quarta-feira, 13 de julho de 2011

Wagner decidiu: Salon Du Chocolat será em 2012 e longe da Região Cacaueira

Em julho do próximo ano, o estado da Bahia sediará, no Centro de Convenções, em Salvador, o maior evento internacional de chocolate - o Salon Du Chocolat. Será a primeira versão brasileira do Salão, que é promovido em Paris, Nova York, Tóquio, Pequim, Moscou e Xangai e atrai os melhores produtores de cacau e fabricantes de chocolates do mundo. 
O planejamento e a estrutura do evento, que ocorrerá anualmente, foram discutidos, no final da tarde desta terça-feira (12), em reunião realizada na Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri). Antes, os organizadores estiveram na Governadoria, no Centro Administrativo, para apresentar o projeto ao governador Jaques Wagner. 
Segundo o diretor de Desenvolvimento Internacional do Salão do Chocolate, Genaro Bardy, pela primeira vez o Salon Du Chocolat será promovido num país produtor de cacau. Ele considera a Bahia preparada para receber o evento porque o Governo do Estado demonstrou muito interesse em promovê-lo. 
“O Brasil é o país berço do cacau. A Bahia e a Amazonas são um dos principais estados nesta produção. Os brasileiros gostam de comer chocolate, por isso, nada melhor que promover o evento aqui. Há também o interesse do governo baiano em realizar a ação, dando todo suporte necessário”, afirmou Bardy. 
Fórum internacional - O Salon Du Chocolat será aberto ao público, que poderá degustar e comprar chocolates finos produzidos na Bahia e em diversas partes do Mundo. O estado também realizará, no mesmo período, um fórum internacional, com o objetivo discutir a situação da produção de cacau no Brasil e no mundo. Os debates acontecerão no Palácio Rio Branco, reunindo representantes dos países produtores de cacau. Outra novidade é que os chocolateiros poderão visitar fazendas de cacau em Ilhéus. 
De acordo com o secretário da Agricultura, Eduardo Salles, a realização do evento na Bahia surgiu em 2009, quando o governador Jaques Wagner participou do Salon Du Chocolat, em Paris. Em 2010, o estado assinou, na capital francesa, o termo de compromisso com a direção do evento internacional. Neste mesmo ano, o cacau baiano produzido na Fazenda São Pedro, em Ilhéus, foi considerado o melhor do mundo, na categoria Cacau Chocolate, durante o Concurso Internacional de Amêndoas de Cacau, em Paris. 
“Por meio deste evento a Bahia entrará no circuito internacional do chocolate. Teremos a oportunidade de mostrar ao mundo a qualidade do nosso cacau e do nosso chocolate”, disse o secretário. Em outubro deste ano, o Governo da Bahia e as entidades organizadoras do Salão e do fórum internacional realizarão uma série de ações na França para divulgar o Salon Du Chocolat de Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário