terça-feira, 13 de setembro de 2011

Meningite: 68 ja morreram na Bahia e Hospital pede atenção a sintomas da doença

João Sorima Neto (joao.sorima@sp.oglobo.com.br) e Jaqueline Falcão (jaquefalcao@sp.oglobo.com.br

O GLOBO SÃO PAULO - Todas as pessoas, hóspedes e funcionários, que estiveram em hotéis do complexo turísitico Costa do Sauípe, no litoral da Bahia, recentemente, devem ficar atentas aos sintomas de meningite. A recomendação é do Hospital Couto Maia, onde estão internados quatro funcionários do complexo que contraíram a doença. Um deles em estado grave.

Um surto de meningite tipo C foi detectado em dois hotéis do complexo. Sete funcionários apresentaram a doença e três morreram. Os sintomas da doença são febre, dor de cabeça e rigidez na nuca. Caso eles sejam notados, deve-se procurar atendimento médico imediatamente. Este ano, na Bahia, já foram registrados 1.011 casos de meningites, com 68 mortes.
Segundo a assessoria do complexo turístico nenhum hóspede apresentou os sintomas. Mas, na semana passada, foi realizada uma micareta no hotel. Juarez Dias, Coordenador de Emergências e Saúde Pública da Secretaria de Saúde da Bahia, disse que não havia necessidade de interrupção da festa, realizada entre os dias 7 e 10 de setembro.
- O surto foi comunicado tanto para a coordenação da festa Sauípe Folia quanto ao Complexo Sauípe. O evento ocorreu numa arena externa ao hotel e os casos de meningite aconteceram em uma população que trabalhava na cozinha e com arrumação. Não lidavam diretamente com o público e, teoricamente, o risco de disseminação era menor. Por isso, não se optou pela interrupção da atividade - afirma Juarez Dias.
Os hotéis onde os casos foram detectados também continuam funcionando.
O complexo turístico Costa do Sauípe informou que vai promover uma vacinação em massa de todos os funcionários. Segundo a assessoria do hotel, a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde da Bahia foi acionada depois que um de seus funcionários, morador no município de Mata de São João, apresentou-se ao trabalho passando mal, no dia 4 de setembro, com sinais de meningite. O complexo turístico acionou novamente a Vigilância Epidemiológica no dia 10 de setembro quando mais seis funcionários também apresentaram os sintomas da meningite.
Segundo a assessoria de imprensa da Costa do Sauípe, todos os funcionários que apresentaram os sintomas da doença foram internados. Três morreram - dois homens e uma mulher. Os mortos eram moradores dos municípios registrados de Mata de São João, Camaçari e Entre Rios. Os quatro pacientes que permanecem internados residem em Mata de São João. Um dos internados está em estado grave. As três mortes foram registradas no último dia 7, na sexta-feira, dia 9, e no sábado, dia 10. Morreram uma mulher de 54 anos e os dois homens, de 20 e 23 anos.
De acordo com a assessoria de imprensa, todas as medidas determinadas pela Vigilância Epidemiológica foram executadas. Todos os funcionários em atividade receberam a medicação adequada para imunização imediata, evitando a propagação da doença entre eles e para os hóspedes. De acordo com a secretaria de Saúde da Bahia, eles receberam quimioprofilaxia, que consite em aplicação de antibiótico para que a bactéria que causa a doença seja eliminada.
Todos os funcionários que nunca tenham recebido a vacina ou cujo prazo de validade tenha expirado serão vacinados pela Secretaria de Saúde. A bactéria pode ser transmitida ao tossir ou ao falar diretamente com a pessoa contaminada através de gotículas. Os funcionários que moram na mesma cidade das vítimas fatais terão acompanhamento especial.
Como medida preventiva, a Secretaria informou que cerca de 1.800 pessoas que estiveram em Costa do Sauípe neste período receberam medicação para bloquear o surgimento de novos casos. Parentes dos doentes estão sendo monitorados pela Secretaria de Saúde.
- O surto da meningite tipo C foi detectado em dois hotéis. Os doentes moram em cidades próximas ao complexo turístico e utilizam o mesmo transporte público para chegar ao trabalho - diz Juarez Dias, Coordenador de Emergências e Saúde Pública da Secretaria de Saúde da Bahia.
Ainda de acordo com a assessoria do complexo, os funcionários doentes e suas famílias estão recebendo todo apoio.
O complexo turístico Costa do Sauípe tem cinco hotéis e cinco pousadas de luxo. Oferece aos hóspedes 6 quilômetros de praias e está cercado de Mata Atlântica. Há restaurantes, espaços para congressos e piscinas. A diária no hotel mais sofisiticado do complexo, o Sauípe Premium, em um apartamento com vista para o mar, estava cotada a R$ 866 este mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário