sexta-feira, 10 de junho de 2011

Segunda ponte Centro-Pontal vai a licitação

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, recebeu, quinta-feira (9), ligação telefônica do governador Jaques Wagner informando que a construção de uma segunda ponte ligando o centro de Ilhéus ao bairro do Pontal é uma das prioridades do seu governo. Segundo disse o governador, o Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba) está ultimando estudos para licitar o projeto desse importante equipamento urbano nos próximos dois meses. 
O governador Jaques Wagner reafirmou seu compromisso feito durante a campanha eleitoral em construir a segunda ponte neste atual mandato e confirmou as providências que vêm sendo tomadas para possibilitar a execução da obra. O telefonema do governador para o prefeito Newton Lima foi feito logo após uma reunião mantida com o secretário estadual de Infraestrutura, Otto Alencar, para tratar do assunto. 
Em encontros recentes com o diretor do Derba, Saulo Pontes, e o secretário da Infraestrutura da Bahia, Otto Alencar, o prefeito Newton Lima demonstrou sua preocupação com a demora na realização da obra, haja vista ter sido um compromisso assumido pelo governador com a população de Ilhéus. “Os ilheenses acreditaram em Jaques Wagner, tanto que renovaram o seu mandato”, frisou. 
Recentemente, o vereador Paulo Carqueija (PT) também entregou ofício ao governador Jaques Wagner pedindo informações sobre os procedimentos adotados pelo Governo do Estado em relação informações mais concretas sobre as providências adotadas em relação ao projeto arquitetônico, estudos sobre a localização, impacto ambiental e previsão orçamentária para a realização da obra. 
No documento, o vereador relata que a atual ponte Lomanto Júnior, inaugurada em 1965, e reformada no governo anterior de Wagner, lembrando que ela serve não só de comunicação entre os diversos bairros da Ilhéus, mas, também, de outras cidades do Sul da Bahia servidas pela BR-001, a exemplo de Una, Santa Luzia, Canavieiras, dentre outras. “Estamos reivindicando uma obra urgente, tendo em vista a situação caótica em que se encontra o tráfego em Ilhéus, notadamente na ligação entre o centro e a zona sul”, revelou 
A ausência de uma nova ponte vem causando inúmeros congestionamentos no tráfego, transtornos para o dia-a-dia dos ilheenses, turistas e usuários de nossas estradas, inibindo investimentos turísticos, imobiliários e comerciais na zona sul da cidade. O vereador disse, ainda, que, como é de amplo conhecimento do governador, no bairro do Pontal também está implantado o aeroporto Jorge Amado, e os constantes estrangulamentos na mobilidade urbana causam constrangimentos e estagnação do desenvolvimento turístico e comercial de Ilhéus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário