quarta-feira, 29 de junho de 2011

Notícias da CNBB

  Notícias da CNBB    
REFLEXÃO  - Mt 8, 23-27
A nossa vida é constantemente marcada por turbulências que nem sempre são fáceis de serem vencidas, sendo que algumas vezes temos a impressão de que seremos engolidos. São situações que nos desafiam e exigem de nós muito mais do que somos capazes de realizar. É justamente nessas situações que a nossa fé deve falar mais alto. É claro que devemos reconhecer a nossa impotência diante de determinadas situações, mas a vida de quem realmente crê em Deus não pode ser marcada pelo medo, pela covardia ou pela transferência da responsabilidade do dia a dia para Deus. É assumir com coragem os desafios na certeza de que Deus é o grande parceiro e que seremos sempre vitoriosos porque não realizamos uma obra que é nossa, mas somos protagonistas de uma obra que é o próprio Deus quem realiza.  
       NOTÍCIAS      
      
·       Pastoral Operária realiza sua Assembleia Nacional em São Paulo
·       Jovens missionários visitam cinco mil famílias em Navegantes  
·       SEPAC promove curso de Pós-Graduação em Comunicação   
·       Diocese de Limeira comemora 35 anos de instalação em peregrinação à Aparecida 
·       Projeto Segurança Alimentar, Nutricional e Produtiva foi lançado em Pernambuco
·       Comissão da CNBB destaca Encontro Nacional dos Responsáveis por Folhetos Litúrgicos no Brasil 
·       Curso para Animadores Missionários reúne representantes de 32 dioceses em Florianópolis       
·       Arcebispo de Porto Príncipe pede a implantação da Pastoral da Criança no Haiti
·       Bento XVI celebra 60 anos de ordenação presbiteral e entrega Pálio a 40 arcebispos
   
      
ACESSE TAMBÉM:
·       Notícias: http://www.cnbb.org.br/·       Liturgia Diária: www.cnbb.org.br/liturgia     
      
ACOMPANHE     
                                      
      
Pastoral Operária realiza sua Assembleia Nacional em São Paulo
No chão o mapa do Brasil, marcado com os frutos da terra e com a Bíblia. Nele, o magistério da Igreja que sustenta o trabalho da Pastoral Operária (PO), ao redor, cerca de 90 agentes da pastoral vindos de todo país, para participar da 17° Assembleia Nacional da Pastoral, de 23 a 26, na zona sul da capital paulista.
Durante a Assembleia, as lideranças tiveram uma análise de conjuntura com padre Oscar Beozzo, coordenador geral do Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular (CESEP). O padre lembrou as recentes mobilizações de trabalhadores no Brasil e no mundo: a realização dos intereclesiais das Comunidades de Base, dos fóruns sociais, do trabalho de base, opondo-se à cultura geral do individualismo, às mudanças no mundo do trabalho, entre outros, como sombras no caminho.
Diante da realidade apresentada, padre Beozzo apontou pistas de ação à Pastoral Operária, que deliberou a necessidade de uma maior organização da juventude na Pastoral, de sair de uma postura de resistência para ter participação efetiva na vida da Igreja, com maior integração com pastorais e paróquias.
Uma formação permanente, sobre os aspectos políticos, eclesiais e culturais, com base no Evangelho e fortes momentos de espiritualidade, continua sendo prioridade da Pastoral Operária. Prioridade presente e partilhada na Assembleia, com membros da PO da arquidiocese de Maracaíbo, na Venezuela.
“Viemos compartilhar a experiência dos 40 anos da PO no Brasil, ver seu funcionamento, aprender com suas conquistas e implantá-las em nossa arquidiocese, onde temos muita esperança em ajudar a massa trabalhadora da Venezuela”, disse o coordenador Wilfredo Infante, enviado ao Brasil por dom Ubaldo Ramón Santana Sequera, arcebispo de Maracaíbo.
A assembleia terminou domingo, dia 26, com missa de envio dos agentes de pastoral.    
      
Jovens missionários visitam cinco mil famílias em Navegantes
A terceira edição da Missão Jovem, promovida pela Pastoral da Juventude (PJ) de Santa Catarina, visitou cerca de cinco mil casas, em cinco bairros de Navegantes (SC), durante o feriadão de Corpus Christi. Os 250 missionários visitaram as famílias para dialogar e rezar. Além disso, organizaram eventos comunitários para jovens, crianças e seus pais.
Na quinta-feira, 23, foi declarada aberta a Missão Jovem na paróquia São Domingos de Gusmão. Após as orientações propostas pelos líderes missionários, os jovens foram enviados para as cinco comunidades da paróquia, aonde realizaram as celebrações de abertura em cada uma delas.
As crianças foram recebidas nos centros comunitários por palhaços, com balões, canções e brincadeiras. Cerca de 600 crianças participaram das atividades, 350 apenas na comunidade São Paulo. A secretária Maristela Zimmermann, 22, ajudou a divertir as crianças, motivada pelo desejo de melhorar a comunidade. “As lideranças estão muito envolvidas. O grupo de jovens está novamente motivado, a maioria das famílias está acolhendo os missionários, o clima de amizade está muito forte. As missões realmente valem à pena”, disse.
Na comunidade Nossa Senhora do Rosário, o encontro com as famílias reuniu mais de 100 mães, pais e avós. A equipe de missionários apresentou uma dramatização em uma mãe lutava manter a família unida, diante da jornada de trabalho excessiva do marido, os vícios da filha mais nova e a frustração escolar do filho mais velho. No entanto, estes perceberam isto apenas depois da sua morte. No fim, os missionários destacaram a necessidade do amor como fundamento para a manutenção da família.
Uma missa, presidida pelo bispo de Blumenau (SC), dom José Negri encerrou oficialmente a 3ª Missão Jovem Regional no domingo. Depois do encerramento, os jovens participaram da Marcha Estadual Contra Violência e o Extermínio de Jovens.    
      
SEPAC promove curso de Pós-Graduação em Comunicação
O Serviço à Pastoral da Comunicação (SEPAC) inicia no dia 4 até o dia 16, o Módulo Políticas de Comunicação, do curso de pós-graduação lato sensu Cultura e Meios de Comunicação, uma abordagem teórico prática, em convênio com a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). A temática é sobre as Políticas de Comunicação na sociedade, políticas de concessão, democratização da comunicação e temas afins, na era digital. Os laboratórios oferecidos são: Produção em impresso, Produção em Rádio, Produção em Vídeo e Internet com elaboração de sites.
Participam 56 alunos das diversas regiões do Brasil, do norte ao sul, sendo educadores, agentes pastorais, seminaristas, padres e religiosas. O SEPAC tem colaborado em muito para a formação de agentes da Pascom para as dioceses e paróquias do Brasil.
O curso já tem tradição de ser realizado em períodos intensivos de 15 dias cada módulo, de forma intensiva: manhã, tarde e algumas noites e compreende três módulos teóricos: História, Teorias e Políticas de comunicação. Em cada módulo, o aluno faz um laboratório prático.
A experiência do SEPAC reúne a reflexão, a prática e elaboração de monografia (para a pós-graduação) ou trabalhos de aproveitamento (para extensão cultural). Mais informações pelo site: http://www.sepac.org.br/.   
      
Diocese de Limeira comemora 35 anos de instalação em peregrinação à Aparecida
No sábado, 25, a diocese de Limeira comemorou 35 anos de sua instalação com uma Romaria à Aparecida (SP). Cerca de seis mil diocesanos, representando as 70 paróquias das 16 cidades que compõem a diocese, estiveram no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida e participaram da missa presidida por dom Vilson Dias de Oliveira, bispo diocesano de Limeira.
Em sua homilia, dom Vilson lembrou a história e a caminhada da diocese nestes 35 anos, falou sobre os avanços e as conquistas deste período e recordou também o trabalho desenvolvido por seus predecessores (dom Tarcísio, dom Fernando, dom Ercílio e dom Augusto).
Os desafios da evangelização frente à complexidade e as exigências do mundo atual também foram mencionadas por dom Vilson em sua reflexão. “Devemos levar em consideração que para o Senhor nada é impossível. Somos insuficientes, mas instrumentos necessários e queridos por Deus em suas mãos. O êxito da missão depende muito desta postura a ser tomada por toda a Igreja: mesmo que tudo pareça perdido ou impossível para nós, não o é para Deus. O primeiro passo para quem se propõe evangelizar é estar atento à voz do Senhor. É Ele quem dá a direção, a força e a razão de tudo o que fazemos. Estar unidos a Ele é imprescindível na pastoral, pois é ele quem faz tudo. Trata-se de deixá-lo agir em nós e através de nós. Ele sabe o que faz e como deve ser feito”, disse o bispo em sua homilia.
O padre Vladimir Hergert, vigário-geral da diocese de Limeira, leu uma mensagem onde destacou momentos da caminhada da diocese, fazendo uma referência especial ao pastoreio de dom Vilson e pedindo  a intercessão da Mãe Aparecida nos trabalhos que seguem.
      
Projeto Segurança Alimentar, Nutricional e Produtiva foi lançado em Pernambuco
Uma série de ações voltadas a promover a autonomia e segurança alimentar e produtiva de famílias acampadas e pré-assentadas começam a ser implantadas no estado de Pernambuco. Trata-se do Projeto Segurança Alimentar, Nutricional e Produtiva – PSAN/PE, que foi lançado oficialmente nesta terça-feira, 28, no auditório do Monumental Hotel Monteirão, em Arcoverde (PE).
Executado pela Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2 da CNBB (Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e o governo estadual, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH). O Projeto irá desenvolver suas ações de forma articulada com quatro movimentos sociais de luta e defesa pela Reforma Agrária: Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Comissão Pastoral da Terra (CPT), Movimento de Libertação dos Sem Terra (MLST) e Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Pernambuco (Fetape).
A expectativa é beneficiar três mil famílias agricultoras de 31 municípios pernambucanos. O PSAN/PE visa estimular o desenvolvimento de sistemas coletivos de produção, através da organização, formação e capacitação das famílias acampadas e pré-assentadas. De acordo com o coordenador do PSAN/PE, Victor Hugo Balladares, a execução das ações do Projeto concretiza uma proposta de promoção da segurança alimentar e nutricional desenvolvida em áreas de extrema pobreza e carência de políticas públicas.
“O lançamento será uma oportunidade de apresentar para as famílias e para sociedade o que pretendemos desenvolver nos próximos dois anos. Sabemos que a demora no processo de Reforma Agrária acaba desgastando a organização dessas famílias e gerando situações de insegurança alimentar nos acampamentos. Nosso trabalho tem por objetivo contribuir para reverter essa situação”, disse Victor Hugo.
A cerimônia de lançamento reuniu agricultores da Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata, Agreste e Sertão de Pernambuco, representantes dos governos estadual e federal, integrantes da igreja católica e instituições da sociedade civil, além dos principais movimentos de luta pela Reforma Agrária no Estado.
O lançamento seguiu um ciclo de palestras que discutiu e aprofundou as ações de promoção da segurança alimentar e nutricional em Pernambuco. Participam do debate o representante da Cáritas Nacional, Luiz Claúdio Mandela; o secretário da Cáritas NE2, padre Jandeílson Alencar; o diretor do Departamento de Sistemas Descentralizados de SAN, ligado ao MDS, Antônio Leopoldo Nogueira; a secretária de Desenvolvimento social e Direitos Humanos, Laura Gomes; a superintendente das ações de segurança alimentar e nutricional do estado, Mariana Suassuana; prefeito de Arcoverde, Jose Cavalcante Alves; o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Brandão Ramos; o secretário executivo de Agricultura Familiar, Aldo Santos; o presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea/PE), Natan Maranhão; o professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Marcos Figueiredo, e lideranças estaduais dos movimentos sociais (MST, CPT, MLST e Fetape).
O Projeto
O PSAN visa estimular o desenvolvimento de sistemas coletivos de produção nos acampamentos e pré-assentamentos de municípios pernambucanos através da formação e capacitação dos trabalhadores sem terra para o manejo e acondicionamento adequado dos alimentos e o maior aproveitamento nutricional, evitando o desperdício de materiais considerados como sobras, a exemplo de cascas e sementes.
As ações desenvolvidas no projeto são direcionadas para a organização dos núcleos familiares na estruturação de atividades agroalimentares, cultivo de plantas medicinais, formação de canteiros e mudas de espécies nativas para recomposição da vegetação do entorno das áreas ocupadas e o criatório de pequenos animais, tudo apropriado às condições de convivência com cada região e visando a garantia do direito à alimentação adequada e a autonomia produtiva dessas famílias.      
      
Comissão da CNBB destaca Encontro Nacional dos Responsáveis por Folhetos Litúrgicos no Brasil
A Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) está coordenando o Encontro Nacional dos Responsáveis por Folhetos Litúrgicos no Brasil. O encontro será realizado entre os dias 11 e 13 de julho, com previsão de chegada à casa de encontros à noite e o término com o almoço do dia 13.
A temática a ser trabalhada será a perspectiva litúrgica do Evangelho de Marcos, correspondente ao ano B da liturgia em 2012. O local do encontro será a Casa de Encontros e Retiros Lareira São José, das Irmãs Passionistas, localizada em São Paulo (SP).
Outras informações estão disponíveis no telefone: (11) 2203-2101.     
      
Curso para Animadores Missionários reúne representantes de 32 dioceses em Florianópolis
Com o objetivo de formar missionariamente assessores e coordenadores dos diversos Conselhos Missionários dos Regionais, os estados de São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná promoveram, de 22 a 26, na Casa de Retiros dos Padres Jesuítas no Morro das Pedras, em Florianópolis (SC), o curso para animadores missionários, o chamado “Sulão”, que reuniu 55 animadores, entre padres, religiosos, seminaristas e leigos de 32 dioceses.
A formação contou ainda com a participação do Regional Oeste 1 da CNBB (Mato Grosso do Sul), com a presença de duas dioceses. A coordenação do curso ficou sob a responsabilidade do padre Valdemar Carminati, coordenador do Conselho Missionário Regional do Sul 4 da CNBB (Santa Catarina) e da irmã Dirce Gomes, coordenadora do Comire Sul 2 da CNBB (Paraná).
O tema “Os Caminhos da Missão pela Galiléia ao longo dos Séculos” foi desenvolvido pelo assessor do Setor CEB’s da CNBB, professor Sérgio Coutinho. Sua reflexão destacou que o Cristianismo se encarnou na História e por isso adquiriu vários rostos. “E que apesar da variedade de linguagem, contexto e cultura, persiste ao mesmo tempo certos constantes que definem o Cristianismo em sua natureza missionária. E esta foi a ótica que ele desenvolveu sua temática”, disse.
Para o secretário executivo do Centro Cultural Missionário (CCM), padre Estêvão Raschieti, o seu tema de reflexão foi “O Encontro com a Missão Hoje e seus Protagonistas”. A partir do Documento de Aparecida, ele desenvolveu sua temática dizendo que Jesus convida qualquer pessoa, povo, sociedade a repensar Deus a partir dEle próprio, dessa sua vida, dessa sua missão, como Filho de Deus, como Filho do Homem: "a todos nos toca a recomeçar a partir de Cristo".
O tema proferido pelo assessor da Dimensão Missionária da CNBB e secretário do COMINA, padre José Altevir da Silva. A sua temática foi “As novas Perspectivas de Ação e Animação Missionária”. Ele destacou que a Dimensão Missionária dedica uma especial atenção à espiritualidade missionária e deve sempre enfrentar o constante desafio da inculturação da fé, procurando encarnar o Evangelho nas culturas dos povos, acenava assim para a Missão Ad Gentes.
Já a secretária do COMIRE Sul 1, Aparecida Severo (Cida),  desenvolveu o último tema: Animação Missionária como tarefa dos Conselhos Missionários. Identidade e organização dos COMIDIS e COMIPAS.    
      
Arcebispo de Porto Príncipe pede a implantação da Pastoral da Criança no Haiti
No início do mês de junho, o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Dimensão Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, e secretário do Conselho Missionário Nacional (COMINA), padre José Altevir da Silva, visitou o Haiti para ver de perto os primeiros passos do “Projeto Missionário de Solidariedade entre a Igreja do Brasil e do Haiti”.
“O meu objetivo nesta primeira viagem foi acompanhar as missionárias brasileiras que, desde setembro de 2010, se encontram em terras haitianas levando o projeto adiante. Saio do Haiti com a certeza de um futuro muito melhor àquele povo, pois o Projeto é um sucesso, logo em seus primeiros passos”, disse o padre José Altevir.
O Projeto Missionário da Igreja do Brasil e do Haiti conta com a presença de seis missionárias, de diferentes congregações, atuando no momento em três frentes de trabalho: horta comunitária, envolvendo 18 famílias, as quais plantam milho, feijão e muita verdura, com o intuito de amenizar a fome, um dos maiores problemas do Haiti. Artesanato, o que está tirando os jovens da criminalidade e, por fim, atividades sócio-educativas, que leva o apoio e uma palavra amiga aos desabrigados.
O padre Altevir se encontrou ainda com o arcebispo de Porto Príncipe, dom Guire Poulard que lhe entregou uma carta, endereçada à Presidência da CNBB, na qual pede a oficialização da Pastoral da Criança naquela arquidiocese, processo iniciado pela doutora Zilda Arns, em janeiro desse ano, quando veio a falecer, vítima do terremoto que devastou o país caribenho. Além do arcebispo, o assessor da CNBB visitou a Cáritas do Haiti.  
      
Bento XVI celebra 60 anos de ordenação presbiteral e entrega Pálio a 40 arcebispos
O papa Bento XVI preside, na quarta-feira, 29, na Basílica Vaticana, às 9h30 (hora local), a festa de São Pedro e São Paulo. A celebração comemora também os 60 anos de ordenação presbiteral do papa.
Durante a missa, Bento XVI fará a imposição do Pálio a 40 arcebispos metropolitanos, entre os quais sete brasileiros: os arcebispos de Salvador (BA), dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, e de Palmas (TO),  dom Pedro Brito Guimarães; os arcebispos das recém-criadas arquidioceses gaúchas de Pelotas, dom Jacinto Bergmann; de Santa Maria, dom Hélio Adelar Rubert, e de Passo Fundo, dom Pedro Ercílio Simon; e os arcebispos eleitos de Brasília (DF), dom Sérgio da Rocha, e de Campo Grande (MS), dom Dimas Lara Barbosa.
O Pálio é uma faixa de lã branca com seis cruzes pretas de seda. É uma insígnia litúrgica de "honra e jurisdição", símbolo do laço particular que une os arcebispos metropolitanos ao Sucessor de Pedro.
A lã usada para confeccionar o Pálio é extraída de dois cordeiros brancos bentos pelo papa em 21 de janeiro, dia de Santa Inês. Esta tradição tem suas raízes no martírio de Santa Inês, adolescente romana, martirizada durante a perseguição de Décio ou de Diocleciano, entre os Séculos III e IV. Com apenas doze anos, Inês não renegou Jesus e, por isso, teve a garganta cortada com uma espada do modo como se matavam os cordeiros.
Confira a lista dos que receberão o Pálio.
1.Dom Antoine Ganyé Jude - Arcebispo de  Cotonou (Benin)
2.Dom Augustine Obiora Akubeze - Arcebispo de  Benin City (Nigéria)
3.Dom Cesare Nosiglia - Arcebispo de  Torino (Itália)
4.Dom Charles Henry Dufour - Arcebispo de  Kingston (Jamaica)
5.Dom Dario de Jesús Monsalve Mejia - Arcebispo de  Cali (Colômbia)
6.Dom Dimas Lara Barbosa - Arcebispo de  Campo Grande (Brasil)7.Dom Fausto Gabriel Trávez Trávez - Arcebispo de  Quito (Equador)
8.Dom Fernando Natalio Chomali Garib - Arcebispo de  Concepción (Chile)
9.Dom George Stack - Arcebispo de  Cardiff (Gales)
10.Dom Gerard Cyprien Lacroix - Arcebispo de Québec (Canadá)
11.Dom Gonzalo Restrepo Restrepo - Arcebispo de  Manizales (Colômbia)
12.Dom Gustavo Garcia-Siller - Arcebispo de  San Antonio (Estados Unidos)
13.Dom Hélio Adelar Rubert - Arcebispo de Santa Maria (Brasil)14.Dom Jacinto Bergmann - Arcebispo de Pelotas (Brasil)15.Dom Jairo Jaramillo Monsalve - Arcebispo de  Barranquilla (Colômbia)
16.Dom James Peter sartain - Arcebispo de  Seattle (Estados Unidos)
17.Dom José Horacio Gómez - Arcebispo de  Los Angeles (Estados Unidos)
18.Dom José Manuel Imbamba - Arcebispo de Saurimo (Angola)
19.Dom José Serofia PALMA - Arcebispo de  Cebu (Filipinas)
20.Dom Juan Alberto Puiggari - Arcebispo de  Paraná (Argentina)
21.Dom Jude Thaddaeus Ruwa’ichi - Arcebispo de  Mwanza (Tanzânia)
22.Dom Luis María Pérez De Onraita Aguirre - Arcebispo de  Malanje (Angola)
23.Dom Marjan Turnšek - Arcebispo de  Maribor (Eslovênia)
24.Dom Murilo Sabastião Ramos Krieger - Arcebispo de  São Salvador da Bahia (Brasil)25.Dom Oscar Julio Vian Morales - Arcebispo de Guatemala (Guatemala)
26.Dom Paul Stagg Coakley - Arcebispo de  Oklahoma City (Estados Unidos)
27.Dom Paul Yembuado Ouédraogo - Arcebispo de  Bobo-Dioulasso (Burkina Faso)
28.Dom Pedro Brito Guimarães -Arcebispo de  Palmas (Brasil)29.Dom Pedro Ercílio Simon - Arcebispo de Passo Fundo (Brasil)30.Dom Pierre Marie Carré - Arcebispo de  Montpellier (França)
31.Dom Rémi Joseph Gustave Sainte-Marie - Arcebispo de  Lilongwe (Malawi)
32.Dom Ricardo Ezzati Andrello - Arcebispo de  Santiago de Chile (Chile)
33.Dom Rubén Salazar Gómez - Arcebispo de  Bogotá (Colômbia)
34.Dom Sergio da Rocha - Arcebispo de Brasilia (Brasil)35.Dom Sergio Lasam Utleg  - Arcebispo de  Tuguegarao (Filipinas)
36.Dom Thaddeus Cho Hwan-Kil - Arcebispo de  Daegu (Coreia)
37.Dom Thumma Bala - Arcebispo de  Hyderabad (Índia)
38.Dom Vincenzo Bertolone - Arcebispo de  Catanzaro-Squillace (Itália)
39.Dom William Slattery - Arcebispo de Pretoria (África do Sul)
40.Dom Zbigņev Stankevics - Arcebispo de  Riga (Lituânia)     
      
ENDEREÇO      
      
Assessoria de Imprensa da CNBBE-mail: imprensa@cnbb.org.brSite: http://www.cnbb.org.br/
Tel.: (61) 2103-8313Fax: (61) 2103-8303   

Nenhum comentário:

Postar um comentário