quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Notícias da CNBB

REFLEXÃO  - Jo 3, 13-17
Todos os que crêem no Filho de Deus elevado entre o céu e a terra, suspenso na cruz, recebem dele a vida eterna. A cruz, instrumento de suplício e de maldição, torna-se, em Jesus Cristo, instrumento de salvação para todas as pessoas. Por isso, somos convidados a nos associar à cruz de Cristo. Quando falamos em união à cruz, logo pensamos em sofrimento, mas devemos pensar em algo que é mais importante que o sofrimento: Jesus, no alto da cruz, não era nada para si, mas todo para os outros, nos mostrando, assim, que cruz significa não viver para nós mesmos, mas fazer da nossa vida um serviço a Deus e aos irmãos e irmãs. A cruz só pode ser verdadeiramente compreendida sob o horizonte do amor maior.       
 
NOTÍCIAS      
·       Dom Damasceno é homenageado pelo Seminário de Mariana 
·       Papa saúda dom Damasceno pelo seu jubileu episcopal   
·       CNBB realiza o 2º Encontro Nacional dos Bispos Eméritos       
·       Projeto ambiental vira mini-indústria de sabão em Juazeiro    
·       SAV do Regional Leste 2 discute comunicação e elege nova coordenação  
·       Mineiros celebram padroeira do estado 
·       Pastoral do Migrante realiza encontro em Fortaleza    
·       POM apresentam Campanha Missionária à imprensa
·       Diocese de Guanhães lembra os 50 anos de falecimento de Lafayette da Costa    
·       PJ de Caxias do Sul reflete dimensões teológica e sócio-política      
·       Regional Sul 1 envia missionários para a Amazônia     
      
ACESSE TAMBÉM:
·       Notícias: http://www.cnbb.org.br/·       Liturgia Diária: www.cnbb.org.br/liturgia
     
      
Dom Damasceno é homenageado pelo Seminário de Mariana
Ex-aluno do Seminário de Mariana (MG), o arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da CNBB, cardeal Raymundo Damasceno Assis, foi homenageado pelos 25 anos de sua ordenação episcopal durante a missa que presidiu na capela do Seminário São José –Instituto de Teologia – na noite desta terça-feira, 13. O arcebispo de Mariana, dom Geraldo Lyrio Rocha, e o bispo emérito de Oliveira, dom Francisco Barroso Filho, concelebraram com o jubilando.
O arcebispo de Mariana lembrou que dos quase 50 alunos bispos que passaram pelo Seminário de Mariana, três se tornaram cardeais: dom Carlos Carmelo Cardeal de Vasconcelos Motta; dom Frei Lucas Cardeal Moreira Neves e agora, dom Damasceno. Dom Geraldo recordou, ainda, os laços históricos que unem as arquidioceses de Mariana e Aparecida, onde está o cardeal homenageado.
Dom Damasceno agradeceu o convite de dom Geraldo para celebrar seu jubileu de prata no Seminário onde estudou de 1955 a 1960. “Celebrar meu jubileu de prata episcopal aqui em Mariana, no Seminário Maior São José, na companhia dos formadores, seminaristas e alguns familiares e de tantas outras pessoas, é motivo de muita alegria e honra”, disse.
Segundo o cardeal, a celebração lhe permitiu recordar o passado. “A celebração dessa noite faz voltar à minha memória aquelas belas experiências no meu tempo de formação, e devo muito à arquidiocese de Mariana, aos formadores daquele tempo e aos colegas que me ajudaram, seja de uma forma ou de outra, na minha ordenação, no meu episcopado”, sublinhou.
Amanhã, dom Damasceno  recebe as homenagens de seus conterrâneos, em Capela Nova, durante o encerramento da festa da padroeira da cidade, Nossa Senhora das Dores. A missa terá início às 17 horas com transmissão ao vivo pela TV Canção Nova.
      
Papa saúda dom Damasceno pelo seu jubileu episcopal
O papa Bento XVI enviou carta ao arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB, cardeal Raymundo Damasceno, cumprimentando-o pela comemoração dos 25 anos de sua ordenação episcopal, nesta quinta-feira, 15. O Pontífice recorda a caminhada vocacional de dom Damasceno, ressaltando seu zelo no exercício do ministério.
“É bom recordar tua prudente e diligente obra junto aos sacerdotes, aos homens e mulheres consagrados e aos fiéis leigos desta comunidade eclesial, sobretudo no campo da catequese, da liturgia e das obras de caridade”, escreve o papa.
“Sabemos com quanto zelo comunicaste o Evangelho e, com outros trabalhos, cuidaste da reta interpretação da doutrina da Igreja. Segundo os desejos do Concílio Ecumênico Vaticano II e usando de liberalidade e afabilidade com todos os homens de boa vontade, dedicaste todas as forças ao bem espiritual dos fiéis”, acrescenta.
As homenagens ao jubilando começaram no sábado, 10, com uma missa no Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida (SP). Já nesta terça-feira, 13, em Mariana (MG), dom Damasceno recebeu as homenagens do Seminário São, onde estudou de 1955 a 1960. Ele presidiu a missa na capela do Seminário, concelebrada pelo arcebispo de Mariana, dom Geraldo Lyrio Rocha, e pelo bispo emérito de Oliveira (MG), dom Francisco Barroso Filho.
Amanhã, o cardeal comemora seu jubileu de prata episcopal em sua terra natal, Capela Nova (MG), durante a festa da padroeira da cidade, com transmissão ao vivo pela TV Canção Nova.
Leia a íntegra da carta do papa a dom Damasceno.
Ao nosso venerável irmão,
Raymundo Damasceno Assis
Cardeal da Santa Igreja Romana e
Arcebispo Metropolitano de Aparecida
Por estas letras, apraz-Nos enviar a ti, Venerável Irmão nosso, uma sincera e calorosa saudação por ocasião do Jubileu de Prata de Episcopado, que brevemente será celebrado e, de coração transmitir-te os melhores votos e um ardente cumprimento.
De fato, sentido a vocação pra ao sacerdócio desde a juventude, que passaste na Arquidiocese de Mariana, diligentemente te aplicaste às disciplinas da filosofia, da teologia e da catequese, cujos estudos depois continuaste, com zelo, em Roma e Munique. Ordenado sacerdote no dia 19 do mês de março do ano de 1968, com diligência exerceste os encargos pastorais que te foram confiados pela autoridade eclesiástica, anunciando com zelo as verdades salvíficas e administrando os Sacramentos.
Vendo os dotes de teu espírito e mente, no ano de 1986, o bem-aventurado João Paulo II nomeou-te Bispo titular de Nova Petra e Auxiliar de Brasília. É bom recordar tua prudente e diligente obra junto aos sacerdotes, aos homens e mulheres consagrados e aos fiéis leigos desta comunidade eclesial, sobretudo no campo da catequese, da liturgia e das obras de caridade.
No dia 28 do mês de janeiro do ano de 2004, foste nomeado Arcebispo Metropolitano da Igreja de Aparecida, conhecida em todo o mundo por causa do Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Sabemos com quanto zelo comunicaste o Evangelho e, com outros trabalhos, cuidaste da reta interpretação da doutrina da Igreja. Segundo os desejos do Concílio Ecumênico Vaticano II e usando de liberalidade e afabilidade com todos os homens de boa vontade, dedicaste todas as forças ao bem espiritual dos fiéis.
Por isso, considerando especialmente teus dotes e múltiplos dons e também a sã doutrina e a fidelidade ao Magistério da Igreja, de boa vontade, no ano passado, Nós te incluímos no Colégio dos Padres Cardeais.
Cumpriste uma vigorosa obra como Secretário e Presidente do Conselho Episcopal para a América Latina (CELAM) e também como Secretário da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, cujos membros te elegeram Presidente no mês de maio passado, demonstrando-te uma especial confiança e estima. É útil acrescentar também tua ação e habilidade mostradas em assuntos junto ao Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais e junto à Pontifícia Comissão para a América Latina.
Por ocasião do Jubileu de Prata de teu Episcopado, que celebrarás no próximo dia 15 do mês de setembro, desde já nos alegramos e, de todo o nosso coração, te enviamos os melhores cumprimentos e desejos. E enquanto, afetuosamente, te felicitamos por esta memória e pelas muitas iniciativas pastorais, pedimos com insistência ao Divino Pastor que, por intercessão da Bem-aventurada Virgem Maria de Aparecida, te siga com seus auxílios.
Por fim, desejamos que nossa Bênção Apostólica te acompanhe, que a damos como se estivéssemos presentes, e que deve ser comunicada aos diletos filhos e filhas do rebanho confiado ao teu cuidado e a todos que participarão da celebração de teu jubileu.
De Castel Gandolfo, no dia 12 do mês de agosto, do ano de 2011, sétimo de Nosso Pontificado.
Bento XVI, Papa.      
      
CNBB realiza o 2º Encontro Nacional dos Bispos Eméritos
De 26 a 30 de setembro, no Centro de Estudos e Formação do Sumaré, no Rio de Janeiro, acontece o “2º Encontro Nacional dos Bispos Eméritos”. O evento é promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Na carta-convite, enviada a todos os bispos eméritos do Brasil, o presidente da Comissão, dom Pedro Brito, destaca que o curso é um momento de “graça e de bênção, preparado com amor, para a formação permanente dos bispos eméritos aos bispos eméritos“.
O bispo emérito de Mogi das Cruzes (SP), dom Paulo Antonino Mascarenhas, abordará o tema “O bispo emérito na vida e missão da Igreja”. No mesmo dia, o bispo emérito de Blumenau (SC), dom Angélico Sândalo Bernardino fará uma apresentação sobre a “Pastoral na vida do bispo emérito”.
No dia 28 haverá a palestra do professor de Urologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Luiz Carlos Miranda. Em seguida, dom Celso José da Silva Pinto, arcebispo emérito de Teresina (PI), fará uma reflexão sobre o tema: “A espiritualidade na vida do bispo emérito”.
Na programação conta ainda com um painel sobre questões de bioética, orientado pelo integrante da Comissão de Bioética da CNBB, padre Aníbal Gil Lopes. Ainda, neste dia, o bispo emérito de Catanduva (SP), dom Celso de Queirós, fará a reflexão das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, aprovadas na última Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida (SP). 
      
Projeto ambiental vira mini-indústria de sabão em Juazeiro
Foi assinado hoje, 14, na agencia do Banco do Brasil (BB) em Juazeiro (BA) o contrato que firma a parceria entre a Fundação BB e o Projeto Grupo de Apoio Social e Humanitário (GASH), ligado à diocese de Juazeiro, para a criação de uma mini-indústria de sabão à base de óleo de cozinha usado. A iniciativa que visa proteger o meio ambiente é consolida um projeto que vem sendo levado a cabo há cinco meses por voluntários do Movimento dos Vicentinos e paróquia do Cosminho, que representa o GASH.
A assinatura do contrato teve a presença da representante da Fundação BB, Carmem dos Santos, do gerente da agência do BB de Juazeiro e do presidente do GASH, padre José Filipe Pulpahyil. “Cada litro de óleo que jogamos no esgoto ou na pia da cozinha contamina um milhão de litros de água. Por isso, nesse ano em que a Campanha da Fraternidade nos pedia ações de proteção ao meio ambiente, decidimos iniciar esse projeto. Surgiu então a ideia do Sabão Jubileu”, explicou o padre.
Atualmente os voluntários do projeto trabalham de forma artesanal no quintal da paróquia do Cosminho, no Bairro Alagadiço, produzindo cerca de 400 litros de sabão por mês. Para isso eles recolhem em média 200 litros de óleo na vizinhança, evitando que o líquido seja despejado no Rio São Francisco. Além de promover a consciência ecológica, o projeto também viabiliza a aprendizagem de uma atividade que pode possibilitar renda extra para famílias carentes.
Com a assinatura do contrato, a Fundação Banco do Brasil irá doar máquinas para fabricação, corte e embalagem do sabão e também um carro para recolher óleo na cidade. A produção do sabão, que era feita de forma manual, passará a ter características de uma mini-fábrica. “Teremos capacidade de produzir oito toneladas de sabão por mês, reaproveitando quatro mil litros de óleo usado. Mas para isso precisaremos também do apoio da população, nos ajudando com doações de óleo”, informou padre José Filipe.
Os voluntários produzem atualmente sabão em pedra e líquido, que são vendidos a preços simbólicos. A barra do sabão em massa custa R$ 1,00, e meio litro do sabão líquido custa R$ 0,50. O nome Sabão Jubileu foi escolhido para homenagear os 50 anos da diocese de Juazeiro.
Quem quiser contribuir com o trabalho de preservação ao meio ambiente doando óleo de cozinha usado pode entrar em contato com a paróquia através do telefone (74) 3611-8639.  
      
SAV do Regional Leste 2 discute comunicação e elege nova coordenação
“A comunicação a serviço da animação vocacional da juventude”. Com este tema, o Serviço de Animação Vocacional (SAV) do Regional Leste 2 da CNBB (Espírito Santo e Minas Gerais) realizaram sua Assembleia Anual, nos dias 9 a 11, na Casa de Retiros São José, em Belo Horizonte (MG).
Durante o encontro foi analisado o papel das redes sociais como veículos de evangelização e animação vocacional. Os meios foram analisados criticamente, segundo o seminarista Kennedy, da arquidiocese de Diamantina (MG). “Os grupos supervisionaram as estruturas do Facebook, Twitter e Youtube. Chegamos à conclusão de que são meios eficazes para a evangelização e animação vocacional da juventude. Porém, jamais poderão substituir o encontro pessoal com Cristo, com a Igreja, com os irmãos e as irmãs”, afirmou.
Outro momento da Assembleia foi dedicada à eleição dos novos coordenadores das Províncias que compõem o Regional, além de missas, lucernário, oração vespertina, confraternização. A próxima Assembleia está marcada para os dias 16 a 18 de novembro de 2012, no mesmo local.
Nova coordenação
Para o trieiênio (2011–2014) foram eleitos os novos coordenadores das Províncias que compõem o Regional Leste 2: padre Acácio Gonçalves dos Santos (Província Eclesiástica de Diamantina); padre Everaldo Quirino Ferreira (Província Eclesiástica de Belo Horizonte); padre Alexandre José Gonçalves (Província Eclesiástica de Pouso Alegre); padre Ivan José Ribeiro (Província Eclesiástica de Uberaba); diácono Willian Dias da Silva (Província Eclesiástica de Juiz de Fora); Ruan Coutinho da Cruz (Província Eclesiástica de Vitória) e Sueli Mendes Souto (Província Eclesiástica de Montes Claros). Para a coordenação do Regional Leste 2, foi eleito padre Eliseu Donisete de Paiva Gomes, da arquidiocese de Mariana.   
      
Mineiros celebram padroeira do estado
Nesta quinta-feira, 15, fieis da arquidiocese de Belo Horizonte, participam das comemorações pelo dia de Nossa Senhora da Piedade, Padroeira de Minas Gerais, no Santuário Nossa Senhora da Piedade, em Caeté. Desde o dia 3, celebrações especiais, vigílias e momentos de espiritualidade marcam esse jubileu.
Acompanhe a programação15 de setembro - Dia de Nossa Senhora da Piedade
10h - Celebração Eucarística e bênção do perfume
15h - Celebração Eucarística pelos enfermos na Ermida da Padroeira
17h - Adoração Eucarística na Igreja Nova das Romarias
18h - Celebração Eucarística na Igreja Nova das Romarias e bênção das velas
Mais informações: http://bit.ly/oxjfT3 e http://bit.ly/nO68h2 
      
Pastoral do Migrante realiza encontro em Fortaleza
A Pastoral do Migrante, da arquidiocese de Fortaleza (CE), realizou no último dia 11, um encontro na comunidade Missionária Discípulas de Emaús das irmãs missionárias de São Carlos Borromeo, Scalabrinianas. Um dos objetivos do encontro foi acolher as irmãs Eléia Scariot e Maria Nichele, que desde o início de agosto, assumiram a coordenação dos trabalhos realizados pela Pastoral do Migrante na arquidiocese.
No encontro estiveram presentes os membros da Pastoral do Migrante dos municípios de Horizonte, Pecém, e Fortaleza que compartilharam suas experiências e conquistas.  A pauta constou de assuntos como análise e avaliação do cronograma anual; novas perspectivas de atuação; assembleia nacional da Pastoral.
Com 16 anos de caminhada, a Pastoral do Migrante vem realizando sua missão na acolhida, acompanhamento e atendimento aos migrantes internos, às presas estrangeiras, aos estudantes estrangeiros, além da participação ativa e efetiva nas lutas pela conquista dos direitos que lhes são inerentes. Na ocasião os participantes lembraram e agradeceram a importante contribuição, doação, compromisso e amizade da irmã Claudina Scapini, em Fortaleza, na constante luta em favor dos migrantes.
A Pastoral do Migrante é um serviço eclesial voltado para a acolhida, orientação e inserção sócio-religiosa dos migrantes, atua em estreito vínculo com o Setor de Mobilidade Humana da Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz, da CNBB e com o Serviço Pastoral dos Migrantes.   
      
POM apresentam Campanha Missionária à imprensa
Na próxima quarta-feira, 21, as Pontifícias Obras Missionárias (POM) irão realizar coletiva de imprensa, em sua sede nacional em Brasília, por ocasião do lançamento da Campanha Missionária de 2011 cujo tema este ano é “Missão na Ecologia”.
A Campanha Missionária (CM) promovida pelas POM chama a atenção dos cristãos sobre o seu compromisso missionário. No Brasil, a sua segue a abordagem da Campanha da Fraternidade, dando-lhe um enfoque universal. Como a CF-2011 abordou o tema “Fraternidade e a Vida no Planeta”, a CM vai trabalhar o tema “Missão na Ecologia”, com o lema “A misericórdia de Deus é para todo ser vivo (Eclo 18, 22b)”.
O ponto alto da Campanha Missionária é no Dia Mundial das Missões, no penúltimo domingo de outubro, mês missionário. Para ajudar na reflexão do tema, as Pontifícias Obras Missionárias produzem e enviam a todas as dioceses subsídios como DVDs, cartazes, folhetos dominicais e novenas missionárias com a mensagem do papa Bento XVI para o Dia Mundial das Missões. É com esses materiais que as dioceses, paróquias e comunidades participam da Campanha intensamente no mês missionário.
O dinheiro arrecadado no Dia Mundial das Missões através da coleta nacional, pela Igreja no Brasil, é revertido a um Fundo Mundial de Solidariedade para projetos da Igreja universal em territórios de Missão, como a sustentação de dioceses, abertura e manutenção de seminários, financiamento de obras sociais, assistência aos missionários em todo o mundo. É realizada no Brasil em nível nacional desde 1972.
      
Diocese de Guanhães lembra os 50 anos de falecimento de Lafayette da Costa
De 12 a 20 de setembro, a cidade de Santa Maria do Suaçuí (MG) celebra uma novena dedicada ao cônego Lafayette da Costa Coelho, falecido em 1961, e que para muitos é uma figura santa. Desde 1962, os fiéis mantêm vivos os feitos desse homem, lembrando o aniversário da morte e ressurreição daquele que foi por muitos anos pároco da paróquia Santa Maria Eterna, na diocese de Guanhães (MG). Neste ano de 2011, a novena completa 50 anos.
O Servo de Deus Lafayette da Costa Coelho nasceu no dia 10 de novembro de 1886, na histórica cidade de Serro (MG). Estudou no Seminário Arquidiocesano de Diamantina (MG), sendo ordenado padre em abril de 1917, por dom Joaquim Silvério de Souza.
No dia 10 de novembro de cada ano, os fiéis comemoram o aniversário natalício do Servo de Deus com uma grande cavalgada que conta com centenas de cavaleiros e amazonas. Após a cavalgada de 10 quilômetros, os fiéis participam de uma missa celebrada à porta do Santuário São Miguel, em Santa Maria do Suaçuí.
No dia 13 de novembro de 2000, o então bispo diocesano de Guanhães, dom Emanuel Messias de Oliveira, recebeu a autorização da Congregação para Causa dos Santos, no Vaticano, para iniciar o processo de canonização do Servo de Deus Lafayette da Costa Coelho. O processo segue em análise na Congregação.  
      
PJ de Caxias do Sul reflete dimensões teológica e sócio-política
A segunda etapa da Escola de Formação da Pastoral da Juventude da diocese de Caxias do Sul (RS) aconteceu nos dias 10 e 11, no Centro Diocesano de Formação Pastoral. Durante o encontro foi destaque a reflexão acerca da dimensão sócio-política e teológica à luz do documento 85 da CNBB, “Evangelização da Juventude”.
O coordenador diocesano, padre Gilmar Paulo Marchesini, convidou os participante a fazer a experiência de Jesus Cristo: encontro com a pessoa, com o Evangelho, na perspectiva do Reino de Deus. Enfatizou a jovialidade de Cristo como mestre de vida e amor para todos os jovens.
Os jovens foram convidados a vivenciar a importância e a relação da juventude com a sociedade contemporânea, isto é, nas relações do com Deus e com a sociedade, com enfoque nos compromissos sociais que a Igreja conclama a cada um e cada uma, seja por meio da Doutrina Social da Igreja, e especialmente do Evangelho que assim interpela aos cristãos a sua presença profética no seio da vida social.
“Não é possível sermos indiferentes ao modelo que exclui e oprime; é preciso mudar a cena, construir um novo roteiro nos meios de nossas vidas”, enfatizara o assessor da formação, Sandino Rafael.
 “Se somos cristãos o projeto de Jesus também é nosso, consequentemente para a realização desse projeto nunca se deve perder o foco na vida, ou seja, perceber e dar valor ao que realmente é fundamental para ter uma vida em abundância”, mencionou o outro assessor, Arnaldo Poletto.
A etapa ainda contou com a celebração dos mártires da caminhada no sábado à noite, presidida por padre Marcionei da Silva, em memória às vidas que se doaram pelo Reino, a lembrar o primeiro Mártir, Jesus Cristo, e o projeto de Deus que convoca cada a também doar sua vida em prol do seu projeto.
A próxima etapa da escola acontece nos dias 8 e 9 de outubro, no Centro de Formação Diocesano, diocese de Caxias do Sul.
Mais informações: http://www.pjcaxiasdosul.blogspot.com/      
      
Regional Sul 1 envia missionários para a Amazônia
O poema de Dom Helder Câmara "Missão é partir", ocupou lugar de destaque na celebração de envio de mais dois missionários para Amazônia, nesta segunda-feira, 12, na capela da sede do Regional Sul 1 da CNBB (São Paulo).
A leiga missionária Glória de Freitas, da diocese de São José dos Campos (SP), foi enviada para a prelazia de Tefé (AM) e o padre Antônio França, do clero da diocese de São José dos Campos para a prelazia de Coari (AM).
A celebração foi presidida pelo bispo da diocese de Jundiaí (SP) presidente do Conselho Missionário Regional (Comire) e Projeto Missionário Sul 1 - Norte 1, dom Vicente Costa, e concelebrada pelo bispo auxiliar da arquidiocese de São Paulo e secretário geral do Regional, dom Tarcísio Scaramussa; padre Nelson Rosselli Filho, secretário Adjunto e membro do Projeto Missionário e demais padres vindos da diocese de São José dos Campos.
A missa contou com a participação do coordenador do Comire, Robson Ferreira, da irmã Geni dos Santos Camargo da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) Regional São Paulo, de amigos e familiares dos missionários enviados, e outras pessoas envolvidas com o Comire no Regional Sul 1.
Comentando as leituras da missa, dom Vicente fez menção ao "Apóstolo Missionário" e lembrou que evangelizar é tarefa de todos. Ao reportar a vocação missionária, o bispo citou a humildade do oficial romano, do Evangelho de Lucas 7, 1 -10. "Não existe verdadeira experiência missionária sem a humildade. Desse modo, todos os missionários devem ter a humildade de ouvir, conhecer, partilhar e amar àquele povo", concluiu dom Vicente.
Antes da benção de envio, dom Tarcisio pronunciou-se em nome da presidência do Regional Sul 1 da CNBB. "Nós da presidência deste Regional sentimo-nos felizes com a animação missionária nas diversas dioceses, especialmente hoje, nesta celebração de envio e seremos sempre gratos pela dedicação de vocês que estão sendo enviados para a Amazônia. É uma alegria assumirmos juntos essa fraternidade missionária. Podem contar com nosso apoio. Que Deus os abençoe nesta missão", disse o prelado.
Ao final da missa, dom Vicente fez a benção de envio e em seguida os presentes rezaram a oração de envio da autoria de dom Erwin Kräutler, bispo da Prelazia do Xingu (PA). Dom Vicente e dom Tarcisio entregaram a cada um dos missionários uma cruz como sinal de entrega total à Cristo e ao serviço do povo amazonense.
Os dois que partirão rumo à Amazônia na próxima segunda-feira, 19, integrarão um grupo de 3 padres e uma leiga que aceitaram viver na Amazônia.
O envio faz parte de um compromisso entre os regionais Sul 1 (São Paulo) e Norte 1 (Amazonas e Roraima), pelo qual o Regional Sul 1 em parceria com a CRB - Regional São Paulo prepara e envia missionários e missionárias para a Amazônia, conhecido como Projeto Missionário Sul 1 - Norte 1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário