direito são protegidas e assistidas pela lei de direitos humanos. Do mesmo modo, o cuidado com o profissional que protege as pessoas da criminalidade deve ser especial.

Preocupado com isso, a secretaria idealizou um programa de direitos humanos que pretende congregar assistência social, psicológica e jurídica para os policias do Estado. “Eu não abro mão que este programa seja construído e implementado em toda a Bahia”, o secretário Almiro Sena.
O programa, em fase de criação, está sendo elaborado junto com os profissionais das duas polícias. Eles têm exposto as dificuldades, necessidades e carências que podem ser contemplados pelo programa. “Sendo guardiões dos direitos humanos também temos que ter os nossos direitos guardados”, afirmou o major e coordenador do Serviço de Valorização Profissional da 12º BPM de Camaçari, Anildo Rocha.
A contratação de psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais e advogados que assistam aos policias é um dos interesses do programa. Trata-se de uma equipe multidisciplinar que deve acompanhar estes profissionais tratando possíveis traumas, oferecendo auxilio as suas famílias, tratando suas doenças e principalmente prevenindo todas essas situações. “Nossa visão deve ser sempre a de prevenção”, enfatizou o major Rocha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário