sexta-feira, 19 de agosto de 2011

TCM realizou o VII Encontro em Ilhéus

Após destacar a importância de gestões públicas responsáveis, o prefeito Newton Lima abriu na manhã desta sexta-feira (19), no Centro de Convenções Luis Eduardo Magalhães, na avenida Soares Lopes, em Ilhéus, o VII Encontro Regional de Capacitação do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) do Estado da Bahia.
 Promovido pelo TCM e pela União dos Municípios da Bahia (UPB), com patrocínio da IPM Brasil e o apoio de associações regionais, o evento foi realizado durante todo o dia reunindo agentes públicos de mais de 80 municípios. A principal proposta do encontro é promover a melhoria da gestão pública em geral, através da orientação técnica dos gestores na elaboração das contas públicas de prefeituras e câmaras municipais.
Além do prefeito anfitrião, o encontro contou com a presença do presidente da UPB e prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, do deputado federal Geraldo Simões, do conselheiro do TCM, Ronaldo Santana (representando o presidente do órgão, Paulo Maracajá), do presidente da Amurc e prefeito de Ibicui, Claudio Dourado, do presidente do Ciapra e prefeito de Piraí do Norte, Heráclito Menezes, do presidente do Mercovale e prefeito de Planaltino, Joseval Alves, do presidente da Câmara de Ilhéus, Edvaldo Nascimento, do prefeito de Itabuna, Nilton Azevedo, e do prefeito de Uruçuca, Moacir Leite, além de diversos outros chefes de executivo municipal da Bahia, presidentes de câmaras, vereadores, técnicos governamentais, assessores e secretários municipais.

O Encontro Regional de Capacitação do TCM-Bahia já passou por Salvador, Porto Seguro, Camaçari, Santa Maria da Vitória, Irecê, Juazeiro e Jacobina, beneficiando mais de cinco mil e quinhentas pessoas, entre prefeitos, vereadores e servidores da administração e da contabilidade municipal. O presidente da UPB e prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, chama atenção para o fato de que, “os encontros surgiram da necessidade de passarmos a ter uma ‘fiscalização orientada’ por parte do Tribunal de Contas, uma vez que muitos prefeitos têm suas contas reprovadas ou aprovadas com ressalvas em virtude de pequenas falhas formais, ocasionadas como resultado do desconhecimento de sua equipe de alguns entendimentos dos auditores e dos inspetores do TCM”, enfatiza. Dados do TCM-BA destacam que dos 417 municípios baianos, 318 tiveram as contas municipais de 2009 aprovadas com ressalvas e 99 tiveram as contas reprovadas. Com o objetivo de mudar este quadro, a União dos Municípios da Bahia (UPB) e o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-BA) decidiram promover 12 encontros visando à capacitação dos gestores públicos.
Para atender a essa proposta, Durante todo o dia desta sexta-feira, técnicos do TCM (Tribunal de Contas dos Municípios) do Estado deram ênfase para alguns temas, como “Gestão Pública Responsável”, “Operacionalização do Siga – Sistema Integrado de Gestão e Auditoria”, “Restos a Pagar” e “Licitações e Contratos”, gerando diversos debates e questionamentos. Os próximos encontros de capacitação acontecerão nas cidades de Vitória da Conquista (2 de setembro), Rui Barbosa (16 de setembro); Alagoinhas (30 de setembro); Jequié (14 de outubro); e Serrinha (28 de outubro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário