segunda-feira, 11 de julho de 2011

Notícias da CNBB

REFLEXÃO - Mt 10, 34 - 11,1
O seguimento de Jesus tem uma série de implicações e não permite meio termo, pois exige radicalidade. Ou seguimos Jesus ou não seguimos, não existe seguimento até certo ponto ou de acordo com as minhas condições, o seguimento é incondicional. Para que isso seja possível, Jesus deve ser o valor absoluto de nossas vidas, devemos ser seduzidos por ele de modo que tudo façamos para estar com ele e realizar a sua vontade, a fim de que tenhamos coragem de, com ele, assumir a nossa cruz do dia a dia e segui-lo até onde for necessário. Somente quem tem um verdadeiro amor por Jesus e pelo Reino de Deus é capaz de viver de tal maneira.    
      
NOTÍCIAS     
·       Dom Dario Campos toma posse em Cachoeiro do Itapemirim
·       Assessores da Pastoral Universitária do Regional Nordeste 3 se encontram em Feira de Santana  
·       Multidão acompanha a ordenação episcopal do novo bispo auxiliar da arquidiocese de São Paulo  
·       Dom Rubén Salazar Gómez é reeleito presidente da Conferência Episcopal da Colômbia    
·       “Jesus se identifica com o semeador”, destaca Bento XVI na oração do Angelus deste domingo    
·       Igreja de Juiz de Fora presta últimas homenagens ao ex-presidente Itamar Franco       
·       Dom Francisco Biasin conhece diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda  
·       Assembleia Diocesana de Criciúma aprova moção de apoio a Movimento dos Trabalhadores em Educação      
·       Presidente do PCCS fala sobre o 1º Seminário de Comunicação para bispos do Brasil     
·       Regional NE 4 estuda as novas Diretrizes para a Evangelização 
·       Sociedade Brasileira de Canonistas faz assembleia em Londrina 
      
ACESSE TAMBÉM:
·       Notícias: http://www.cnbb.org.br/·       Liturgia Diária: www.cnbb.org.br/liturgia    
     

Dom Dario Campos toma posse em Cachoeiro do Itapemirim
A diocese de Cachoeiro do Itapemirim (ES) celebrou ontem, 10, a posse de seu 4º bispo, dom Dario Campos, que foi transferido da diocese de Leopoldina (MG).
O arcebispo de Vitória (ES), dom Luiz Mancilha Vilela, presidiu a celebração. Após saudar o povo presente, pediu a apresentação e leitura das Letras Apostólicas. Uma vez lida e apresentada ao colégio de consultores e demais bispos presentes no altar e grande aclamação do povo, dom Luiz convidou o novo bispo de Cachoeiro a sentar-se na Cátedra e lhe entregou o báculo.
Em sua primeira homilia como bispo de Cachoeiro do Itapemirim, dom Dario pediu aplausos para os bispos anteriores a ele, dom Luiz Gonzaga Peluzo, dom Luiz Mancilha Vilela e dom Célio de Oliveira Goulart, sem se esquecer do então administrador diocesano, padre Antônio Tatagiba Vimercat.
Nascido no interior do Espírito Santo, cidade de Castelo, dom Dario Campos ressaltou a alegria por poder volta à sua terra. Já no que diz respeito ao caminho pastoral da diocese, dom Dario deixou claro o seu apreço pelo trabalho com as comunidades e pastorais. Disse ainda, que a diocese já possui um percurso pastoral e uma história, construída ao longo de 53 anos, e que sua missão será dar seguimento e dinamizar o que já existe.
No final da missa, representantes de cada regional da diocese de Cachoeiro apresentaram os regionais da diocese ao novo bispo, em forma de quadros com características próprias de cada regional.     
      
Assessores da Pastoral Universitária do Regional Nordeste 3 se encontram em Feira de Santana
Aconteceu em Feira de Santana (BA) o 1º encontro de assessores da Pastoral Universitária do Regional Nordeste 3 da CNBB (Bahia e Sergipe), com representantes também das Pastorais da dioceses de São Bernardo do Campo (SP) e de João Pessoa (PB). O encontro iniciou com a integração dos 26 participantes provenientes de Juazeiro, Feira de Santana, Paripiranga, Itabuna, Amélia Rodrigues e Salvador.
O objetivo do encontro, segundo os organizadores do mesmo, foi reunir os assessores, que durante a Caravana da Pastoral, que aconteceu no dia 27 de março a 3 de abril, conheceram mais de perto o momento novo de rearticulação do Setor Universidades e se interessaram em iniciar a Pastoral nas suas dioceses, “para juntos desenvolver o perfil do assessor e as características da nossa ação evangelizadora nas Instituições de Ensino Superior”, disse a assessora do Setor Universidades da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), irmã Maria Eugênia Lloris Aguado.
Durante o encontro foram abordadas as diferentes dimensões que a Pastoral Universitária precisa abranger. Foi também apresentado caminhos de comunhão na construção de uma rede de contatos entre os participantes.
A programação do encontro contou com a palestra “Conhece-te a ti mesmo! A busca interior como caminho espiritual”, ministrada pela assessora da CNBB. A irmã Maria Eugenia Lloris, se serviu da experiência do profeta Elias como paradigma para questionar o sentido das escolhas, da presença da Pastoral na Universidade e da vivência da missão como profissionais.
O doutor em Filosofia, Luciano Santos, também palestrou. Ele ajudou na compreensão, através do percurso da sua reflexão por poetas e artistas do modernismo brasileiro, a posição destes autores frente ao modernismo, levantando as perguntas frenquetes levantadas pelos meios acadêmicos.
Houve ainda uma videoconferência, feita pela professora da Universidade UNISALE, de Porto Alegre (RS), Henri Fuchs, que falou sobre: “Espiritualidade na Universidade”, e destacou a possibilidade de utilizar os novos meios de comunicação para possibilitar a reflexão e intercâmbio. E Cesar Ribeiro, professor e assessor do Setor Pastoral, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná apresentou o “Perfil das Instituições de Ensino Superior e da juventude universitária e do assessor”.
Segundo a participante do encontro, Maisa Carla, da cidade de Juazeiro, “o ponto chave do encontro foi o despertar da necessidade de conhecimento, para os grupos em articulação e os já articulados. Precisamos associar a experiência de fé com um conhecimento mais profundo e elaborado”. 
      
Multidão acompanha a ordenação episcopal do novo bispo auxiliar da arquidiocese de São Paulo
A arquidiocese de São Paulo celebrou na tarde de sábado, 9, a ordenação episcopal de  seu novo bispo auxiliar, dom Júlio Endi Akamine. A celebração foi presidida pelo arcebispo de São Paulo, cardeal dom Odilo Pedro Scherer, e concelebrada por inúmeros bispos e arcebispos, além de muitos padres, a maioria da Região Episcopal Lapa, para onde o novo bispo será designado. Foi grande também o número de padres palotinos, congregação da qual  dom Júlio era provincial até a sua nomeação episcopal.
A catedral da Sé estava lotada para a celebração, que contou com a presença de representantes da colônia japonesa e de religiões orientais, uma vez que dom Julio é o primeiro nipo-brasileiro nomeado bispo.
“Com a ordenação de um novo bispo, estamos realizando um ato importante na vida da Igreja”, ressaltou dom Odilo, no início da sua homilia. Ele recordou que Jesus escolheu os apóstolos e os enviou pelo mundo “a fim de que, cheios do Espírito Santo, anunciassem o Evangelho”.
“No bispo, com seus presbíteros, está presente na Igreja o próprio Jesus Cristo, Senhor e pontífice eterno. Pelo ministério do bispo é Cristo que continua a proclamar o Evangelho e a distribuir, aos que creem, os sacramentos da fé”, destacou o cardeal.
Dom Odilo ainda convidou todo o povo a acolher com alegria o novo bispo. “Ele (dom Júlio) será ministro de Cristo e dispensador dos mistérios de Deus, pois a ele foi confiado, testemunhar a verdade do Evangelho e o ministério do Espírito de santidade”, disse o arcebispo.
“Lembra-te que foste tirado dentre os homens e colocado a serviço deles nas coisas de Deus”, exortou o cardeal, lembrando que “o episcopado é um serviço e não uma honra”. “O bispo deve distinguir-se mais pelo serviço prestado, que pelas honrarias recebidas”.
Em seu primeiro pronunciamento como bispo, dom Júlio falou que passou os dias que antecederam sua ordenação episcopal com muita serenidade. Ele agradeceu pela acolhida da arquidiocese e reforçou sua disposição em servir à Igreja de São Paulo. “Espero servi-la com a mesma dedicação infatigável que ela como mãe cuida de seus filhos”, disse.
Dom Júlio agradeceu o apoio de sua mãe, Teruco Oshiro Akamine, de quem recebeu muitos conselhos. “‘Filho, lembre-se, quanto mais você sobe na árvore, mais fino é o tronco e mais forte é o vento’”, contou dom Júlio. Ele  motivou os fiéis à prática do bem. “Não desanimemos de fazer o bem, não nos cansemos de buscar a verdade”.
Veja a ordenação de dom Júlio clicando aqui.  
      
Dom Rubén Salazar Gómez é reeleito presidente da Conferência Episcopal da Colômbia
Reunidos na sua 91ª Assembleia Geral, entre os dias 4 e 8 de julho, os bispos do Episcopado Colombiano (CEC), reelegeram dom Rubén Salazar Gómez, presidente da Conferência por mais quatro anos: 2011-2014. Dom Fabio Suescún Mutis foi eleito vice-presidente. Ele substitui dom Ivan Antonio Marín López, arcebispo de Popayán, que esteve no cargo por dois mandatos.
Após sua reeleição, dom Salazar Gómez expressou sua alegria e assegurou que a Igreja Católica na Colômbia continuará trabalhando em favor da nova evangelização, bem como pela defesa e promoção da justiça social.
Dom Juan Vicente Córoda Villota continua sendo o secretário geral da CEC.
João Paulo IIAinda durante a Assembleia Geral, os bispos da Colômbia lembraram os 25 anos da visita do beato João Paulo II àquele país. A cerimônia contou com a presença do presidente da República, Juan Manuel Santos Calderón; os 96 bispos que participaram da Assembleia; membros do corpo diplomático, entre outros.
Com o tema “João Paulo II mensageiro da Paz”, o evento foi organizado pela CEC e o Comitê ad hoc da Sociedade civil.
Mensagem FinalA mensagem final do episcopado foi destinada a toda a sociedade colombiana por ocasião das eleições de outubro. No texto, os bispos dão algumas orientações para que “as eleições sejam uma ferramenta eficaz para que toda a população avance na construção conjunta de uma pátria justa, solidária, fraterna e em paz”.
Um trecho da mensagem recorda que a população colombiana espera que os planos do governo do novo mandato nos municípios “respondam às urgências presentes na pobreza extrema de uma parte importante da nossa população, atingida pela exclusão social que golpeia regiões inteiras através da falta de oportunidades para muitos”.
O texto, igualmente, afirma que os novos governantes devem estar “extremamente ligados com o fortalecimento e construção das estruturas políticas, econômicas e sociais que fazem uma realidade de paz para resolver as causas que geram conflitos e a violência armada”. O episcopado também se compromete a apoiar os novos mandatários na construção da paz e da reconciliação.    
      
“Jesus se identifica com o semeador”, destaca Bento XVI na oração do Angelus deste domingo
Na oração do Angelus deste domingo, 10, no pátio interno da residência pontifícia de Castel Gandolfo, o papa Bento XVI refletiu a parábola do Semeador. "Jesus se identifica com o semeador, que espalha a boa semente da Palavra de Deus e percebe seus vários efeitos, segundo o tipo de acolhimento ao anúncio", disse o pontífice.
"Existe aquele que escuta superficialmente a Palavra, mas não a acolhe; aquele que a acolhe, mas não tem constância e perde tudo; aquele que é tomado pelas preocupações e seduções do mundo; e aquele que escuta de forma receptiva como a terra boa: aqui a Palavra dá fruto em abundância" – frisou Bento XVI.
O mesmo Evangelho deste domingo insiste também no método da pregação de Jesus, ou seja, o uso das parábolas. Porque lhes falas em parábola?,  perguntam os discípulos e Jesus responde fazendo a distinção entre eles e a multidão: "aos discípulos, ou seja, aqueles que já optaram por Ele, Jesus pode falar do Reino de Deus abertamente, aos outros, deve anunciá-lo em parábolas, para incentivar a decisão, a conversão do coração.
As parábolas, por sua natureza pedem um esforço de interpretação, interpelam a mente e a liberdade. No fundo, a verdadeira Parábola de Deus é Jesus, a sua Pessoa que através da humanidade, esconde e ao mesmo tempo revela a divindade. Deste modo Deus não nos obriga a crer Nele, mas nos atrai a Si com a verdade e a bondade de seu Filho encarnado: de fato, o amor respeita sempre a liberdade".
Bento XVI recordou que hoje, 11, a Igreja celebra São Bento, Abade e Padroeiro da Europa. "À luz do Evangelho deste domingo, olhamos para ele como mestre da escuta da Palavra de Deus, escuta profunda e perseverante", disse ainda o pontífice.
"Devemos aprender com o grande Patriarca do monaquismo ocidental a dar a Deus o lugar que Lhe cabe, o primeiro lugar, oferecendo a Ele, com a oração da manhã e da noite, as atividades cotidianas", concluiu o papa. 
      
Igreja de Juiz de Fora presta últimas homenagens ao ex-presidente Itamar Franco
Na sexta-feira, 8, autoridades civis e militares, familiares e amigos, prestaram as últimas homenagens na missa de sétimo dia do falecimento do senador e ex-presidente da República, Itamar Franco. A celebração, presidida pelo arcebispo dom Gil Antônio Moreira, aconteceu na catedral de Juiz de Fora. Itamar faleceu no último sábado, 2 de julho.
A missa contou com o Coral Opus Dei e Coro São Mateus, da paróquia São Mateus (zona sul da cidade). Durante a homilia, dom Gil Moreira explicou que, diante da morte, os católicos devem ter sentimentos nobres de crer na vida que nos é dada por Deus e de gratidão pelos benefícios que a pessoa trouxe para o mundo. “Itamar Franco prestou muitos serviços importantes e sempre procurou fazer o bem para o próximo. Hoje temos também que dar graças a Deus pelos benefícios que ele trouxe para o Brasil, Minas e Juiz de Fora”, ressaltou.
Ao final da celebração a Polícia Militar de Minas Gerais (PM-MG) prestou uma homenagem ao ex-presidente, lendo uma mensagem ao som da música “Amigos para Sempre”, tocada no saxofone.
Ainda na manhã da sexta-feira, as cinzas de Itamar foram depositadas no túmulo de sua mãe, Itália Cautiero Franco, no Cemitério Municipal de Juiz de Fora. A cerimônia contou com a presença do vigário geral da arquidiocese, monsenhor Miguel Falabella e do vigário da forania Mãe de Deus, padre José Custódio de Oliveira, representando a Igreja particular de Juiz de Fora.
O corpo do ex-presidente foi velado na Câmara Municipal de Juiz de Fora durante o domingo, 3, e foi levado na segunda-feira, 4,  para o Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte.  Ainda na segunda-feira, ele foi cremado em Contagem (MG).   
      
Dom Francisco Biasin conhece diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda
“Ouvir, acolher, refletir e dialogar”. Com estas palavras o novo bispo da diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda (RJ), dom Francisco Biasin resumiu seu otimismo em se encontrar com o clero diocesano e lideranças das pastorais e movimentos, no Centro Diocesano de Formação Cristã (CDFC), Barra Mansa, onde foi acolhido, na na última semana, com grande expectativa e entusiasmo, o que foi retribuído pelo novo pastor, acompanhado do administrador apostólico, dom João Maria Messi.
A coordenação diocesana de pastoral discorreu sobre trajetória da caminhada, pontuando momentos marcantes e decisivos da diocese, como a realização do primeiro Congresso Missionário Diocesano, (2001); 11 Assembleias Diocesana; estrutura da Igreja Diocesana, realidade eclesial, número de padres por região pastoral; o andamento do processo de elaboração do Diretório Litúrgico Sacramental Diocesano e os desafios das pastorais sociais, frente aos problemas que carecem da presença da Igreja nas esferas: política, econômica e social da região Sul do estado do Rio de Janeiro.
“Fiquei impressionado com o dinamismo apresentado pelas lideranças da diocese, sobretudo pelas pastorais sociais e sei o quanto evoluiu e vem crescendo a cada dia. Quero colaborar com espírito de serviço e inserir-me nesta realidade da qual o Senhor me chama, assumindo com todos os diocesanos, na certeza da comunhão eclesial”, disse dom Francisco, que ainda se encontrou com colaboradores da Mitra Diocesana, Volta Redonda, participou do programa de rádio católico, Estação Vida, respondeu perguntas de ouvintes e reuniu-se com a coordenação diocesana de pastoral.
A diocese possui uma riqueza que vai completar 89 anos em 8 de dezembro, que é Cúria Diocesana, local referencial de acolhida do povo, onde vi força e espaço de extrema importância para o desenvolvimento da evangelização”, ressaltou o novo bispo, retornando para a diocese de Pesqueira (PE) da qual será enviado com missa, no dia 24 de julho.
Dom João Maria Messi lembrou que este primeiro momento com dom Francisco foi agradável e cheio de perspectivas de continuidade da missão de Jesus. “Agradeço a dom Francisco pela coragem e carisma. Vamos rezar para que ele assuma sua nova missão, tranquilamente e vamos apoiá-lo em quaisquer necessidades”, garantiu dom João.
Dom Francisco Biasin vai tomar posse no dia 28 de agosto, às 10h, na Ilha São João, em Volta Redonda, mas antes vai participar da Jornada Mundial da Juventude, em Madrid, de 16 a 23 de agosto.      
      
Assembleia Diocesana de Criciúma aprova moção de apoio a Movimento dos Trabalhadores em Educação
Na tarde desta sábado, 09 de julho, reunidos em Assembleia Diocesana de Pastoral Extraordinária, os representantes das 30 paróquias da Diocese de Criciúma (SC), incluindo movimentos e pastorais, aprovaram por unanimidade uma moção de apoio ao movimento dos trabalhadores em educação.
A Assembleia, que reuniu cerca de 150 lideranças, tendo por objetivo discutir o processo de atualização do Plano Diocesano de Pastoral da Diocese, implantado em 2002, recebeu integrantes do Comando de Greve da Regional de Criciúma, no início da tarde.
Os professores afirmaram que as aulas não serão retomadas nesta segunda-feira, 11, enquanto permanecem em greve. “Queremos que o Governo se abra à negociação para implementar o piso salarial na carreira dos profissionais de educação” – informa o professor Enio Leonardo.
A recomendação sugerida em Assembleia é a de que a moção de apoio (em anexo) seja lida neste fim de semana em todas as paróquias da diocese, ao final das celebrações, para conhecimento dos fieis.
Leia moção na íntegra 
      
Presidente do PCCS fala sobre o 1º Seminário de Comunicação para bispos do Brasil
O Rio de Janeiro acolhe, a partir da próxima terça-feira, 12, o 1º Seminário de Comunicação para os Bispos do Brasil. Organizado pelo Pontifício Conselho das Comunicações Sociais, (PCCS)  Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e arquidiocese do Rio, o encontro reunirá bispos de todo o pais para discutir comunicação e evangelização a partir da mudança cultural provocada pelas novas tecnologias da comunicação.
Um dos conferencistas do evento, o presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais (PCCS), dom Claudio Maria Celli, explica que a ideia do seminário nasceu durante a visita ad Limina dos bispos brasileiros.
“Digamos que este seja o momento oportuno para a reflexão dentro da Conferência dos Bispos do Brasil sobre o tema da comunicação hoje na Igreja. Vejo esta iniciativa com grande interesse e satisfação”, disse o presidente do Pontifício Conselho. "Considero muito importante que estes bispos tenham tomado essa decisão: três dias a serem totalmente dedicados a uma reflexão que abrange todos os campos sobre o tema da comunicação”, completou.
O arcebispo avalia como importante a reunião dos bispos brasileiros para discutir "o que significa, hoje, afrontar uma pastoral no mundo da comunicação, encarando o desafio da nova tecnologia”.
“As novas tecnologias não desempenham apenas uma função instrumental, mas, sabemos com mais consciência, que elas se colocam numa nova cultura, a que nós, hoje, chamamos de cultura digital. É o homem de hoje. E a Igreja tem esta profunda consciência de que deve anunciar a mensagem ao homem de hoje. Um homem que está inserido, que vive nessa nova cultura. Este é o grande desafio para a Igreja: ver como fazer, que coisa fazer e em que medida estar presente no novo contexto cultural”, ressalta dom Maria Celli.
Segundo o presidente, as novas tecnologias possuem uma nova linguagem. “Devemos dialogar com essa realidade e conseguir que a mensagem do Evangelho seja colocada também nesse contexto. E aí eu digo que permanece forte para todos nós justamente o tema da linguagem. O meu falar com o homem de hoje, com uma linguagem que ele compreenda, uma linguagem que não seja apenas alguma coisa que eu use para ser entendido, mas uma linguagem em que exista uma profunda dimensão antropológica”.   
      
Regional NE 4 estuda as novas Diretrizes para a Evangelização
Termina neste domingo, 10, em Teresina (PI), a 21ª Assembléia Pastoral do Regional Nordeste 4 da CNBB (estado do Piauí), com assessoria do vice-presidente da CNBB e arcebispo de São Luís (MA), dom José Belisário da Silva. A assembleia, que começou na quinta-feira, 7, discute as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja Brasil (DGAE), aprovadas pela última Assembléia Geral da CNBB, em Aparecida (SP), em maio deste ano.
“As Diretrizes atualizam as ações da Igreja em conformidade com as mudanças de época e transformações radicais na totalidade da existência, que, muitas vezes provocam perplexidade, ameaçam a vida e levam o ser humano a se afastar dos valores do Reino de Deus”, comenta o secretário executivo do Regional, padre Luiz Eduardo do Nascimento Bastos. “As Diretrizes nos levam a perceber os sinais dos tempos e os desafios que neles se manisfestam”, acrescenta.
Dom Belisário destacou que as Diretrizes "são simples" e enumerou as cinco urgências pastorais nelas contidas: A Igreja em estado permanente de missão; Igreja: casa da iniciação à vida cristã; Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da pastoral; Igreja: comunidade de comunidade e Igreja a serviço da vida plena para todos.
“As Diretrizes foram feitas para serem usadas. A gente espera que todas as dioceses façam uma leitura atenta dessas  Diretrizes, mas também os vários segmentos da nossa Igreja”, disse o vice-presidente da CNBB.
Participam da reunião os bispos das oito dioceses do Piauí, os coordenadores diocesanos de pastoral, membros da Comissão Regional dos Presbíteros, coordenadores regionais de pastoral, organismos e movimentos.
A missa da assembleia neste sábado, 9, será na comunidade da Vila Irmã Dulce, em Teresina. “A celebração na comunidade já é uma tradição das Assembléias do Regional e um modo de todo aqueles que participam desse acontecimento eclesial, sentirem um pouco das realidades e da vida do povo”, explica o secretário regional.
O encerramento da reunião, amanhã, será com a missa na Capela do Seminário Sagrado Coração, presidida pelo  vice-presidente do Regional e bispo de Oeiras (PI), dom Juarez Sousa da Silva.    
      
Sociedade Brasileira de Canonistas faz assembleia em Londrina
Começa na próxima segunda-feira, 11, em Londrina (PR), o 26º Encontro da Sociedade Brasileira de Canonistas (SBC). Simultaneamente será realizado também o 28º Encontro dos Servidores dos Tribunais Eclesiásticos do Brasil.
Os canonistas vão discutir o tema “O senhor realiza obras de justiça e garante o direito aos oprimidos”. A missa de abertura será presidida pelo presidente do Pontifício Conselho para os Textos Legislativos, dom Francesco Coccopalmerio.
Os temas de estudo serão desenvolvidos por canonistas brasileiros e estrangeiros. Abordarão as seguintes questões: A sentença e a certeza moral,  Lei da liberdade religiosa em Portugal, O Conselho Pastoral Paroquial e o Conselho para Assuntos Econômicos, O motu proprio Summorum Pontificum e a instrução Universae Ecclesiae, O Pontifício Conselho para os Textos Legislativos.
A programação prevê, ainda, lançamento de livros publicados pelos Sócios da SBC, partilha de teses de doutoramento em Direito Canônico. A reunião termina no sábado, 16.
Mais informações, veja aqui.  
      
ENDEREÇO      
      
Assessoria de Imprensa da CNBBE-mail: imprensa@cnbb.org.brSite: http://www.cnbb.org.br/
Tel.: (61) 2103-8313Fax: (61) 2103-8303   

Nenhum comentário:

Postar um comentário