quarta-feira, 27 de julho de 2011

Mapa publica estudo sobre cultivo de pupunha no País

Cerca de 60 dias da realização do I Simpósio Brasileiro da Pupunheira (I Simbrap), que acontecerá no período de 27 a 30 de setembro, no Centro de Convenções Luis Eduardo Magalhães, em Ilhéus, a 467 quilômetros de Salvador, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou no Diário Oficial da União (DOU), de segunda-feira, 25, as condições mais favoráveis para o plantio de pupunha em nove estados brasileiros.
As informações como os tipos de solo aptos ao cultivo, o período de plantio, as cultivares mais indicadas e a lista dos municípios contemplados pelo estudo estão detalhados nas Portarias de número 256 a 264 do Mapa. O estudo de risco climático informa que a palmeira pode ser cultivada no Acre, Rondônia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Bahia, São Paulo, Minas Gerais e Pará. O zoneamento agrícola indica o melhor período para se plantar em cada município do país, segundo a análise histórica do comportamento do clima. “Dessa maneira, é possível orientar os agricultores sobre os riscos de adversidades climáticas coincidentes com as fases mais sensíveis das culturas”, diz nota publicada pelo Mapa. Para o bom desenvolvimento da pupunha, é necessária uma precipitação pluviométrica de, no mínimo, 1.300 mm, bem distribuída ao longo do ano. Além das chuvas, a temperatura média anual deve ser acima de 22ºC. Com um público estimado em 500 participantes, o I Simbrap será uma oportunidade para que produtores, pesquisadores, extensionistas e estudantes participem de palestras, mesas-redondas e apresentações orais e sessões de pôsteres nas áreas temáticas de palmito, frutos e madeira do estipe da pupunheira, além de conhecerem produtos e serviços relacionados com o setor expostos nos estandes da feira, no local do evento.
A realização desse Simpósio é uma iniciativa da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária do Estado da Bahia (Seagri), Fundação Pau Brasil, com o apoio de outras instituições públicas federais, estaduais, municipais e da iniciativa privada do agronegócio palmito-pupunha. Mais informações, inscrições e trabalhos científicos consultem o site: http://www.ceplac.gov.br/paginas/pupunheira/pupunheira.asp?link=1

http://www.in.gov.br/imprensa/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=1&data=25/07/2011

Um comentário:

  1. Informações sobre industrialização do palmito pupunha depois da colheita, as instalações necessárias, higienização e sanitização.

    http://sbrt.ibict.br/resposta-tecnica/downloadsRT/MTg5MzM=

    Serviço Brasileiro de Resposta Técnica
    respostatecnica.org.br

    ResponderExcluir