sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Problemas do Porto de Ilhéus

Representando o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, o secretário de Governo e Ações Estratégicas, Magno Lavigne, participou, na tarde desta quinta-feira (18), de audiência Pública da Câmara de Vereadores, realizada nas instalações do porto. A sessão foi provocada pelas entidades sindicais ligadas ao Porto de Ilhéus, que reclamam do atual estágio de sucateamento do porto, que vem perdendo movimentação para outros portos, principalmente os localizados na Baia de Todos os Santos (Salvador e Aratu).

Segundo o secretário de Governo e Ações Estratégicas, Magno Lavigne, os investimentos para o Porto de Ilhéus sempre fez parte das preocupações do prefeito Newton Lima, nas gestões que têm feito junto aos governos Estadual e Federal. “O entendimento do prefeito Newton Lima é que a atividade portuária precisa tem muito ainda o que crescer em Ilhéus, para acompanhar o desenvolvimento da cidade e da região, que vem recebendo investimentos na área da indústria, comércio e serviços”, acentuou.
Magno Lavigne disse, ainda, que a Prefeitura de Ilhéus sempre foi uma parceira do Porto em todas as ações positivas, haja vista o potencial na geração de emprego e renda para a população ilheense. “Os investimentos no Porto de Ilhéus devem ser priorizados, até porque é a própria Codeba que ressalta as ações realizadas pela diretoria na atração de novos negócios. Enquanto deveríamos comemorar os 100 anos do porto, estamos aqui preocupados com a possível perda de um importante equipamento e Ilhéus não pode perder mais”, ressaltou.
O secretário municipal de Governo informou aos participantes da Audiência Pública que, na próxima terça-feira (23), chegará a Ilhéus uma equipe da Royal Caribbean Cruzeiros para analisar as condições de operação do porto. “A intenção da empresa é colocar Ilhéus nos seus destinos, e para isso vem conferir a estrutura existente no Porto de Ilhéus para realizar os receptivos dos transatlânticos de cruzeiros”, disse.
Segundo Magno Lavigne, o potencial marítimo e portuário de Ilhéus é enorme e são necessários investimentos para recuperar o Porto de Ilhéus, que irá trabalhar com navios médios, o Porto Sul, com grandes transatlânticos, além de um porto pesqueiro e uma marina para embarcações de passeio e esportivas. “Conhecemos nosso potencial e vamos nos unir para reivindicar os investimentos para dotar Ilhéus de uma moderna estrutura portuária”, conclamou.
Problemas e soluções – Para os portuários, o Porto de Ilhéus passa por problemas de gestão, o que vem prejudicando, sensivelmente, o desenvolvimento dos negócios na unidade portuária de Ilhéus. Eles citam o assoreamento do porto, com prejuízo da profundidade para a atracação de navios com calado acima de 10 metros e a falta de incentivos para a operação com soja e eucalipto, além do sucateamento dos equipamentos, a exemplo dos guindastes, como fatores impeditivos de crescimento do porto.
Já o membro do Conselho Portuário, Libério Menezes Filho, disse que o Porto de Ilhéus é viável, principalmente pela tendência mundial da construção de navios com capacidade de 70 mil toneladas e não os supertransatlânticos, como acontecia até há pouco tempo. Libério também ressaltou que a Codeba não vem privilegiando os investimentos para o Porto de Ilhéus, a exemplo do que tem feito nos portos de Salvador e Aratu. “É preciso entender a Bahia com “h” e não apenas com “i”, com tem sido feito ultimamente”, pontuou.
Para os dirigentes da Codeba presentes à audiência, Renato Rocha e Antônio Celso, existem os recursos para os investimentos no Porto de Ilhéus, a exemplo da dragagem de manutenção, que se encontra em fase de licitação. Já em relação à dragagem de aprofundamento do calado para 14 metros, por ser mais complexa, a obra ainda não foi realizada, pois o projeto se encontra há dois anos dependendo da análise no Ibama para a concessão da licença ambiental.
Segundo os dirigentes da Codeba, a empresa espera tornar o Porto de Ilhéus viável, economicamente, e para isso serão realizados os investimentos necessários. Eles informaram que para a dragagem de manutenção já existem recursos da ordem de R$ 4 milhões disponíveis e outros R$ 150 milhões, oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) deverão ser aportados para a modernização do porto.

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