sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Noticias da CNBB

REFLEXÃO - Mt 24, 42-51
Duas virtudes nos são colocadas pelo Evangelho de hoje: fidelidade e prudência. Servo fiel é aquele que não precisa ser vigiado o tempo todo a fim de realizar tudo o que é da sua competência, é aquele que merece a confiança do seu senhor, o que não quer dizer submissão cega e inconseqüente, mas sim a pessoa ser totalmente responsável por aquilo que faz. Prudência significa agir com cautela, procurando evitar todo tipo de erro, fugindo de todo mal, principalmente do pecado e de suas conseqüências, o que não quer dizer covardia e medo, mas sim uma busca de maior consciência dos próprios atos.  
Notícias         
Diocese de Lins promove Curso Bíblico Ecumênico
Brasília sediará o 5º Congresso de Psicologia da CRB
Dom Pedro Brito escreve mensagem para os religioso do Brasil
Nota de pesar pelo falecimento de Dom Clemente Isnard
Dom Francisco Biasin toma posse no domingo em Volta Redonda
Diocese de Guanhães debate o papel da juventude na Igreja
Papa Bento XVI anuncia o lema da JMJ do Rio de Janeiro
Divulgada a carta de Belo Horizonte, texto final do 13º Congresso da Pastoral Familiar
Inscrições abertas para a Semana de Formação Missionária para Párocos e Vigários
Nordestão dos Presbíteros encerra hoje em Teresina
CIMI do Regional Oeste 1 lamenta morte de jovem indígena
Morre Dom Clemente Isnard, ex-vice-presidente da CNBB
ACESSE TAMBÉM:
· Notícias: www.cnbb.org.br.www
· Liturgia Diária: cnbb.org.br/liturgia    
  
  Nota de Pesar do Regional Leste 1 pelo falecimento de Dom Clemente IsnardDiocese de Lins promove Curso Bíblico EcumênicoBrasília sediará o 5º Congresso de Psicologia da CRBDom Pedro Brito escreve mensagem para os religioso do BrasilLeia a íntegra da mensagem do presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, da CNBB.Nota de pesar pelo falecimento de Dom Clemente IsnardDom Francisco Biasin toma posse no domingo em Volta RedondaDiocese de Guanhães debate o papel da juventude na IgrejaPapa Bento XVI anuncia o lema da JMJ do Rio de JaneiroDivulgada a carta de Belo Horizonte, texto final do 13º Congresso da Pastoral FamiliarLeia carta na íntegra. Clique aquiInscrições abertas para a Semana de Formação Missionária para Párocos e VigáriosNordestão dos Presbíteros encerra hoje em TeresinaCIMI do Regional Oeste 1 lamenta morte de jovem indígenaLeia Moção aquiMorre Dom Clemente Isnard, ex-vice-presidente da CNBBimprensa@cnbb.org.brhttp://www.cnbb.org.br
 “Na verdade, na verdade vos digo: vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem” (Jo 1,51)
O Conselho Episcopal Regional Leste 1, do Estado do Rio de Janeiro, manifesta seu pesar pela notícia do falecimento de Dom Clemente José Carlos Isnard, osb – 1º Bispo Diocesano de Nova Friburgo.
Pastor zeloso e muito querido de seu rebanho de Nova Friburgo, com seu carisma beneditino, com sua delicadeza e sensibilidade litúrgicas, Dom Clemente destacou-se na Igreja do Brasil pela atualização da reforma litúrgica promovida pelo Concílio Vaticano II. Também colaborou no Departamento de Liturgia do CELAM e na Congregação para o Culto Divino.
No Regional Leste 1, sua presença afetiva e participação nas reuniões, mesmo depois de Bispo emérito, manifestava sua comunhão e fraternidade episcopal e seu interesse pela caminhada pastoral das dioceses.
Agradecemos a Deus pelo dom de sua vida e ministério vividos junto a nós, e rezamos pelo seu descanso eterno. Manifestamos nossa solidariedade e oração aos seus familiares, à Diocese de Nova Friburgo e à Comunidade do Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro.
Acreditamos que Dom Clemente, falecido na festa do apóstolo São Bartolomeu, contempla as coisas maiores que Jesus prometeu àqueles que o reconhecem como Filho de Deus.
Dom José Francisco Rezende Dias
Bispo de Duque de Caxias e Secretário do Regional Leste 1      
       
Em consonância com a Exortação Apostólica Pós-Sinodal Verbum Domini - Sobre a Palavra de Deus na Vida e Missão da Igreja, do papa Bento XVI, motivados pelo do Documento de Aparecida, e orientados pelas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2011-2015, a diocese de Lins (SP), realiza nos dias 26 a 28, mais uma edição do Curso Bíblico Ecumênico Diocesano.
Neste ano a Paróquia São Sebastião, tendo a frente o padre Eder Zechi, acolhe e organiza esse encontro de comunhão diocesana, formação e espiritualidade em torno da Palavra de Deus.
No mês de setembro, o frei Carlos Mesters trabalhará textos do Livro do Êxodo, refletindo sobre "A Caminhada do Povo de Deus". Como continuidade dessa reflexão, toda a diocese é convidada a participar dos encontros bíblicos em comunidade, no mês de setembro.
Segundo os organizadores do Curso Bíblico Ecumênico, o maior objetivo do curso é oferecer aos participantes mais conhecimentos sobre o texto do Livro do Êxodo e colocar a Palavra de Deus no centro da vida pastoral da diocese e de todos os fiéis que a constitui.  
       
A Capital Federal será sede, em outubro, do 5º Congresso de Psicologia, evento organizado pela Equipe de Reflexão Psicológica da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB).
O evento tem como tema “Diferentes gerações na Vida Religiosa hoje: Desafios e Perspectivas”. O Congresso acontecerá de 13 a 16 de outubro de 2011, no Colégio CorJesu, em Brasília (DF). Entre os conferencistas estão: padre João Batista Libânio, escritor e doutor em Teologia e mestre na FAJE (faculdade Jesuíta de Belo Horizonte-MG); Brenda Carranza, doutora em Ciências Sociais da Unicamp; Geraldo José de Paiva, pós-doutor em Psicologia da Religião e irmão Paulo Dullius, doutor em Antropologia Filosófica.
O 5º Congresso de Psicologia visa favorecer aos participantes a oportunidade de conhecer e compreender as características das diferentes gerações na Vida Religiosa Consagrada, hoje, e suas implicações na vivência e desempenho da missão.
Outras informações acesse o site da CRB no endereço eletrônico www.crbnacional.org.br. 
       
O arcebispo de Palmas (TO) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Pedro Brito, escreveu uma mensagem a todos os religiosos e religiosas, por motivo do Dia do Religioso, comemorado no dia 21, e que se celebra sempre no terceiro domingo de agosto.
Segundo o texto de dom Pedro Brito, a Vida Consagrada é um caminho de especial seguimento de Cristo. “É um deixar tudo para estar com Cristo e colocar-se com Ele ao serviço de Deus e dos irmãos. É entrega total ao Senhor da vida, é acolhimento total de Cristo na própria vida e na vida da Igreja. O consagrado, a consagrada faz de Cristo o sentido total da própria vida; preocupa-se em reproduzir, na medida do possível, ‘aquela forma de vida que o Filho de Deus assumiu ao entrar no mundo’ (LG 44)”.
Do Pedro ainda destaca que hoje a sociedade questiona a vida religiosa, principalmente através de duas perguntas: “Por que se consagrar? Para que se consagrar?”, e ele responde. “Só há uma resposta à primeira pergunta: é por amor a Jesus, aquele sobre o qual repousa o Espírito do Pai; E para a segunda resposta, para amar a Jesus e as pessoas a quem os consagrados são chamados a servir com humildade, característica de João Batista, o precursor que veio preparar os caminhos do Senhor”, afirmou.
“Aceitem, portanto, da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, o nosso abraço, cheio de ternura e amor. Que neste dia, do nascente ao poente, todos os raios do sol, todos os pingos de chuva, todas as luzes da lua e das estrelas, todas as vozes, todas as mãos, todas as flores dos jardins, irradiem, reguem, iluminem, proclamem, aplaudam, enfeitem e perfumem este dia, em homenagem a vocês”, finaliza dom Pedro Brito.
    
       
O secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leonardo Ulrich Steiner, divulgou nota manifestando o pesar da entidade pela morte de dom Clemente Isnar, ocorrida ontem, em Recife (PE). Segundo a nota, dom Clemente "marcou a história da Igreja no Brasil" e deixou um legado que "honra o episcopado brasileiro".
Dom Clemente foi o primeiro bispo de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, e vice-presidente da CNBB, de 1979 a 1983. É reconhecido por sua atuação na vida litúrgica da Igreja no Brasil. De acordo com o secretário da CNBB, dom Clemente tornou-se "o responsável direto pela reforma litúrgica no Brasil".
Leia, abaixo, a íntegra da nota
 Nota de pesar pelo falecimento de Dom Clemente Isnard

“Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé” (2Tm 4,7)
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB recebeu com profunda tristeza a notícia do falecimento do bispo emérito de Nova Friburgo-RJ e ex-vice-presidente da CNBB, Dom Clemente José Carlos Isnard, OSB, ocorrido ontem, em Recife-PE.
Dádiva de Deus por seu fecundo ministério, Dom Clemente marcou a história da Igreja no Brasil, deixando um legado que honra a Diocese que pastoreou por 32 anos e o episcopado brasileiro com o qual manteve estreita comunhão ao longo de seus 51 anos de ministério episcopal.  
Com atuação destacada nas discussões sobre a Liturgia durante o Concílio Vaticano II, Dom Clemente foi nomeado pelo Papa Paulo VI, em 1964, membro do Conselho para a execução da Constituição sobre a Sagrada Liturgia do Concílio e, cinco anos mais tarde, membro da recém-criada Sagrada Congregação para o Culto Divino.  No Brasil, no mesmo ano de 1964, foi eleito Presidente da Comissão Litúrgica da CNBB, cargo que exerceu por 23 anos, tornando-se o responsável direto pela reforma litúrgica no Brasil.
Dom Clemente exerceu, ainda, diversas funções e cargos, tanto na CNBB quanto no Conselho Episcopal Latino-americano – CELAM, em todos contribuindo para a construção do Reino de Deus. Animado pelo seu lema episcopal, “Seguindo a Ti como pastor”, consumiu sua vida no serviço à Igreja, que tanto amou.
Ao manifestar seu pesar pela morte de Dom Clemente, a CNBB presta sua solidariedade aos seus familiares, à Diocese de Nova Friburgo e à Ordem de São Bento. Eleva, ao mesmo tempo, uma prece de gratidão e esperança a Deus em favor deste apóstolo de Cristo que, como São Paulo, pôde dizer: “Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé”.
Brasília, 25 de agosto de 2011
+Leonardo Ulrich Steiner
Bispo da Prelazia de São Félix do Araguaia
Secretário Geral da CNBB       
       
A diocese de Barra do Piraí/Volta Redonda convida para a Missa de Posse do novo bispo diocesano, dom Francisco Biasin neste domingo, dia 28, às 10h, na Ilha São João, em Volta Redonda. Cerca de 20 mil pessoas são esperadas para a celebração, que contará com a presença de fiéis de 12 municípios da diocese.
Dom Francisco Biasin nasceu em Arzercavalli, Pádua, Itália, em setembro 1943. É filho de Attilio Biasin e Vitória Biasin, ordenado sacerdote em 1968 e bispo em 2003. Foi transferido da diocese de Pesqueira (PE).    
       
Padres e religiosas, da diocese de Guanhães (MG), se reuniram para pensar o papel da juventude na vida da Igreja. Na oportunidade, discutiram também os rumos da Pastoral da Juventude na diocese. Na residência episcopal, diversas foram as abordagens apresentadas e refletidas pelos participantes. O encontro dos agentes de pastoral iniciou no dia 23 e terminou ontem, 24.
Para conduzir os trabalhos, os coordenadores da equipe diocesana da Pastoral da Juventude convidaram a assessora do Instituto de Pastoral da Juventude, do Regional Leste 2 da CNBB (Espírito Santo e Minas Gerais), Susana Maria Maia, de Belo Horizonte (MG). Formada em serviço social, tem especialização em Juventude no Mundo Contemporâneo pela Faculdade dos Jesuítas (FAJE-BH) e pela Rede Brasileira de Centros e Institutos.
Nos últimos dois anos, a coordenação da Pastoral da Juventude tem realizado encontros mensais nas paróquias da diocese com o objetivo de articular o serviço da PJ. O padre José Aparecido dos Santos e a irmã Ângela Margarida de Freitas, assessores da equipe diocesana da Pastoral da Juventude, acompanham todas as atividades, estimulando a formação de líderes jovens nas comunidades paroquiais.      
       
O papa Bento XVI anunciou ontem, 24, o lema da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de 2013, que será realizada na cidade do Rio de Janeiro. O Santo Padre comunicou que a JMJ do Rio terá como lema “Ide e fazei discípulos todos os povos”, frase tirada do Evangelho segundo Mateus.
O anúncio foi feito durante a audiência geral, realizada na residência apostólica de Castel Gandolfo e dedicada à Jornada Mundial da Juventude de Madri. A JMJ 2011 foi realizada na capital espanhola entre os últimos dias 16 e 21 de agosto. Bento XVI foi a Madri para participar do evento e dialogar com jovens católicos do mundo todo.
“O encontro em Madri foi uma magnífica manifestação de fé para a Espanha e para o mundo”, disse o papa, definindo o evento como “emocionante”. “Cerca de dois milhões de jovens de todos os Continentes viveram, com alegria, uma formidável experiência de fraternidade, de encontro com o Senhor, de partilha e crescimento na fé: uma verdadeira cascata de luz”, afirmou Bento XVI.
       
Foi divulgada a carta final do 13º Congresso Nacional da Pastoral Familiar realizado nos dias 19 a 21, em Belo Horizonte (MG). O encontro reuniu cerca de mil pessoas discutiu temas relacionados à “Família, pessoa e sociedade”.
Na carta a Pastoral destaca que a família é o ambiente de encontro e de relacionamento entre as pessoas, sendo assim “um espaço de convivência humana ao qual cada membro pertence”. A Pastoral Familiar sublinha ainda que “reconhece sua missão como incentivadora de uma experiência familiar como desejo vivo de comunhão entre as pessoas, tendo como modelo a comunhão trinitária, para que os membros de cada família sejam iluminados pelo Espírito Santo em sua vivência de fé, fraternidade e caridade”, diz outro trecho.
Para concluir, é frisado que as pessoas precisam se reconhecer como membros das famílias. “Que cada pessoa se reconheça como membro de sua família e participante da sociedade, ciente que todos “somos cidadãos e membros da família de Deus” (cf. Ef2,19) e por isso cada um é co-responsável pelo bem do mundo, nossa casa”.
     
       
Após quatro meses da realização da 1ª Semana de Formação Missionária para Párocos e Vigários, promovida pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) em parceria com o Centro Cultural Missionário (CCM), a formação volta a acontecer. Será novamente na sede nacional das POM, em Brasília, nos dias 3 a 7 de outubro. Segundo o diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias, padre Camilo Pauletti, a formação tem o objetivo de conscientizar os párocos e vigários da importância da missão na vida da Igreja.
"Estes encontros são momentos oportunos para ajudar a darmos um passo importante na animação missionária, nas paróquias, junto ao nosso povo, principalmente com o compromisso de que a missão vai além de nós, não tem fronteiras", explicou padre Camilo. Ainda segundo ele, "a questão missionária deve ser uma linha transversal de todas as pastorais e movimentos que existem em nossa Igreja".
O secretário nacional da Pontifícia União Missionária e São Pedro Apóstolo, padre Savio Corinaldesi, diz que a realização de encontros de formação como esse, são fundamentais e refletem o papel desenvolvido pelas POM em colaboração à dimensão missionária. "Nossa intenção é chegar o máximo possível junto às pessoas que tem influência na Igreja e encontros dessa natureza refletem essa meta", sublinhou.
O curso também responde ao forte apelo do papa Bento XVI que, na Mensagem para o Dia Mundial das Missões 2011, chama a atenção para a importância da dimensão missionária. "O anúncio incessante do Evangelho vivifica também a Igreja, o seu fervor e o seu espírito apostólico, renova os seus métodos pastorais, para que sejam cada vez mais apropriados às novas situações - inclusive as que exigem uma nova evangelização - e animados pelo impulso missionário", diz o pontífice num trecho do texto.
Da mesma forma, o Documento de Aparecida (DAp) é outro impulsionador da formação missionária para os párocos. "Um dos maiores desejos que se têm expressado nas Igrejas da América Latina e do Caribe, motivando a preparação da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano, é o de uma valente ação renovadora das paróquias, a fim de que sejam de verdade espaços da iniciação cristã, da educação e celebração da fé, abertas à diversidade de carismas, serviços e ministérios [...]", aponta o DAp, que completa: "A V Conferência Geral é uma oportunidade para que todas as paróquias se tornem missionárias", conclui.
Temáticas
Durante o curso serão abordados temas como "Kairós da missão nos documentos do magistério com enfoque pastoral: do Vaticano II até Aparecida", com o secretário executivo do CCM, padre Estêvão Raschietti; "A caminhada Missionária da Igreja no Brasil desde a fundação da CNBB", com o fundador do Instituto Jesus Missionário dos Pobres, padre Gervásio Queiroga; "Organograma Missionário da Igreja no Brasil: Pontifícias Obras Missionárias, Campanha Missionária, Dia Mundial das Missões, Mês das Missões, com a equipe de secretários e direção nacional das POM".
Inscrições
Os interessados podem se inscrever por meio do preenchimento da ficha no site das POM (em breve aqui) e remeter pelo endereço postal das POM ou pelo próprio site no formulário disponível abaixo. O número de vagas é limitado, portanto, as inscrições serão aceitas pela ordem de chegada.  
       
O 11º Nordestão de Presbíteros promovido pelo Regional Nordeste 4 da CNBB (Piauí) realizado em Teresina desde segunda-feira, 22, termina hoje, 25. Nesta terça-feira, o evento teve a presença do secretário geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, que falou sobre os riscos, medos, mitos e a atuação dos padres na comunidade.
Na primeira conferência, dom Leonardo e os presbíteros congregaram experiências e discutiram vários assuntos referentes à identidade e atividade do clero na sociedade.  “Nós como presbíteros temos que ser mais fraternos, devemos valorizar os leigos e nós mesmos para formarmos uma família presbiteral”, enfatizou dom Leonardo.
O secretário executivo do Regional Nordeste 4 avalia o encontro como importante para o fortalecimento da identidade regional do trabalho da igreja. “A realidade do Nordeste é diferenciada das outras regiões do nosso país, e essa reunião, que é feita de dois em dois anos tem o intuito de fazer com que os presbíteros de todas as dioceses mostrem suas experiências, seu trabalho e sua doação, o que certamente nos ajudará a conhecer melhor nossa própria realidade”, disse.
De acordo com o padre Sergio Reis, da diocese de Barreiras (BA), o Nordestão é uma ocasião de troca de conhecimento entre os presbíteros. “levaremos experiências para as dioceses. O Nordestão serve de elo, ligação e nos ajuda a refletir sobre nossas vidas”.
O 11º Nordestão de Presbíteros discute o tema “Identidade do Presbítero no Nordeste” e reúne cerca de 200 representantes de paróquias e dioceses dos cinco Regionais do Nordeste. O evento termina nesta quinta-feira, 25.     
       
Em moção de pesar e solidariedade pela morte de Ludersvoni Pires, de 28 anos, vítima do atentado ao ônibus na aldeia Cachoeirinha (MS), o Conselho Indigenista Missionário do Regional Oeste 1 da CNBB (Mato Grosso do Sul) manifestou indignação. “Repudiamos esta omissão e descaso do Estado brasileiro, que gera, a cada dia mais e mais violência e agressão contra as vidas e os direitos constitucionais destes povos”, diz o texto.
O Cimi pede que a Polícia Federal conclua as investigações e puna os responsáveis e ao Ministério Público Federal que acompanhe o processo para dar respostas efetivas ao povo Terena de Mato Grosso do Sul.
O atentado ocorreu no dia 3 de junho de 2011, deixando quatro pessoas com queimaduras graves, internadas na Santa Casa de Campo Grande. Foi lançada uma garrafa com líquido explosivo no veículo, que transportava 30 estudantes indígenas do Ensino Médio. Os índios de Cachoeirinha lutam pela ampliação da terra que foi reconhecida como área indígena por portaria do Ministério da Justiça, em 2007.

       
Morreu hoje, por volta das 18h, em Recife (PE), o bispo emérito de Nova Friburgo (RJ), e ex-vice-presidente da CNBB, dom Clemente José Carlos Isnard, de 94 anos, uma das grandes referências de liturgia da Igreja no Brasil. Dom Clemente teve uma parada respiratória, pouco depois de ter feito  fisioterapia. O sepultamente de seu corpo será amanhã, 25, no final da tarde, no Mosteiro de São Bento de Olinda. O horário ainda não foi divulgado.
Dom Clemente nasceu no Rio de Janeiro em 8 de julho de 1917 e pertencia à Ordem de São Bento (beneditino). Recebeu a ordenação presbiteral em dezembro de 1942. Em 25 de julho de 1960, foi ordenado bispo para a diocese de Nova Friburgo, onde esteve até ficar emérito em 1992. A partir desta data, tornou-se vigário geral da diocese de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro até o ano de 2004.
Dom Clemente tinha como lema episcopal “Seguindo a Ti como pastor”. Exerceu inúmeras atividades, tendo destacada atuação no Concílio Ecumênico Vaticano II em relação à liturgia. Foi membro do Conselho Federal de Cultura (1961), do Conselho Estadual de Educação (1961-1964) e do Conselho para Execução da Constituição de Liturgia (1964-1969).
Foi, ainda, Secretário Nacional de Liturgia (1964); Membro da Comissão Episcopal Pastoral da CNBB; Vice-presidente da CNBB (1979-1982); presidente do Departamento de Liturgia do CELAM (1979-1982); 2º Vice-presidente do CELAM (1983-1987); membro da Congregação para o Culto Divino; membro do 1º Sínodo dos Bispos em 1967.
Dom Clemente participou também das Conferências do Episcopado Latino-americano de Puebla (1979) e Santo Domingo (1992).
       
ENDEREÇO       
       
Assessoria de Imprensa da CNBB
E-mail:
Site:
Tel.: (61) 2103-8313
Fax: (61) 2103-8303    

Nenhum comentário:

Postar um comentário