sexta-feira, 22 de julho de 2011

Secretário entrega documentos ao Derba para elaboração do projeto da nova ponte

O secretário de Indústria, Comércio e Planejamento da Prefeitura de Ilhéus, Alisson Mendonça, entregou na última quarta-feira (20) ao diretor do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba), Saulo Pontes, documentos importantes que servirão como base para a elaboração do projeto de construção de uma segunda ponte ligando o centro à zona sul. No início de julho, o governador Jaques Wagner voltou a afirmar que as obras da nova ponte serão iniciadas já no próximo ano e que a Prefeitura e o Governo do Estado já estão viabilizando a elaboração do projeto. 
Na lista de documentos encaminhados pelo secretário Alisson Mendonça estava uma cópia do Plano Diretor de Ilhéus, elaborado em 1969 e que já previa a necessidade de construção de uma nova ponte ligando o centro da cidade aos bairros da zona sul. Também foi entregue uma cópia do Projeto Orla, que prevê a interligação dos municípios do litoral baiano, sendo que, para isso, será necessária a construção da nova ponte. 
O Derba é o órgão designado pelo governador Jaques Wagner para fazer todo o acompanhamento do projeto de construção da nova ponte do município. Na avaliação do diretor do Derba, Saulo Pontes, os documentos apresentados pela Prefeitura de Ilhéus mostram realmente a necessidade da construção do novo equipamento, “uma antiga reivindicação dos ilheenses que finalmente vai sair do papel”. 
Na semana passada, técnicos da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur) visitaram a área da construção da nova ponte, junto com os engenheiros, arquitetos e técnicos do Escritório de Gerenciamento de Projetos da Prefeitura de Ilhéus. O novo equipamento, que deverá ter cerca de 520 metros de extensão, será construído ligando o Centro de Ilhéus, nas proximidades da praia do Cristo, na avenida Soares Lopes, à zona sul da cidade, na altura da praia da Maramata, no bairro Nova Brasília. 
Alisson Mendonça acredita que o projeto de construção da segunda ponte centro/zona sul já é uma realidade. Segundo ele, a Prefeitura de Ilhéus e o Governo do Estado estão empreendendo todos os esforços no sentido de providenciar a toda a documentação necessária e realizar a contratação da empresa que vai elaborar o projeto do novo equipamento. O governador Jaques Wagner reafirmou que tem uma dívida com a cidade e garantiu ao prefeito Newton Lima que até o final de 2012 a obra será iniciada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário