quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Ilhéus precisa de ajuda

Por:Aline Barretto


Vamos aproveitar o ano eleitoral que se aproxima e mostrarmos ao senhor Newton Lima (já que ele finge que não vê) e aos que se interessam pelo cargo de prefeito de Ilhéus, o que acontece atualmente com a nossa cidade. Digo "nossa" porque mesmo não sendo natural de Ilhéus, cresci nessa cidade e a amo de coração, porém nunca vi essa cidade (que é sem dúvida uma das mais lindas da Bahia) num estado tão deplorável. A cidade tem se degradado ao longo de alguns dias, e o pior: o caos está acumulado! Então nem adianta falarem que darão jeito em Ilhéus em um passe de mágica. Nós pagamos impostos e exigimos que o nosso dinheiro seja usado para manutenção de nossa cidade.

Para começar, como estudante que sou, quero falar da situação em que os alunos da UESC vão assistir as sua aulas. Ônibus totalmente lotados e já saem do terminal urbano sem espaço para mais ninguém viajar sentado, os alunos são transportados como animais e como se já não bastasse, ficamos horas esperando a condução tanto para ir, quanto para voltar da universidade.
E agora a situação vai piorar, pois estão sendo construídas as residências do projeto do governo Federal "Minha casa, Minha vida" e o Instituto De Educação IFBA que iniciarão suas aulas nos próximos meses, aumentando a demanda de passageiros e estudantes ao longo da BR 415. Alerto que o problema não fica restrito ao bairro Salobrinho, se estende por toda a cidade, ônibus lotados, pontos lotados, pessoas que moram em distritos ficaram horas esperando para chegar em casa e os transtornos diários são inevitáveis.
Será que "nosso" prefeito anda de busão?
Os buracos nas ruas da cidade são uma vergonha, me lembro que ha poucos meses existiam uma família de buracos em frente ao SAC, próximo á Praça Cairú, eles incomodavam a qualquer pessoa que dirigisse por alí, mas logo foram tapados, por que será que deram jeito nisso tão rápido? é simples: porque o "nosso" prefeito, os seus secretários transitam por ali diariamente. Em contrapartida, os demais bairros sofrem com o esquecimento da prefeitura de Ilhéus, se chove tem muita lama e faz sol muita poeira...
A Violência
A violência em Ilhéus está descontrolada, recentemente fui assaltada aqui na Cidade Nova por dois marginais, levaram apenas meu celular (graças a Deus), vocês já perceberam que nessas horas a polícia nunca aparece? O que aconteceu é corriqueiro na Praça do Cacau, simplesmente porque os delinquentes já adotaram aquela praça como ponto de assalto. É comum pessoas (principalmente mulheres) sejam assaltadas alí.
A minha mãe foi assaltada na Av. Itabuna e nada foi feito. Conclusão, os cidadãos de Ilhéus estão virando vítimas de um cárcere induzido, por medo de transitarem pela sua própria cidade. É UMA VERGONHA! O que a segurança pública tem feito quanto a isso? NADA!
A central de abastecimento localizada no bairro Malhado é imunda, tem um esgoto a céu aberto que não sei por que ainda não foi isolado depois de tantos anos. Ali as pessoas são assaltadas a qualquer hora e os usuários de drogas são capazes de assaltar, bater ou matar para conseguirem algo de valor que possam trocar por drogas. Eu não consigo entender porque não tem um policiamento de verdade naquele lugar, os que poucos que alí deveriam estar de plantão fingem que trabalham. No terminal de ônibus encontra-se em estado de calamidade aquela que foi a 2ª fabrica de chocolate da América Latina, iam demolir, mas não concluíram o trabalho: lixo, doenças, usuários de drogas, prostituição e uma poluição visual inenarrável. Ninguém pode acreditar que bem próximo daquele lugar funciona a delegacia de policia de Ilhéus, já que é um dos lugares mais perigosos da cidade atualmente e nunca se ver nem se quem um policial fazendo ronda à noite. Gente!!!!

Não importa que a 2ª fábrica de chocolate da America Latina se encontra ou melhor se encontrava ali, isso já passou! Temos que derrubar aquele lixo e fazer alguma coisa útil pra nossa cidade, estacionamentos, por exemplo, pois não tem mais espaço p colocar tanto carro em Ilhéus.
Sem policiamento e regularização os flanelinhas exploram os cidadãos todo mundo fingi que não vê. Eu já vi um deles esculhambando uma mulher que não tinha um dinheiro trocado pra lhe dar, chamou a mulher de cachorra e quase bateu nela.
Tem que se tomar uma providência!
O TransitoO transito de Ilhéus está casa dia mais intenso, não vou falar da possibilidade de uma 2ª ponte porque sei que seria em vão, mas deveria não ser, já que a região tem autonomia para abrigar o complexo intermodal Porto Sul, uma 2ª ponte que ligasse o Centro de Ilhéus ao Pontal poderia ser algo facilmente atingível. Mas não me atendo a isso, não entendo como o porquê que inventaram mudar o percurso dos ônibus que vão para a zona sul, não tinha que fazer com que os veículos subissem a ponte pela Princesa Isabel em direção ao Pontal. Já tive o azar de ver três acidentes nessa ladeira, onde inclusive em um deles um senhor idoso acabou tendo a perna amputada por um ônibus que subia, já em outro um trator que ia pra a zona sul perdeu o controle (já que na ladeira não deveria transitar veículos tão pesados) e desceu a ladeira de ré, onde destruiu um estabelecimento que fica no "pé" da ladeira. Se tivesse alguém atrás, com certeza morreria.
Bom, sei que não citei se quer metade dos problemas ou do caos que afligem a Ilhéus, mas espero que vocês pensem bem antes de apertar o "confirma" na urna nas próximas eleições. Eu nunca vi na história dessa cidade (mesmo com todos os prefeitos péssimos que ela já teve) uma situação tão triste como se encontra agora, dá vergonha. Não é atoa que a Gaga ficou famosa falado dos problemas da cidade.
Ilhéus precisa parar dessa história de viver de seu passado: "terra da Gabriela", terra do cacau", "2ª fabrica da América Latina", blá blá blá.... Vamos tentar mudar o nosso presente pra ver se ainda tem jeito pra o futuro.

Aline Barretto
"A morte do homem começa no instante em que ele desiste de aprender."
(Albino Teixeira) kiltailh@hotmail.com

Um comentário:

  1. Obrigada por divulgar meu email, espero que venha a surtir efeito. Aline Barretto

    ResponderExcluir