quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Notícias da CNBB

REFLEXÃO  - Lc 4, 31-37
As pessoas ficam admiradas com Jesus, porque ele ensina como quem tem autoridade. De onde vem a autoridade de Jesus? Não é uma autoridade política, pois Jesus não ocupava nenhum cargo importante na sociedade, e não é uma autoridade religiosa institucional, já que Jesus não tinha nenhuma função importante no templo ou na sinagoga. Podemos afirmar que a sua autoridade vem de si próprio, pois ele é Deus, mas o povo não sabia disso. O povo percebe a autoridade de Jesus a partir da coerência entre a sua pregação e a sua vida, compromissada com os pobres, necessitados e oprimidos, numa constante e vitoriosa luta contra todo tipo de mal.    
NOTÍCIAS     
Pedido para iniciar processo de beatificação de D. Luciano será enviado à Santa Sé
Nota de pesar do arcebispo da Paraíba pelo falecimento de dom Bruno Gamberini
Arquidiocese de Maringá oferece curso de “Comunicação litúrgica”
Conferência Episcopal do Paraguai lança projeto de ajuda ao povo da Somália
Pastoral da Juventude do Regional Sul 4 promove o 6º Fórum de Assessores
Jovens de Colatina em Marcha contra a Violência
“Dimensão Bíblica” é tema de atualização dos leigos da diocese de Marília
Retiro Missionário reúne 1.500 pessoas na diocese de Umuarama
ACESSE TAMBÉM: www.cnbb.org.br/liturgia
Notícias: www.cnbb.org.br
Liturgia Diária



Termina hoje o Ramadã, mês em que os mulçumanos praticam o jejum ritual. Em mensagem divulgada há duas semanas, o Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso saúda os mulçumanos pela data e os convida, juntamente com os cristãos, a promoverem a dimensão espiritual da pessoa humana.
Segundo a mensagem, a transmissão de valores humanos e morais às jovens gerações é uma preocupação comum a cristãos e mulçumanos. “Toca a nós fazer-lhes descobrir que existe o bem e o mal, que a consciência é um santuário que se deve respeitar, que cultivar a dimensão espiritual torna mais responsáveis, mais solidários, mais disponíveis para o bem comum”, diz o texto.

Leia, abaixo, a íntegra da mensagem
Mensagem do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso
Cristãos e muçulmanos: promover a dimensão espiritual do homem

Caros Amigos Muçulmanos,
1. A conclusão do mês do Ramadã oferece ao Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-religioso a agradável ocasião para dirigir os votos mais cordiais para que os esforços envidados generosamente durante este mês obtenham todos os frutos espirituais esperados.
2. Este ano, pensamos que era oportuno privilegiar o tema da dimensão espiritual da pessoa humana. Trata-se de uma realidade que cristãos e muçulmanos consideram de primaria importância perante os desafios do materialismo e do secularismo. A relação de cada homem com a transcendência não é um fato contingente da história, mas pertence à natureza humana. Nós não acreditamos por acaso, mas estamos convencidos – fazemos a experiência – de que Deus nos guia no nosso caminho!
3. Cristãos e muçulmanos, para além das suas diferenças, reconhecem a dignidade da pessoa humana dotada de direitos e de deveres. Eles pensam que a inteligência e a liberdade são outros tantos dons que devem encorajar os crentes a reconhecer estes valores que são partilhados porque se fundam sobre a mesma natureza humana.
4. É por isso que a transmissão destes valores humanos e morais às jovens gerações constitui uma preocupação comum. Toca a nós fazer-lhes descobrir que existe o bem e o mal, que a consciência é um santuário que se deve respeitar, que cultivar a dimensão espiritual torna mais responsáveis, mais solidários, mais disponíveis para o bem comum.
5. Demasiadas vezes cristãos e muçulmanos são testemunhas da violação do sagrado, da desconfiança de que são objeto todos aqueles que se dizem crentes. Não podemos senão denunciar todas as formas de fanatismo e de intimidação, os preconceitos e as polêmicas, bem como as descriminações de que às vezes são objeto os crentes na vida social e política bem como nos mass media.
6. Espiritualmente estamos próximos de vós, caros amigos, pedindo a Deus que vos conceda renovadas energias espirituais, e vos apresentamos os nossos melhores votos de paz e de felicidade.
Cardeal Jean-Louis Tauran
Presidente

D. Pier Luigi Celata
Secretário     

       
No último dia 26, uma missa na Catedral de Mariana, presidida pelo arcebispo emérito de Belo Horizonte (MG), cardeal Serafim Fernandes de Araújo, lembrou os cinco anos da morte de dom Luciano Mendes de Almeida, arcebispo de Mariana por 18 anos, de 1988 a 2006. Na ocasião, o arcebispo de Mariana, dom Geraldo Lyrio Rocha, anunciou o que já havia antecipado em maio, durante a assembleia geral da CNBB: vai solicitar à Santa Sé autorização para iniciar o processo de beatificação de dom Luciano.
“Após cinco anos do falecimento de Dom Luciano, comunico oficialmente que, com o apoio dos bispos brasileiros, a arquidiocese de Mariana, iniciará o que é necessário para obter da Sé Apostólica a autorização para dar início ao processo de beatificação do quarto arcebispo de Mariana, dom Luciano Pedro Mendes de Almeida”, disse dom Geraldo.
Dom Luciano morreu no dia 27 de agosto de 2006, em decorrência de falência múltipla dos órgãos. Ele é reconhecido por sua inteligência brilhante e atuação firme na defesa dos direitos humanos e cuidado com os mais pobres, tendo sido secretário e presidente da CNBB por dois mandatos consecutivos em cada um dos cargos. Sua fama de santidade já corre entre o povo e seu túmulo, na cripta da catedral de Mariana, é permanentemente visitado pelos fiéis.
O pedido à Santa Sé vai respaldado por mais de 300 bispos que, na assembleia da CNBB, assinaram a petição a ser encaminhada por dom Geraldo à Congregação para a Causa dos Santos solicitando o nihil obstat (nada impede) para iniciar o processo de beatificação.
Uma vez autorizado o pedido, a arquidiocese instaurará um Tribunal Específico para conduzir a causa. O Tribunal ouvirá as pessoas que serão chamadas a depor no processo mediante um questionário elaborado pela própria Santa Sé. “Há todo um ritual e muitas formalidades que são determinadas no procedimento de um processo para a beatificação”, explicou dom Geraldo.
Para dom Geraldo, o atual momento representa, para a arquidiocese de Mariana, a importância de dom Luciano. “Sem desmerecer seus antecessores, dom Luciano tem um significado muito especial, e aqui deixou marcas de extraordinária importância. A atual estrutura pastoral que temos na arquidiocese de Mariana, o dinamismo pastoral que foi aqui implantado, esta abertura para a questão social, a defesa dos direitos humanos e, sobretudo, o serviço aos pobres com tantas obras sociais. Tudo isso, nós agradecemos a dom Luciano”.
Comenda
A Faculdade Arquidiocesana de Mariana realizou, na sexta-feira, 26, o ato solene de outorga da “Comenda Dom Luciano Mendes de Almeida do Mérito Educacional e Responsabilidade Social".
Foram homenageados o cardeal dom Paulo Evaristo Arns, arcebispo emérito do São Paulo (SP), ausente por motivo de saúde; o cardeal dom Serafim Fernandes de Araújo, arcebispo emérito de Belo Horizonte (MG); padre Paulo Vicente Ribeiro Nobre, assessor arquidiocesano da Dimensão Catequética da Arquidiocese de Mariana; irmã Carmem Mendes de Carvalho, coordenadora da residência arquiepiscopal durante o episcopado de dom Luciano; irmã Neusa Quirino Simões (Companhia de Maria), ex-secretária de dom Luciano na CNBB e o Núcleo de Apoio aos Toxicômanos e Alcoólatras de Ouro Preto, Grupo NATA.
São Paulo
No domingo, 28, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, inaugurou, na zona leste da cidade, um novo viaduto, que recebeu o nome Viaduto Dom Luciano Mendes de Almeida. O arcebispo, que era carioca, foi bispo auxiliar de São Paulo, na Região Belém, durante 12 anos, de 1976 a 1988. Em São Paulo, ele fundou a Pastoral do Menor, que hoje atua em todo o país, e inaugurou outras obras de atendimento aos pobres.      
       
O arcebispo da Paraíba (PB), dom Aldo Pagotto, escreveu uma nota de pesar endereçada ao fieis, amigos e parentes de dom Bruno Gamberini, arcebispo de Campinas (SP) que faleceu no último domingo, 28.
Leia abaixo a nota de pesar do arcebispo da Paraíba, dom Aldo di Cillo Pagotto.
Nota de pesar
Queridos Irmãos em Cristo Ressuscitado,
Recebam, em meu nome e no nome de nosso Presbitério, as condolências de profundo pesar pelo passamento de nosso amado e inesquecível Dom Bruno Gamberini.
Após um longo calvário de provações, assim a vontade do Senhor se manifestou ao seu respeito. Ele foi transferido definitivamente para junto à Trindade Santa.
Compreendemos que o seu espaço já não pertencia mais às realidades terrenas. Agora ele será mais um dos nossos intercessores.
De lá continuará a zelar pelo nosso amor e correspondência de fidelidade ao Reino e à Igreja. Dom Bruno nos ensinou a amar de verdade, com sinceridade, com alegria, fazendo de nossa vida um dom de gratuidade e generosidade.
Com os meus sinceros votos de pesar, entanto auspicio a fecundidade apostólica a todos e a cada um dois irmãos no Presbitério diante da nova situação que se imposta.
Recebam, pois, a minha prece com o meu terno abraço de gratidão por tudo o que Dom Bruno representou para mim e para todo o povo de Deus a quem sempre serviu com brilhantismo.
Em sinal de comunhão na caridade, com respeito e amizade,
João Pessoa (PB), 28 de agosto de 2011.
In Iesu et Maria
+ Aldo di Cillo Pagotto, sss
Arcebispo Metropolitano da Paraíba
     
       
A Pastoral de Liturgia e Canto da arquidiocese de Maringá (PR) promove, no dia 25 de setembro, uma formação para os agentes que trabalham com a Pastoral nas paróquias. O tema será: “Comunicação litúrgica”.
O encontro, que será realizado no Colégio Santo Inácio, vai ser assessorado pelo frei José Ariovaldo da Silva, doutor em Liturgia pelo Pontifício Instituto Litúrgico Santo Anselmo, de Roma, professor de Liturgia no Instituto Teológico Franciscano (ITF), em Petrópolis (RJ). Frei José Ariovaldo da Silva faz parte da Equipe de Reflexão da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
As inscrições podem ser feitas até o dia 9 de setembro. A taxa de inscrição custa 15 reais por pessoa com almoço e material incluídos. A acolhida está marcada para às 7h30 e o término às 17h.
       
Concluiu-se neste fim de semana, em Assunção, a 191ª Assembleia Plenária dos Bispos do Paraguai. Os bispos refletiram sobre a presença da Igreja Católica no Paraguai, avaliaram o andamento da Missão Continental e a crise da família no país. Além disso, os religiosos examinaram e aprovaram uma proposta para a criação de novas jurisdições eclesiásticas a fim de promover a nova evangelização, segundo as diretrizes de ação pastoral elaboradas pelo episcopado paraguaio para a Missão Continental.
A Conferência Episcopal do Paraguai refletiu sobre a situação de emergência humanitária na Somália. A esse propósito será lançada, em setembro próximo, uma campanha de conscientização intitulada "Quem é o meu próximo? Tive fome e me destes de comer".
Também em setembro, no domingo, 25, se realizará uma coleta nas paróquias paraguaias e a soma arrecadada será enviada à Igreja e ao povo somali através da Caritas Internacional.
No próximo ano, a Igreja paraguaia lançará um plano pastoral trienal dedicado à família, tema considerado pelos bispos como prioridade da nova evangelização. Para cada ano, está previsto um tema específico: 2012, Família e matrimônio, 2013, Família e pessoas, e 2014, Vida e família aberta à sociedade. 
       
Com o objetivo de refletir sobre os jovens no século 21, aconteceu, nos dias 27 e 28, em Salete (SC), o 6º Fórum Regional de Assessores promovido pela Pastoral da Juventude do Regional Sul 4 da CNBB (Santa Catarina).
O fórum foi assessorado pela socióloga Carmem Lúcia Teixeira, da Casa da Juventude de Goiânia (GO), onde o grupo pôde refletir o processo de educação da fé a partir do processo de convocação, formação de lideranças e acompanhamento, tendo em vista as mudanças e transformações na sociedade contemporânea.
Analisou-se ainda, o caminho que se tem a percorrer no trabalho de assessoria e acompanhamento aos jovens, bem como pistas de ação para que estes grupos possam ser cada vez mais espaços de vivência comunitária e formação integral para os jovens.
Estiveram presentes mais de 50 pessoas, compreendendo leigos, padres, religiosos e religiosas de oito dioceses do estado de Santa Catarina.    
       
Neste sábado, 3 de setembro, os jovens da sede diocesana de Colatina (ES) promovem, um aquecimento para o Dia Nacional da Juventude (DNJ), que acontece em outubro.
A Pré-Marcha contra a Violência e o Extermínio de Jovens reúne cristãos de toda a cidade numa grande manifestação de fé e em favor da vida.
A concentração foi em frente ao Plenotel, às 7h30. A caminhada tem início às 9h e percorre a Avenida Getúlio Vargas até a Praça Sol Poente. Na chegada, haverá café da manhã e show com a banda Redentores.
O evento encerra com celebração da santa missa, às 11h.
DNJ
Os jovens de todo o Espírito Santo tem um encontro marcado no dia 30 de outubro, em Vitória. É a comemoração do Dia Nacional da Juventude (DNJ) que, este ano, será realizado pelas quatro dioceses do estado em um só evento. O grande apelo desta edição é contra a violência e extermínio de jovens. Uma marcha irá percorrer as ruas da capital pedindo paz.       
       
A diocese de Marília (SP) realizou nos dias 26 a 28, no município de Tupã, o curso de atualização para leigos. O roteiro do evento foi o mesmo aplicado no curso de atualização do clero diocesano. O tema do encontro foi “Dimensão Bíblica na Pastoral Catequética”, abordado pelo padre Luiz Gonzaga Bolinelli, da Congregação dos Padres da Doutrina Cristã, da diocese de Santos. O assessor teve como base de sua reflexão as novas Diretrizes Pastorais para a Ação Evangelizadora no Brasil (DGAE). Sua proposta foi motivar os participantes para uma renovação na ação catequética da Igreja, preocupada com as necessidades do atual perfil cristão e os desafios da conversão pessoal, da inserção e compromisso com a comunidade.
“O que queremos é ajudar a entender que no processo de evangelização de iniciação à vida cristã é algo marcante, onde devemos levar a um encontro verdadeiro com Jesus Cristo de tal forma que essa ação tenha conseqüências no jeito de agir das pessoas. Com isso propiciar que, uma pessoa que vive intensamente a sua fé, ajude esse mundo a ficar diferente, a ficar melhor”, explicou o padre Luiz Gonzaga.
O bispo diocesano de Marília, dom Osvado Giuntini, presidiu a missa que deu início à programação. Em sua homilia, ele destacou o exemplo de Santa Mônica como modelo perseverança na caminhada cristã, motivando os leigos a seguirem seus passos. O bispo também comentou a importância do curso: “Como batizados, somos todos membros do Reino de Deus; mas o que Deus quer de nós é que sejamos verdadeiramente seus discípulos”, disse.
Também assessorou o curso, o padre Sidnei de Paula Santos, professor de Bíblia na Faculdade João Paulo II (Fajopa) e vigário da paróquia São Miguel de Marília.
As palestras aconteceram nos períodos da manhã e da tarde sendo intercaladas por momentos de Lectio Divina (Leitura Orante da Bíblia) conduzidos pelo sacerdote.
Após uma última palestra proferida no período da tarde de domingo, os participantes se confraternizaram e retornaram às suas paróquias.
       
O 1º Retiro Missionário Diocesano em preparação às Santas Missões Populares na diocese de Umuarama (PR) foi realizado nos dias 27 e 28 no Centro de Eventos da Unipar, no Campus 3 e contou com a presença de 1.500 pessoas.
O Retiro Missionário Diocesano tem por finalidade capacitar todos os missionários indicados pelas 41 paróquias da diocese de Umuarama. O encontro foi assessorado pelo padre Luis Mosconi de Belém (PA), animador das Santas Missões Populares, que coordena encontros missionários por todo o Brasil e América Latina.
O momento de destaque do encontro aconteceu no sábado, 27, à noite. Cada missionário presente fez sua carta de compromisso para com as Santas Missões e apresentou diante de Jesus Cristo na Eucaristia. Em seguida, cada fiel acendeu uma vela, como sinal de seu compromisso, criando um “mar de velas”, que manteve o centro de eventos aceso, mesmo com todas as luzes apagadas.
O encerramento aconteceu com a celebração da Santa Missa, presidida pelo bispo diocesano, dom João Mamede Filho, que incentivou todos a se deixarem seduzir pelo Cristo, e se disporem com determinação às Santas Missões Populares. Ao final da celebração, os missionários foram enviados para que continuem os trabalhos missionários em suas paróquias, em preparação aos Retiros Missionários Paroquiais.
A Grande Semana Missionária deverá acontecer em 2013.  
       
ENDEREÇO       
       
Assessoria de Imprensa da CNBB
E-mail:
Site:
Tel.: (61) 2103-8313
Fax: (61) 2103-8303    
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário