sexta-feira, 29 de julho de 2011

Seminário prepara profissionais da beleza para atuar com eficiência e segurança no trabalho

Associações de empresários de salões e cosméticos, em Ilhéus e Itabuna, organizam o primeiro seminário para qualificação técnica da categoria. 

As Associações dos Profissionais de Beleza e Cosméticos de Ilhéus (Asbelc) e Itabuna (Asbeles), criadas há menos de dois meses, realizaram o primeiro seminário para empresários e trabalhadores do ramo, com foco na qualidade dos serviços, satisfação do cliente e segurança do trabalhador. Com intervalo de uma semana, “cada associação realizou o evento em sua cidade sede, mas abordando os mesmos temas geradores de reflexões e novas práticas”, explica a gestora do Sebrae para o Projeto Comércio e Serviços, Karla Peixoto. 
Foram três palestras: ‘A Beleza e a Ética no Atendimento’, tema exposto pelos técnicos do Sebrae Valdinéia Borges e Luiz Eduardo Guimarães; ‘Reorganização Postural para Profissionais de Salão de Beleza’, orientada pela técnica do Sesi, Jaqueline Docílio, e ‘Vigilância Sanitária para Salão de Beleza’, apresentada pelas fiscais Maristela Antunes e Francis Mary Bulhões. 
Ao tratar da saúde e segurança de consumidores e trabalhadores, as fiscais da vigilância destacaram rotinas que levam a riscos e devem ser reavaliadas, como a limpeza e esterilização de equipamentos das manicures, uso de sabonetes antibactericidas, atenção para o prazo de validade e da correta aplicação de shampoos, cremes e demais produtos químicos. “Nossa ação não se limita à liberação de alvarás de funcionamento, mas a todas as questões de saúde pública e, nesse caso, os salões são alvos de constantes fiscalizações com objetivo educativo e, não, punitivo”, explica a fiscal Maristela Antunes. 
Segundo a presidente da Asbelc, Diana Martins, a realização do primeiro seminário de formação técnica também ajudará a criar fundos necessários para todo o processo de legalização das associações. O evento teve parceria do Sebrae, Câmaras de Dirigentes Lojistas dos dois municípios, Fundação Cultural de Ilhéus, Associação Comercial de Itabuna e Sindicom. 
Agenda 
Outras ações e capacitações já estão programadas até o mês de novembro, como os cursos e consultorias em Gestão Virtual de Lojas, Marketing e Vendas, Administração de Associações, Análise e Planejamento Financeiro e Determinação Empreendedora. 
Os profissionais da área já realizaram este ano, outras ações dirigidas à qualificação e prospecção de produtos e mercados como a caravana, no início do mês de julho, quando embarcaram em missão técnica para a feira Cosmética Bahia 2011, realizada no Centro de Convenções de Salvador. Outra missão técnica visitou, em abril, a 10ª edição da Feira Internacional de Beleza, Cabelos e Estética (Hair Brasil) realizada no Expo Center Norte, em São Paulo. 

Contato para marcação: Karla Peixoto (73) 9981- 1688 / (73) 3613 9734

Nenhum comentário:

Postar um comentário