terça-feira, 19 de julho de 2011

Notícias da CNBB


REFLEXÃO   - Mt 12, 46-50
Jesus não quer que nós sejamos seus servos, pois o amor que ele tem por nós não permite isso. O apóstolo São João nos diz no seu Evangelho que Jesus não chama os seus seguidores de servos, mas de amigos, porque lhes revelou tudo o que o Pai lhe deu a conhecer. Mas no Evangelho de hoje, Jesus vai mais além, ele nos mostra que quer que todos os que ele ama e o amam sejam membros da sua família, participem da sua vida divina. Para demonstrar o amor que temos por Jesus, não basta apenas afirmar o amor que se sente por ele, é preciso ir além, é preciso conhecer e realizar a vontade do Pai. Somente quem faz a vontade do Pai ama verdadeiramente a Jesus, torna-se membro da sua família e participa da sua vida. 
  
NOTÍCIAS       
       
·       Morre o bispo emérito de Bacabal, dom Henrique Johannpoetter   
·       Cineasta Moira Toledo defende o uso da educação audiovisual na inserção social 
·       Muticom: Painel discute realidade e ficção na vida cotidiana   
·       Caminhada dos Mártires e os 40 anos da Prelazia de São Félix   
·       Cardeal dom Cláudio Hummes é nomeado membro da Pontifícia Comissão para a América Latina       
·       Transmitido via internet, Encontro da IAM no Regional Sul 1 reúne 130 crianças e adolescentes  
·       “Mulheres Encarceradas” foi tema do 3º Encontro de Formação da Pastoral Carcerária da Sub-Região de Botucatu   
·       Muticom: Professor da UFBA fala sobre Mídia Contemporânia      
       
ACESSE TAMBÉM:
·       Notícias: www.cnbb.org.br·       Liturgia Diária: www.cnbb.org.br/liturgia  
 

Morre o bispo emérito de Bacabal, dom Henrique Johannpoetter 
Faleceu na manhã desta terça-feira, 19, por volta das 8h30, em São Luís (MA), o bispo emérito da diocese de Bacabal (MA), dom frei Henrique Johannpoetter (OFM), 78. Segundo o bispo diocesano de Bacabal, dom Armando Martin Gutierrez, dom Henrique sofreu na manhã de ontem, 18, um infarto e foi levado às pressas para o Hospital São Domingos, da capital São Luís.
Em nota, dom Armando relatou as causas da morte. “Insuficiência respiratória aguda, acidente vascular encefálico isquêmico e aneurisma dissecante aorta tipo I”, comentou o bispo.
Ainda na nota, dom Armando deixa uma mensagem de agradecimento pelo trabalho de dom Henrique na diocese de Bacabal. "O nosso querido Dom Henrique continuará vivo em nossos corações pela convivência e pelo seu trabalho missionário prestado à Diocese de Bacabal, soberrtudo em favor dos jovens", destacou o bispo.
O corpo de dom Henrique será velado durante todo dia de hoje na Igreja Nossa Senhora da Glória, em São Luís. Às 15h acontece uma celebração de corpo presente, celebrada pelo arcebispo de São Luís e vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom José Belisário da Silva. De acordo com a nota de dom Armando, “o corpo será levado para Bacabal e, a partir das 20h, será velado na paróquia de São Francisco das Chagas. Amanhã, dia 20 de julho, às 16h, será celebrada a Santa Missa presidida por dom Armando Martins Gutiérrez, e em seguida haverá o sepultamento”.
Dom frei Henrique Johannpoetter nasceu na Alemanha no dia 23 de junho de 1933. Foi ordenado em 20 de janeiro de 1989 em Bacabal. Teve sua renúncia aceita em 10 de abril de 1997. Ele estudou Filosofia e Teologia na Alemanha e português em Ipuarana (PB), além de Prática de Pastoral em Aracaju (SE). Foi bispo coadjutor de Bacabal em 1989 e o segundo bispo diocesano da mesma diocese entre 1990 e 1997. Seu lema episcopal era “Santificado seja o vosso nome”.       
       
Cineasta Moira Toledo defende o uso da educação audiovisual na inserção social 
“A percepção da sociedade é que os jovens devam ser educados para a mídia, pois os jovens são catalisadores das mudanças sociais brasileira. Se utilizarmos a educação audiovisual para melhorar a educação do país, teremos uma sociedade melhor, mais crítica e voltada ao social”, disse a professora da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), pesquisadora e doutora em educação visual, Moira Toledo, no painel “Documentário, ficção e vida cotidiana”, da manhã de hoje, 19, do 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom). Moira falou sobre a qualidade de ensino com a utilização de recursos audiovisuais e a mudança de comportamento das crianças que se utilizam desse artifício.
Segundo Moira Toledo, após ministrar aulas de audiovisual para crianças de várias comunidades carentes do Rio de Janeiro, ela afirmou que consegue perceber a mudança de comportamento das crianças e jovens. “Nossa sociedade precisa ser educada a decifrar o que se passa na televisão. Precisamos ser mais críticos com o que nos é imposto todos os dias. E com as oficinas, as crianças conseguem entender mais como é feito os programas de TV, como manipular uma câmera e principalmente, o que aquela mensagem que passa a TV quer dizer”, explicou.
 “Como preparar a juventude pra fazer uma leitura crítica da Televisão? Fazer uma construção ou uma desconstrução do que é feito na televisão? Ensine arte visual!”, exclamou Moira.
A professora Moira fez um levantamento para saber quantas entidades, no território nacional, trabalham ou trabalharam com arte visual nas escolas públicas desde o ano de 1995. No seu estudo, Moira descobriu que até o ano de 2009, 132 entidades trabalham com áudio visual como meio de inserção social, sendo 17 estados, mais o Distrito Federal (DF), em 38 cidades diferentes, 68,1% ainda estão ativas e 28% inativas, atingindo 25.665 alunos atendidos e 3.233 vídeos produzidos.
Mesmo com todos esses dados, Moira afirma que pelo menos 400 professores ensinam arte visual sem nunca ter lido um livro sobre o assunto ou feito um curso de capacitação. “Mesmo sem ter feito um curso sequer, o professor continua ensinado arte visual na prática, porque acredita que aquilo está ajudando a mudar a mentalidade dos jovens”, disse Moira.
“O cinema de periferia é no fundo, no fundo, conta a história de vida dos cineastas”, finalizou Moira Toledo.
UPPs
O outro convidado do painel da manhã foi o coronel da Polícia Milita do Rio de Janeiro e comandante geral das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), Robson Rodrigues da Silva. A 26 anos na Polícia Militar, Robson explicou sobre a implantação das Unidades Pacificadoras nas comunidades carentes do Rio de Janeiro. Além disso, ele fez desconstrução do filme “Tropa de Elite”, fazendo a relação do lúdico com a realidade carioca.
Segundo o coronel, hoje há 70 comunidades, 18 batalhões e 3 mil policiais militares atuando nas UPPs. “O plano é para que em 2012 termos 12 mil policiais”.    
       
Muticom: Painel discute realidade e ficção na vida cotidiana 
Um dos integrantes do painel “Documentário, vida cotidiana e ficção”, no 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), o jornalista Marcelo Canellas disse que o jornalismo e a ficção são dois mundos diferentes “porque tratam a realidade de modo diferente”. O painel acontece na manhã desta terça-feira, 19, no Ginásio da PUC-Rio.
Para definir o jornalismo, ele recorreu a Adelmo Genro Filho. “Jornalismo é uma forma especifica de conhecimento da realidade objetiva”, disse. Baseado no mesmo autor, fez a distinção entre ciência, arte e jornalismo. Para ele, ciência é forma de conhecimento cristalizada no universal; a arte, no particular e jornalismo no singular.
Canellas defendeu a necessidade do jornalismo estabelecer a relação entre o jornalista e a noticia. “A vida se apresenta para nós  no verniz da aparência, do clichê. O jornalista se mune de ferramentas para raspar este verniz”, disse.
Canellas apresentou uma reportagem sobre a fome feita por ele há dez anos para o Jornal Nacional, da Rede Globo. Contou todo o processo desde a aprovação da pauta até a produção da matéria. Um dos personagens da matéria morreu 15 dias depois de veiculada a notícia. Segundo testemunhou, Canellas aprendeu com a matéria que jornalismo não tem poder de mudar a realidade.
“O papel do jornalismo é jogar luz sobre realidade que está obscurecida. O protagonista da mudança da realidade é a ação política organizada”, concluiu.
O diretor acadêmico do Muticom, professor Miguel Pereira, substituiu o cineasta Cacá Diegues, esperado para o painel e que teve sua ausência justificada.
Ele destacou a importância de cada pessoa no processo de comunicação. “Cada ação nossa não é inútil par o outro; ela tem sentido para o mundo e isso é importante para começar a pensar no processo da comunicação e pensar o que é realidade e o que é ficção”, disse.
Para o professor a comunicação de cada um deve ser para fora e as pessoas devem ser sempre aprendizes. “A atitude correta nossa é de sermos aprendizes eternos. Temos que recriar e reencantar o mundo com nossa mensagem”, concluiu.  
       
Caminhada dos Mártires e os 40 anos da Prelazia de São Félix 
Testemunhas do REINO foi o tema-lema da Caminhada dos Mártires realizada nos dias 16 e 17 de julho de 2011, na Prelazia de São Félix do Araguaia-MT, na cidade de Ribeirão Cascalheira. Esta Romaria é um acontecimento de toda a Igreja, de modo especial da Igreja Latinoamericana e Caribenha e de tantas pessoas solidárias que querem celebrar e manter viva a memória daqueles e daquelas que deram suas vidas pelas causas maiores de nossas lutas e sonhos, que são as Causas da Vida, as Causas do Reino. Ao mesmo tempo a Prelazia de São Félix, celebra seus 40 anos de caminhada, que na força do Espírito, procura ser testemunho, compromisso e sinal de esperança, e “esperança consoladora” como dizia Dom Leonardo, bispo daquela Prelazia, no encerramento da Romaria, especialmente para os povos pobres daquela região.
Diz o bispo, ao relatar os 40 anos de caminhada da prelazia de São Félix,”estamos em Romaria! Romaria que recordará nossos mártires e nossa caminhada matirial, mas também nossa caminhada como prelazia nesses 40 anos. Caminhada como percorrer um caminho: o Reino de Deus; como abrir veredas: de justiça, fraternidade; caminhada onde nos deixamos tocar pelo mistério do Cruxificado-Ressuscitado que se manifesta naqueles que dão a vida! Muitas pessoas deram a vida pelo o Reino. Podemos dizer testemunhas do Reino, na região de nossa Prelazia. A caminhada dos mártires, será um testemunho destes 40 anos em Romaria”.
Sábado à noite, depois da celebração de abertura, presidida por Dom Leonardo Ulrich Steiner, com a participação de Dom Pedro Casaldáliga, deu-se início a caminhada martirial, rumo ao Santuário dos Mártires.
Aproximadamente, cinco mil pessoas participaram da Romaria dos Mártires da América Latina, em Ribeirão Cascalheira, pessoas vindas de quase toda região do Brasil e também do exterior.
No decorrer da caminhada, muitos testemunhos foram partilhados, entre eles, a palavra carregada de significado, seivada pelo sangue do martírio do cacique Chicão Xukuru, e profetizada por aquela que foi sua companheira em vida, Zenilda Xukuru, que dizia: “o povo que nasceu pra lutar não vai morrer de braços cruzados”. Chicão foi assassinado em 20 de maio de 1998, na cidade de Pesqueira-PE, por lutar em defesa do território Xukuru. Seu sangue derramado não foi em vão, a luta continua, hoje, na pessoa de filho, o cacique Marcos Xucuru, afilhado de Casaldáliga.
No encerramento do evento que acontece a cada cinco anos, Dom Pedro Casaldáliga, cercado pelos romeiros e trêmulo, pelo Parkinson, mas muito afetuoso, deixou o seu recado: “ podem nos tirar tudo, menos a fé e a esperança”.
Dom Leonardo que presidiu a celebração final agradeceu carinhosamente a todos os envolvidos na preparação e realização da caminhada dos mártires e se dirigindo aos romeiros, dizia: “sejamos uma Igreja, geradora de esperança, e uma esperança consoladora”. 
       
Cardeal dom Cláudio Hummes é nomeado membro da Pontifícia Comissão para a América Latina 
O prefeito emérito da Congregação para o Clero, cardeal dom Cláudio Hummes ,foi nomeado nesta terça-feira, 19, pelo papa Bento XVI, membro da Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL).
Além dele, o pontífice nomeou outros membros para a CAL: o arcebispo emérito de Santiago do Chile, cardeal dom Francisco Javier Errázuriz Ossa; o arcebispo de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, cardeal dom Julio Terrazas Sandoval; o arcebispo de di Tegucigalpa, em Honduras, cardeal dom Oscar Andrés Rodríguez Maradiaga; e o arcebispo de Lima, no Peru, cardeal dom Juan Luis Cipriani Thorne.
Bento XVI nomeou Conselheiro da CAL, o chanceler das Pontifícias Academias das Ciências e Ciências Sociais, dom Marcelo Sánchez Sorondo.
Dom Cláudio HummesO cardeal dom Cláudio Hummes é frade franciscano e nasceu em Montenegro (RS), em 8 de agosto de 1934. Foi o 18º bispo de São Paulo, sendo seu 6º arcebispo e 4º cardeal; é arcebispo emérito de São Paulo.
Em 31 de outubro de 2006, foi nomeado prefeito da Congregação para o Clero, na Cúria Romana. Sua renúncia do cargo foi apresentada por limites de idade e aceita no dia 7 de outubro de 2010.  
       
Transmitido via internet, Encontro da IAM no Regional Sul 1 reúne 130 crianças e adolescentes 
Cerca de 130 crianças, adolescentes e assessores do Regional Sul 1 da CNBB (São Paulo) se reuniram no 1º Encontro da Infância e Adolescência Missionária, que aconteceu nos dias 16 e 17, em Embú das Artes (SP). Eles discutiram, durante os dois dias de evento, a temática “Missão e Ecologia”.
Uma das assessoras do evento, Thais de Andrade, trabalhou a temática do encontro, relatando os três pontos da ecologia RRR (Reduzir, Reutilizar e Reciclar). Logo após, os participantes fizeram um trabalho em grupo, em seguida andaram por uma trilha e perceberam a importância da ecologia para a vida.
Uma das novidades do Encontro foi a transmissão on-line através do Blog da Garotada Missionária. "Além do Brasil, tivemos participações na Internet de vários outros países, crianças e adolescentes da Venezuela, México, Espanha e Chile ficaram por dentro de tudo que estava acontecendo enquanto navegava pelo Blog", disse a coordenadora da IAM em São Paulo, Nádia Maria da Silva Fusinato.
Participou também do Encontro Regional o bispo emérito da diocese de Campo Limpo (SP), dom Emilio Pignoli. Ele relembrou sua história que começou com oito anos de idade, na Infância Missionária da Itália. No último dia 29 de junho, dom Emilio completou 54 anos de vida sacerdotal. "É uma alegria ter participado um dia da IAM e hoje está participando deste primeiro encontro com a presença de tantas crianças", concluiu.
Participaram ainda do encontro o diretor da Revista Missões, padre Jaime Patias; padre Luiz Fabiano da diocese de Limeira e também algumas religiosas que apoiaram o evento.
Clique aqui para acessar o conteúdo completo do evento: http://garotadamissionaria.blogspot.com/       
       
“Mulheres Encarceradas” foi tema do 3º Encontro de Formação da Pastoral Carcerária da Sub-Região de Botucatu 
A Pastoral Carcerária da Sub-Região de Botucatu (Araçatuba, Assis, Bauru, Botucatu, Lins, Marília, Ourinhos e Presidente Prudente) realizou no dia 16, o seu 3º Encontro de Formação, que aconteceu no anfiteatro da Faculdade João Paulo II, em Marília. Participaram 44 agentes de seis dioceses.
Durante o evento os participantes discutiram o tema “Mulheres Encarceradas”, abordado por Heide Cerneka, da coordenação nacional da Pastoral Carcerária. Ela apresentou os números e a situação das mulheres presas em todo o país. Destacou, também, a falta de unidades prisionais preparadas para ocuidado com as mulheres, a superlotação e o grave problema das drogas.
Segundo os números apresentados pela assessora, no Estado de São Paulo as mulheres que se encontram presas representam 7% do total da população carcerária, e mais de 60% cumprem pena por tráfico de drogas. Outra situação apresentada é que 86% das detentas são mães e a maioria cuidava dos filhos antes de ser presa. Quando o pai é preso, a mãe continua cuidando dos filhos; porém, quando a mãe é presa, os filhos se separaram e o lar se desfaz totalmente.
Discutiu-se, ainda, a descriminalização das drogas e a nova lei da prisão preventiva e outras medidas cautelares alternativas (Lei 12.403./2011).      
       
Muticom: Professor da UFBA fala sobre Mídia Contemporânia 
O professor da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Wilson Gomes, fez a última conferência deste primeiro dia do 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), no Ginásio da PUC-Rio. Ele desenvolveu o tema “Reflexões sobre a mídia contemporânea”. Simultaneamente, em outro local no Campus da PUC, houve apresentação do cantor Jorge Vercillo, como parte da programação do Muticom.
Segundo Gomes, há mudanças fundamentais na relação sociedade e massa. Para ele os meios de comunicação se tornaram “mediações de visibilidade e imagem”. “Existir e ser publicado se tornaram a mesma coisa na sociedade de massa”, observou. De acordo com o professor não se trata apenas de visibilidade, mas também de imagem pública.
“Imagem é o que se pensa de alguém, de um partido, de uma instituição religiosa. Os meios hoje são condicionantes da visibilidade. Eles não só controlam o que é visível, mas também o modo desta visibilidade”, afirmou.
O professor destacou a dificuldade que a Igreja tem para fazer comunicação de massa pelos meios contemporâneos. “A Igreja funciona bem com os meios alternativos, mas, de modo geral, não compreende a comunicação de massa”, disse Gomes.
Outra questão salientada pelo conferencista foi em relação à imagem da Igreja na mídia. “A valência dos conteúdos sobre Igreja Católica [na mídia] nos últimos cinco anos é muito ruim. Não encontraremos menos de 2/3 de referência negativa”, destacou Gomes citando, por exemplo, fatos relacionados a pedofilia, decisão do STF sobre união de pessoas de mesmo sexo e eleições, que projetaram esta imagem negativa da Igreja na mídia.
O Mutirão retoma suas atividades nesta terça-feira, 19, com dois paineis pela manhã,que acontecem simultaneamente. Á tarde começam as oficinas, grupos de trabalhos e oficinas visitas. Os grupos para cada uma destas atividades foram formados de acordo com a opção feita pelos participantes do Muticom no ato da inscrição.       
       
ENDEREÇO       
       
Assessoria de Imprensa da CNBBE-mail: imprensa@cnbb.org.brSite: http://www.cnbb.org.br 
Tel.: (61) 2103-8313Fax: (61) 2103-8303    

Nenhum comentário:

Postar um comentário