sexta-feira, 22 de julho de 2011

Memorial Adonias Filho será inaugurado em Itajuípe dia 2

Realizado pela Associação Brasileira de Apoio aos Recursos Ambientais (Abará), em parceria com a Prefeitura de Itajuípe, será inaugurado no próximo dia dois de agosto o Memorial Adonias Filho, em homenagem ao escritor itajuipense falecido em 1990.
O espaço é resultado de um convênio entre a Abará e o Governo do Estado da Bahia, por intermédio das Secretarias de Cultura e da Fazenda – Fundo de Cultura da Bahia e Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia – IPAC, atendendo ao Edital 01/2009 – Preservação, Dinamização e Difusão dos Acervos pertencentes a instituições museais privadas e comunitárias no Estado da Bahia.
O Memorial Adonias Filho é um espaço de difusão e revitalização da obra do escritor itajuipense, de seus bens patrimoniais materiais e imateriais e da memória local e regional veiculada em seus textos. Ali também serão desenvolvidas ações culturais que promovam o conhecimento e o lazer para os munícipes, visitantes e pesquisadores.
UtilidadeO espaço do Memorial também será utilizado para pequenas palestras e cursos ligados às políticas públicas culturais do município, integradas às diretrizes do Território de Cidadania Litoral Sul da Bahia, onde está inserido.
Segundo a professora e mestra Silmara Oliveira – que defendeu uma dissertação sobre aspectos da obra adoniana – “ele cumprirá, também, o papel de fomentador de novos talentos regionais notadamente na área da literatura, estimulando os Clubes de Leitura, Oficinas de Literatura e concursos literários locais, regionais e nacionais”.
Concomitantemente participará, dentro das suas possibilidades, de todos os programas e projetos do Governo do Estado da Bahia relacionados à cultura local e regional. “Esse equipamento era uma antiga reivindicação da nossa comunidade”, afirma o prefeito Marcos Dantas.
O prefeito destaca que, além disso, o memorial será uma homenagem muito justa a um dos maiores escritores brasileiros. “Um homem que sempre divulgou a região cacaueira, a Bahia e o Brasil para o mundo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário