terça-feira, 16 de agosto de 2011

REFLEXÃO  - Mt 19, 16-22
Deus nos ama com amor eterno e, por isso, quer relacionar-se conosco.A partir disso, devemos perceber qual é o verdadeiro sentido da religião.O que caracteriza o verdadeiro cristão não é a mera observância dos mandamentos, mas a busca da perfeição que está no seguimento de Jesus, portanto no relacionamento com ele. Porém, existem valores deste mundo que se tornam obstáculo para este relacionamento, como é o caso dos bens materiais, que impediram o jovem de buscar livremente a vida eterna e a perfeição, através da caridade e do seguimento de Jesus, embora observasse todos os mandamentos.      
 NOTÍCIAS       
       
·       Inscrições abertas para o Encontro da Pastoral da EducaçãoArquidiocese de Salvador promove exposição do Círio de NazaréFocolares promovem o 4º Congresso Nacional de SeminaristasDiocese de Taubaté lembra celebra o Mês Vocacional com caminhadaMarcha luminosa contra a violência e extermínio de jovensManifestação em Brasília pede a aprovação do Estatuto do NascituroBrasil participa do Congresso Mundial das Universidades Católicas, em MadriJMJ: De mochilas nas costasJovens chegam a Madri para encontro com o papawww.cnbb.org.brwww.cnbb.org.br/liturgia  
       
Inscrições abertas para o Encontro da Pastoral da Educaçãowww.diocesedecolatina.org.br/cadastrogeralsecretariadopastoral@diocesedecolatina.org.brArquidiocese de Salvador promove exposição do Círio de NazaréConfira a programação no site da arquidiocese de Salvador.Focolares promovem o 4º Congresso Nacional de SeminaristasDiocese de Taubaté lembra celebra o Mês Vocacional com caminhadaMarcha luminosa contra a violência e extermínio de jovensManifestação em Brasília pede a aprovação do Estatuto do NascituroConfira também a coleta de assinatura online em apoio ao Projeto de Lei do Estatuto do Nascituro.Brasil participa do Congresso Mundial das Universidades Católicas, em MadriJMJ: De mochilas nas costasJovens chegam a Madri para encontro com o papaVeja aqui a agenda do papa na JMJ


imprensa@cnbb.org.br
http://www.cnbb.org.br     
       
ACESSE TAMBÉM:
·       Notícias:
·       Liturgia Diária:  
     
Já estão abertas as inscrições para o 6º Encontro Diocesano da Pastoral da Educação. Este ano, o foco será a educação ambiental, tendo como tema “Educar para a Sustentabilidade”. O evento acontece no dia 24 de setembro, na paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Marilândia (ES).
O palestrante será o professor Fernando Carraro, autor de 20 livros infanto-juvenis, muitos dos quais abordando questões voltadas para ecologia.
Como educar na fé também requer dinamismo e estratégias pedagógicas, os catequistas também estão convidados a participar desse momento, que pretende traçar ações para enfrentar os problemas relacionados ao meio ambiente.
As inscrições para o 6º Encontro Diocesano da Pastoral da Educação devem ser feitas até o dia 9 de setembro. O valor é R$ 15,00. Para efetuar a inscrição, acesse este link .
Outras informações, entre em contato com o Secretariado Diocesano de Pastoral pelo telefone (27) 2102-5000 ou pelo e-mail .      
       
A imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, de Belém do Pará, estará em Salvador (BA), de 18 a 21. A chegada ao aeroporto Internacional Deputado Luis Eduardo Magalhães está marcada para às  15h, de onde a  imagem  segue em carreata até a Catedral Basílica, no Terreiro de Jesus. Missas, vigílias e orações do terço integram a programação da visita, que terá como ponto alto o Círio Luminoso, no dia 19.
Em paralelo as manifestações religiosas, de 19 a 21, acontece uma exposição com objetos do Ciro de Nazaré.  Para a abertura da mostra, no dia 19, a imagem de Nazaré sairá da Catedral Basílica em direção ao Palácio Rio Branco, na Praça Municipal, onde passará o dia. Na exposição o público poderá ver mantos, a berlinda e a corda do Círio, além de peças feitas de muriti, madeira utilizada pelos artesãos de Belém do Pará.
Na noite do dia 19 tem início o Círio Luminoso pelas ruas do centro de Salvador. Os fiéis junto com a imagem sairão da Praça Municipal e subirão a Avenida Sete de Setembro. Na Praça da Piedade seguirão pela Avenida Joana Angélica até a Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, no bairro de Nazaré.  Esta é a primeira vez que a cidade recebe esta manifestação religiosa.
“Nosso coração se alegra como o de um filho que espera por sua mãe. Nossa paróquia está muito animada. Creio que é uma graça de Deus receber a visita da Senhora da Amazônia. Celebraremos o primeiro Círio de Nazaré na terra do Senhor do Bonfim. Será um bem valoroso para a nossa arquidiocese”, revela o pároco de Nossa Senhora de Nazaré e responsável pela vinda da imagem.
A curadora executiva da Diretoria da Festa de Nazaré de Belém do Pará vê na religiosidade baiana semelhanças com a paraense. “A expectativa para Salvador é grandiosa já que é extremamente rica na concepção religiosa. Esta riqueza tem em comum  com o Círio de Belém a hereditariedade dos portugueses. É o ardor religioso, a reverência ao belo, e a sensibilidade e fé do nosso povo”, conclui.
Peregrinação - A imagem de Nossa Senhora de Nazaré de Belém do Pará começou a percorre oficialmente o Brasil em 2007, depois que o Círio de Nazaré foi tombado como Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN). A exposição do Círio já aconteceu no Senado Federal em 2007, em São Paulo em 2008, no Rio de Janeiro em 2009 e no ano de 2010 em Belo Horizonte.
     
       
O Movimentos dos Focolares no Brasil, promove de 3 à 7 de janeiro de 2012 o 4º Congresso Nacional de Seminaristas, em Vargem Grande Paulista, interior de São Paulo (SP). O evento é destinado a todos os seminaristas diocesanos do Brasil (do seminário menor à teologia).
A temática será: “Um Caminho para os novos tempos”. O objetivo é proporcionar aos seminaristas um espaço de reflexão acerca das novas “Diretrizes para a formação dos presbíteros da Igreja no Brasil” e sobre a “Nova Evangelização” no pensamento de João Paulo II e Bento XVI.
Toda a reflexão será norteada pela espiritualidade e eclesiologia de comunhão (cf. NMI, 43). O último congresso (2010), reuniu 160 seminaristas das cinco regiões do Brasil.   
       
No próximo dia 21, a diocese de Taubaté (SP) promove a 7ª Caminhada Vocacional. O evento iniciará às 9h, na Igreja São João Batista, e em seguida a caminhada segue até o momento de adoração e bênção do Santíssimo Sacramento. A caminhada vai também até o monumento do Cristo Redentor, ponto turístico na cidade, onde acontecerá a missa de encerramento da caminhada, presidida pelo bispo de Taubaté, dom Carmo João Rhoden.
São esperadas por volta de duas mil pessoas, entre fiéis, agentes das pastorais, movimentos, congregações religiosas presentes na diocese. O objetivo da Caminhada é celebrar o mês vocacional. ”Queremos animar toda a diocese para a conscientização do mês vocacional”, afirmam os organizadores da Caminhada Vocacional.   
       
A Missão Franciscana do Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul, em parceria com os grupos jovens da paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Rondonópolis (MT) estão organizando, para o próximo dia 11 de setembro, a 2ª Marcha Luminosa Contra a Violência e Extermínio de Jovens.
O tema para este ano será “Pais e filhos em marcha luminosa contra a violência e o extermínio de jovens”, e o lema “A juventude quer viver”.  A marcha é fruto da parceria com o grupo de cursilho da paróquia Sagrado Coração de Jesus que, este ano, ajudará nos encaminhamentos do evento.
Segundo os organizadores da marcha, algumas pesquisas apontam um elevado índice de violência e morte entre os jovens dos dois estados. “Outras pesquisas afirmaram que Rondonópolis, no triênio de 2007 a 2010, matou mais jovens e adolescentes do que a Espanha inteira no mesmo período”, explicam os organizadores da marcha.
A concentração para a marcha será no Aspirantado São Francisco, às 17h.
Campanha da Vela
No mesmo dia, em Rondonópolis, a Missão Franciscana promove a Campanha da Vela Acesa em Prol da Vida, e pede a todos que acendam uma vela, às 18h, como símbolo “da vida e da ressurreição” dos jovens mortos na cidade.       
       
No dia 31 de agosto, a Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF), será palco da 4ª Marcha Nacional da Cidadania pela Vida, que neste ano terá como tema “Quero viver! Você me ajuda?”. A marcha é uma iniciativa do Movimento Nacional da Cidadania pela Vida – Brasil sem Aborto.
O evento acontecerá às 15 horas e pedirá a aprovação do Estatuto do Nascituro (Projeto de Lei 478/2007) que tramita no Congresso Nacional.
“O Brasil já tem leis aprovadas como o Estatuto da Criança e do Adolescente, o Estatuto do Idoso e já existe proposta para aprovar o Estatuto da Juventude. Chegou a hora de o país ter o seu Estatuto do Nascituro, que já foi aprovado na Comissão de Seguridade Social e Família, mas precisa ser aprovado também por mais duas Comissões na Câmara dos Deputados”, diz um dos trechos do panfleto da 4ª Marcha Nacional, que convoca a população para a concentração em frente ao Museu Nacional.
A manifestação pretende ainda entregar 50 mil assinaturas ao Presidente da Câmara dos Deputados, pedindo a aprovação do Estatuto.
      
       
A cidade espanhola de Ávila foi palco do Congresso Mundial de Universidades Católicas e reuniu professores católicos de mais de 40 países e 166 universidades presentes para debater os rumos da Universidade no mundo. O congresso foi organizado pela Universidade Católica de Ávila e foi realizando durante a semana (8 a 13) que antecede a Jornada Mundial da Juventude em Madrid.
Durante o congresso, a cidade de Belo Horizonte (MG) foi escolhida como sede do próximo Congresso, que deve acontecer em 2013.
Houve conferências, mesas temáticas, que abordaram discutiram a Identidade e a Nova Evangelização das Universidades Católicas; A contribuição da educação católica universitária aos direitos humanos e a resposta da Universidade Católica aos grandes desafios da humanidade. Conferencistas de diferentes partes do mundo puderam dar as suas contribuições.
Esteve no evento, representando as instituições do Brasil, o Setor Universidades, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); representantes da arquidiocese de Belo Horizonte; Associação Nacional de Educação Católica (ANEC); Reitores e representantes das Pontifícias Universidades Católicas de: Minas Gerais, Paraná, São Paulo, Goiás; e dos Centros Universitários de São Camilo e Salesianos; Pastoral Universitária de Cascavel e Faculdade de Pará de Minas (FAPAM).
Segundo um dos participantes, o professor Paulo Roberto de Sousa, “Foi uma grande oportunidade para se estimular o dialogo entre as Universidades católicas do mundo e discutir seus desafios contemporâneos”. 
       
MADRI - É cada vez mais intensa a movimentação de jovens em Madri por causa da Jornada Mundial da Juventude, que começa na terça-feira, 16. No IFEMA, na Feria de Madrid, um batalhão de voluntários de vários países confirma a inscrição dos jovens, que recebem uma mochila com material para a jornada. É aí também que os de última hora podem fazer sua inscrição. Na manhã deste domingo, o movimento era pouco e nem precisava enfrentar fila.
No ato da inscrição, cada pessoa pagou uma taxa, segundo as várias opções oferecidas pela organização da Jornada. A taxa varia de 30 euros a 210 euros e as opções são inscrição com alojamento e alimentação; só inscrição e refeições; inscrição e alojamento, sem refeição, ou apenas inscrição.
Na mochila de cada participante inscrito há pelo menos 15 itens como, por exemplo, um livro-guia com as principais informações sobre a jornada, além de dados sobre cidade de Madri e a Espanha. Há também um exemplar do youcat, um catecismo para jovens católicos, com o prólogo escrito pelo papa Bento XVI.
Outros materiais na mochila são “O livro do peregrino”, com orações para o período da JMJ; um exemplar do Evangelho de São Mateus, em seis línguas (Espanhol, Inglês, Italiano, Francês, Alemão e Polonês), além de terço, crucifixo, boné e camiseta.
Os participantes recebem, ainda, um vale transporte que lhe dá direito a se locomover em Madri gratuitamente no período da Jornada e o crachá para os atos centrais da JMJ.
O site oficial da JMJ explica que a participação na Jornada é gratuita e que qualquer pessoa pode assistir aos atos principais, que são a missa de abertura, no dia 16, às 20h; a cerimônia de acolhida do papa, na quinta-feira, 18; a via-sacra, na sexta-feira, 19; a vigília, no sábado, 20, e a missa de encerramento, no domingo, 21. Os inscritos terão lugar reservado para estes atos.
Jovens com deficiência
Segundo o Departamento de Comunicação do evento, a JMJ de Madri será a primeira “plenamente adaptada aos jovens enfermos e com deficiência”. Isso se tornou uma das prioridades dos organizadores, que é “servir estes jovens, garantindo sua participação e protagonismo”.
São esperados 4 mil peregrinos com deficiência, entre os quais cerca de 700 cadeirantes. Mais de 1.500 ficarão alojados em centros adaptados. Segundo a Sala de Imprensa da Jornada, estes jovens ficarão próximo do papa nos atos centrais do evento. No dia 20, às 19:30h, os jovens enfermos e com deficiência receberão a visita de Bento XVI, na Fundação Instituto São José.     
       
MADRI (Espanha) - Jovens de todo o mundo começam a chegar a Madri, na Espanha, para a Jornada Mundial da Juventude, o encontro com o papa que começa na terça-feira, 16, e prossegue até o dia 21. Hoje pela manhã já era grande o movimento no aeroporto internacional de Madri Bajaras com grupos de jovens vindos de todos os países.
O papa Bento XVI chega na quinta-feira, 18, por volta do meio-dia e fica até o fim do encontro, no domingo, 21, quando celebrará a missa de encerramento às 9:30h (horário local), no aeródromo Cuatro Vientos de Madrid. ()
A organização da JMJ montou stands de informações no aeroporto para orientar os visitantes, que normalmente chegam em grupos muito animados. Jovens voluntários, identificados com a camisa da JMJ, fazem o trabalho de acolhida.
Os organizadores estimam que mais de um milhão de jovens deve participar da Jornada. Segundo dados da assessoria de imprensa da JMJ, Manila, nas Filipinas, foi quem mais reuniu jovens para o encontro com o papa, cerca de 5 milhões, em 1995, seguida de Roma, com 2,1 milhões em 2000.
O Brasil, com mais de 14 mil jovens, está entre os países com maior número de participantes na Jornada. A CNBB enviou uma delegação oficial com mais de 500 pessoas, entre as quais mais de 60 bispos. 
       
ENDEREÇO       
       
Assessoria de Imprensa da CNBB
E-mail:
Site:
Tel.: (61) 2103-8313
Fax: (61) 2103-8303    

Nenhum comentário:

Postar um comentário