quinta-feira, 16 de junho de 2011

Litoral Sul discute avanços e perspectiva da Educação Profissional no Território

A instalação do Porto Sul e da Ferrovia de Integração Oeste Leste são alguns dos grandes empreendimentos a impulsionarem, ainda mais, o desenvolvimento do Território Litoral Sul nos próximos anos. Duas das grandes demandas por qualificação e formação profissional que têm motivado representantes de instituições públicas, privadas, da sociedade civil e de movimentos sociais a pleitearem a expansão da oferta de vagas da Educação Profissional no território.

Reunidos no Colégio Estadual de Itabuna e no Centro Estadual de Educação Profissional em Logística, Transporte e Produção Industrial, em Ilhéus, diferentes atores sociais, inclusive, professores, estudantes, pais, mães, trabalhadores e trabalhadoras, debateram com o superintendente da Educação Profissional do Estado, Almerico Lima, os avanços e perspectivas da Educação Profissional no Território, abordando a necessidade de instalação de novos centros para a oferta exclusiva de cursos técnicos de nível médio em Itabuna e Ilhéus.

Nas duas cidades, unidades escolares já foram transformadas em centros. O antigo Colégio Polivalente de Itabuna foi transformado no Centro Estadual de Educação Profissional em Biotecnologia e Saúde e o Colégio Estadual de Ilhéus virou o Centro Estadual de Educação Profissional em Logística, Transporte e Produção Industrial.
A diretora da DIREC 07, em Itabuna, Miralva Moitinho, acredita que a instalação de mais um centro na cidade irá garantir aos jovens e trabalhadores do território, maiores oportunidades de inserção no mundo do trabalho. “Os jovens e trabalhadores precisam de qualificação profissional, o mundo do trabalho é muito exigente, precisamos atender as demandas, por isso a importância de ampliar a oferta de educação profissional no nosso Território”, explicou.
Joilson Sampaio, diretor do Centro Educacional Álvaro Melo Vieira, em Ilhéus, participou do debate. Para ele, a instalação de um novo centro fortalecerá ainda mais a rede de Educação Profissional. “Um centro de Educação Profissional é sempre uma referência e isso acaba facilitando parcerias para viabilizar contratos e inserir os jovens no mundo do trabalho”.
Para Ednei Mendonça, diretor da DIREC 06, em Ilhéus, o encontro com os diferentes atores sociais demonstrou além da capacidade de mobilização, a esperança de todos no sentido de se beneficiarem dos diversos investimentos no território. “Temos que estar preparados para receber o Porto Sul e outras demandas do mundo do trabalho. Mais um Centro de Educação Profissional em Ilhéus é necessário para preparamos e qualificarmos nossa população”, explicou

Nenhum comentário:

Postar um comentário