segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Notícias da CNBB

REFLEXÃO  - Lc 8, 16-18
O conhecimento da Palavra de Deus é muito importante, mas não é suficiente para que uma pessoa se torne verdadeiramente cristã. O importante é assumir os valores que estão presentes nela, de modo que a Palavra de Deus se torne vida das pessoas, e assim elas testemunhem esses valores para todos e manifestem o amor de Deus para com seus filhos e filhas. Jesus nos faz uma grave advertência no Evangelho de hoje: "Portanto, prestai atenção à maneira como vós ouvis!" Existem doutores na Palavra de Deus, mas que fazem da Palavra de Deus apenas objeto de conhecimento. É claro que o conhecimento da Palavra de Deus é importante, mas devemos ser doutores na sua vivência.  
      
NOTÍCIAS      
·       Dom Guilherme recebe medalha do Mérito Legislativo    
·       Símbolos da JMJ são acolhidos por mais de 100 mil em São Paulo
·       Congresso Nacional de Planejamento Natural da Família será em Brasília
·       Regional NE 2 recebe troféu da Associação da Imprensa de Pernambuco   
·       Arquidiocese do Rio de Janeiro reflete sobre Fé e Esporte     
·       Arquidiocese de Montes Claros prepara comemoração do seu primeiro centenário de instalação    
·       Relíquia da Bem-Aventurada Bárbara Maix é entregue ao papa Bento XVI  
·       Instituto Teológico de Petrópolis realiza Congresso Internacional de Evangelização    
·       Jovens esperam ansiosos pela chegada da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora      
·       Multidão acompanha os primeiros shows do Bote Fé à espera da chegada dos símbolos da JMJ      
      
ACESSE TAMBÉM:
·       Notícias: http://www.cnbb.org.br/·       Liturgia Diária: www.cnbb.org.br/liturgia
     
Dom Guilherme recebe medalha do Mérito Legislativo
O bispo de Ipameri (GO) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, Justiça e Paz, dom Guilherme Antônio Werlang, foi um dos 128 agraciados com a medalha Mérito Legislativo, da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás. A medalha foi entregue em sessão especial, na sexta-feira, 16, em comemoração aos 100 anos da cidade de Caldas Novas (GO), que pertence à diocese de Ipameri.
O propositor da solenidade, deputado Evandro Magal (PP), ressaltou a importância dos homenageados. “É motivo de muita honra reconhecer a importância de cada homenageado que contribuiu para o desenvolvimento do nosso Estado e com o centenário de Caldas Novas, comemorado no dia 21 de outubro. Temos aqui hoje personalidades da segurança pública, profissionais liberais, magistrados, agricultores, empresários do ramo de hotelaria, médicos e muitos outros”.
À Assessoria de Imprensa da CNBB, dom Guilherme ressaltou que a medalha evidencia o trabalho da Igreja a serviço da justiça e da paz e não tanto mérito pessoal.      
      
Símbolos da JMJ são acolhidos por mais de 100 mil em São Paulo
 “Queridos jovens sintam-se todos convidados a participar deste grande evento de peregrinação que está movimentando a Igreja e o Brasil inteiro. Lembrem-se, vocês são os protagonistas desta bonita festa que é o símbolo maior de nossa fé. Bem-vindos à Jornada Mundial da Juventude”.
Com essas palavras o núncio apostólico no Brasil, dom Lorenzo Baldisseri, convidou os mais de 100 mil que lotaram o Campo de Marte (SP), para assistir as atrações musicais e participar da missa de acolhida da Cruz e Ícone de Nossa Senhora, da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que chegou ontem, 18, em São Paulo para sua peregrinação de dois anos pelas dioceses do país.
O evento, intitulado Bote Fé, aconteceu das 9h às 21h, contou com a presença de cardeis, arcebispos, bispos, padres, representantes do Governo Federal, Estadual e Municipal, de paróquias, comunidades, grupos de jovens, além de 1100 voluntários de apoio e centenas de ministros extraordinários da comunhão.
Depois de seguirem pela cidade em carro aberto, a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora chegaram ao Campo de Marte, às 16h, no início da missa, ponto alto das festividades de acolhida dos símbolos. Após passar por um corredor, formado no meio da multidão, os símbolos foram postos no altar, levando ao delírio os 100 mil presentes.
O núncio apostólico no Brasil, dom Lorenzo Baldisseri, explicou que a Cruz não é um simples objeto de madeira, mas “Cristo que passa”. Ele também destacou o ardor missionário que deve caracterizar a peregrinação. “Nosso redentor nos chama a uma nova aurora de fidelidade à missão que temos recebido de difundir a fé pelos quatro cantos da nossa querida nação brasileira. Por isso, não guarde a felicidade de Cristo apenas para você, comunique aos outros a alegria de nosso Pai. O mundo necessita do testemunho de Deus. Penso que a presença de todos aqui, nesse momento, é a prova maravilhosa da fecundidade do mandato de Cristo à Igreja”, disse dom Lorenzo.
A missaA missa foi presidida pelo cardeal arcebispo de São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer, e concelebrada pelo núncio apostólico no Brasil, dom Lorenzo Baldisseri; pelo presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e secretário geral, respectivamente, cardeal Raymundo Damasceno Assis e dom Leonardo Steiner; pelo arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, e pelo presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, dom Eduardo Pinheiro, além de dezenas de outros bispos e padres de todo o país.
Dom Odilo, em sua homilia, afirmou que, através da cruz, Cristo se colocou ao lado do homem, se fez servo de todos, padeceu com eles para se fazer presente em suas angústias. “A cruz é o símbolo de quem entrega a vida pelos que ama. Mesmo aqueles que não o conhecem ou rejeitam o Seu amor. No nosso batismo somos assinalados com o sinal da cruz, colocamos um crucifixo também nas nossas Igrejas, nas nossas casas, no trabalho. É o sinal da nossa pertença a Cristo”, disse.
O presidente da CNBB se disse “muito feliz” com a quantidade de jovens que atenderam ao chamado da Igreja e lotaram o Campo de Marte, escolhido para receber os símbolos da JMJ. “A CNBB fica muito feliz com o número tão significativo de jovens presentes neste primeiro ato da Jornada Mundial da Juventude, que é a acolhida da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora. A Conferência dos Bispos é grata ao Santo Padre por ter designado ao Brasil a honra de ser sede de mais um evento eclesial mundial, que é a JMJ. Nós desejamos que de fato o tema escolhido pelo papa, ‘Ide e fazeis discípulos em todos os povos’, seja de fato um compromisso, uma convocação para todos os jovens, para que eles sejam verdadeiramente apóstolos dos próprios jovens”, frisou o cardeal.
“Nós esperamos que venha mais de um milhão de jovens para a próxima Jornada Mundial da Juventude. Na verdade estamos esperando entre três e quatro milhões de pessoas de todo o mundo. Estamos em contato com todas as esferas do governo (Federal, Estadual e Municipal). Muito provavelmente vai se constituir uma comissão entre o Governo Federal e a CNBB em relação à Jornada Mundial da Juventude”, explicou o secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, sobre os inícios de trabalho para a próxima JMJ.
JuventudeDom Leonardo destacou ainda a importância de apresentar os valores do Evangelho aos jovens. “Todo jovem sonha, busca e quer um fundamento para a sua vida. A Igreja tem esse fundamento, que é o Evangelho de Jesus Cristo. Então, os jovens, quando tocados em seus profundos sentimentos, aceitam esses valores, que não são valores apenas morais. São valores que ajudam a orientar uma vida e criam relações novas entre os próprios jovens, com a própria Igreja e com a sociedade. Espero que a Jornada Mundial da Juventude desperte os nossos jovens para esta realidade tão grandiosa e os ajude a redescobrir a grandeza e a beleza do Evangelho de Jesus Cristo”.
* A quantidade de público total foi estipulada, em conjunto, pela Prefeitura da São Paulo, Aeronáutica e Polícia Militar de São Paulo 
      
Congresso Nacional de Planejamento Natural da Família será em Brasília
Nos dias 28 a 30 de outubro, será realizado em Brasília, o 2º Congresso Nacional de Planejamento Natural da Família com o tema “Construir a Família: por amor, com amor e para o amor!”. O evento é direcionado a bispos, padres, religiosos, casais, agentes de pastoral, médicos, enfermeiros e outros profissionais da saúde, psicólogos e educadores em geral.
O Congresso vai refletir desde o amor conjugal, que requer nos esposos uma consciência da sua missão de “paternidade responsável” a exercícios responsáveis da paternidade que implicam que os cônjuges reconheçam plenamente os próprios deveres, para com Deus, para consigo próprios, para com a família e para com a sociedade, numa justa hierarquia de valores.
Tem por objetivo ainda ampliar a abordagem do tema do planejamento familiar, aprofundando a doutrina e proporcionar aos casais uma compreensão da beleza e dos valores do Matrimônio e da Família.
Mais informações e inscrições em http://www.igrejadomestica.org.br/   
      
Regional NE 2 recebe troféu da Associação da Imprensa de Pernambuco
Nas comemorações dos 80 anos da Associação da Imprensa de Pernambuco (AIP), várias autoridades e entidades foram homenageadas, entre elas o Regional Nordeste 2 da CNBB (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte). O presidente do Regional e bispo de Palmares, dom Genival Saraiva de França, recebeu em nome da instituição o troféu do Mérito Aurora Pernambucana.
O evento ocorreu na quarta-feira, 14, no auditório do Banco Central do Brasil, em Recife e contou com a presença de jornalistas, radialistas, políticos, autoridades e diretores dos meios de comunicação do nordeste e do Brasil.
O presidente da Associação de Imprensa de Pernambuco, Múcio Aguiar, acompanhado dos diretores, declarou que esse é um marco nos meios de comunicação e defendeu a liberdade de imprensa. Na mesma noite de comemorações, o presidente da Federação Nacional da Imprensa (FENAI), o jornalista Oliveira Júnior, deu a palavra de abertura do 15º Encontro Nacional das Associações de Imprensa, realizado dos dias 12 a 14 de setembro na capital pernambucana.
      
Arquidiocese do Rio de Janeiro reflete sobre Fé e Esporte
A arquidiocese do Rio de Janeiro recebeu, durante a Semana do Esporte e Fé, o secretário da seção “Igreja e Esporte”, do Pontifício Concílio para os Leigos, padre Kevin Lixey, como conferencista do Seminário “Religião e o Esporte”, na Casa Julieta de Serpa, no Flamengo. O arcebispo dom Orani João Tempesta, o coordenador da Pastoral do Esporte, padre José Carlos Lino, a deputada estadual Myriam Rios, o representante da Associação Nacional de Educação Católica, Tarcísio Basílio e o membro do Diretório Monárquico do Brasil, Marcelo Roberto Ferreira compuseram a mesa de reflexões sobre o tema
O evento foi aberto pelo arcebispo, que destacou a importância do esporte para a evangelização, recordando a proximidade da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e das Olimpíadas que terão o Rio de Janeiro como sede e o trabalho realizado pelo padre Lino, inclusive divulgando a Pastoral do Esporte em outras dioceses do país.
Padre Kevin destacou que, hoje, o esporte assume a proporção de fenômeno de massa e é capaz de derrubar as barreiras geográficas, sociais, econômicas e lingüísticas, sendo importante para a vida saudável. A prática esportiva, segundo acredita, é fundamental para o desenvolvimento integral da pessoa, visando a boa forma física para a “boa vida interior”. Para ele, os exercícios são um “precioso instrumento educativo”, visto que possibilitam uma “magnífica disciplina pessoal”, que auxilia no equilíbrio psíquico e orienta para “manifestações fraternas”.
“O esporte se manifesta como um portador de significados que ultrapassa a mera prática esportiva. É capaz de interpretar a vida e de contextualizá-la no mistério da pessoa humana - o que recupera a dimensão da espiritualidade no esporte, não como uma entidade que é adicionada a partir do exterior, mas como uma qualidade interior daquele que o pratica”, explicou.
O esporte foi apresentado como um importante sinal de esperança também para o próprio homem e para a cultura. De acordo com o padre Kevin, o objetivo principal da Igreja não consiste tanto em fomentar nem simplesmente promover qualquer esporte, mas na criação de condições para construir uma personalidade completa dotada com uma lúcida consciência moral, capaz de enfrentar as vicissitudes da vida.
O beato papa João Paulo II foi quem inaugurou a seção “Igreja e Esporte”, no Pontifício Concilio para os Leigos, em 2004. A percepção da amplitude de horizontes que o esporte abre para a evangelização é que vem à tona com mais força.
A semana do Esporte e Fé teve início no último domingo, 11, e segue até o próximo sábado, 17, quando haverá o encontro “Juventude Esporte e Fé”, na catedral, às 10h. 
      
Arquidiocese de Montes Claros prepara comemoração do seu primeiro centenário de instalação
No próximo dia 7 de outubro, o arcebispo de Montes Claros (MG) dom José Alberto Moura, presidirá solene comemoração do centenário de instalação da diocese e posse de dom João Antônio Pimenta como primeiro bispo, e, de forma simultânea, abre oficialmente o centenário de nascimento de dom José Alves Trindade, o 5º na linha sucessória. A iniciativa ocorrerá durante a tradicional Festa de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil e da catedral.
A programação prevê a realização de missa em ação de graças às 18h30, no templo da Praça Pio XII, centro, logo após o 5º dia da novena em honra à mãe de Jesus, e que terá como um dos concelebrantes o arcebispo emérito dom Geraldo Majela de Castro.
Por volta das 20h30 haverá sessão histórica no Palácio Santa Cruz, que fica na Praça Doutor Chaves (Matriz), centro da cidade. Conhecido como Palácio do Bispo, o local é um dos legados do episcopado de João Antônio Pimenta. O momento constará de palestras sobre os governos de dom João Antônio e dom José Alves e a influência deles na história de Montes Claros.
No dia 9 de outubro, dom José Alberto e dom Geraldo Majela darão continuidade à abertura do centenário de nascimento de dom José Alves Trindade no município mineiro de Lagoa Dourada, localizado no Campo das Vertentes, sua terra natal. Lá estará Vera Cruz Trindade, única viva dentre os sete irmãos do saudoso prelado. Verinha, que cuidou de dom José Alves por mais de três décadas, mora hoje na casa que o próprio irmão teve a iniciativa de construir. Assim que se tornasse emérito, pensava em retornar para Lagoa Dourada. Mas nunca cumpriu a promessa. Preferiu permanecer na sede da diocese. Dono de um pastoreio de 39 anos, dos quais sete na Bahia e os 32 restantes à frente da Igreja particular de Montes Claros, morreu aos 92, em março de 2005.
Os bispos da diocese de Montes Claros que, em 2001, tornou-se arquidiocese da Província Eclesiástica de Montes Claros, são: dom João Antônio Pimenta (1911-1943), dom Aristides Porto (1943-1947), dom Antônio Morais (1948-1951), dom Luiz Victor Sartori (1952-1956), dom José Alves Trindade (1956-1988), dom Geraldo Majela de Castro (1988-2006) e dom José Alberto Moura (2007).
A Festa de Nossa Senhora Aparecida acontecerá de 3 a 12 de outubro, na catedral, com o tema “Senhora Aparecida, reflexo do coração materno de Deus”. Nos dias de semana, a novena começa às 18h e a missa às 18h30. No sábado e no domingo a novena será às 17h30, seguida de missa. Além do dia 7, dom José Alberto Moura ainda presidirá a celebração eucarística duas vezes: no dia 10, na Festa da Dedicação da Catedral, e no dia 12, na Solenidade de Nossa Senhora Aparecida, que será precedida de procissão. 
      
Relíquia da Bem-Aventurada Bárbara Maix é entregue ao papa Bento XVI
No último dia 7 de setembro, feriado da independência no Brasil, o papa Bento XVI recebeu a representação brasileira da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria (ICM). As irmãs Amélia Thiele e Ignes Dalmolin, integrantes do Conselho Geral da Congregação, entregaram ao pontífice a Relíquia da Bem-Aventurada Madre Bárbara Maix (1818-1873), fundadora da Congregação.
O Relicário (ostensório contendo fragmento de osso – relíquia de primeira classe) foi entregue pelas religiosas durante audiência pública ocorrida no Vaticano. Esta ação é o agradecimento de toda Congregação ao papa pela beatificação Bárbara Maix, ocorrido em novembro de 2010 em Porto Alegre.
Em mensagem, irmã Amélia Thiele destacou o encontro com o representante da Igreja: “Com o coração pleno de gratidão solicitamos-lhe a bênção para a Congregação, para cada Irmã, leigo, animadores de vocações para a continuidade do Projeto de Bárbara e para a nossa missão ICM em sua internacionalidade. Pedimos especialmente pelo povo brasileiro por ser o Dia da Pátria, onde a Bem-Aventurada deu a própria vida”, destaca.
Madre Bárbara Maix, nasceu em Viena na Áustria, mas foi no Brasil, especialmente no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul que a religiosa construiu sua missão de forma heróica. Em 2010, o Vaticano reconheceu a cura do menino Onorino Ecker (Caxias do Sul) como milagre atribuído à intercessão de Madre Bárbara. A Cerimônia de beatificação aconteceu no dia 6 de novembro em celebração que reuniu mais de 20 mil pessoas no Gigantinho. A Beatificação também encerrou as atividades alusivas aos 100 da arquidiocese de Porto Alegre.
      
Instituto Teológico de Petrópolis realiza Congresso Internacional de Evangelização
De hoje a quinta-feira, 22, acontece o Congresso Internacional “Evangelização em Diálogo – novos cenários desde o paradigma ecológico”, em Petrópolis (RJ). O evento, promovido pelo Instituto Teológico Franciscano (ITF) de Petrópolis, tem o objetivo de analisar e compreender os novos cenários em que se dá a ação evangelizadora.
O Congresso é direcionado a professores e alunos, bem como a todos os que se interessam, e que, de um modo ou de outro, se sentem interpelados pelo tema. O evento acontece no contexto do 8º Encontro dos Professores e dos Diretores dos Centros de Estudos afiliados à Pontifícia Universidade Antonianum (PUA), de Roma, que este ano será realizado também no ITF.
“A evangelização constitui, para todos os efeitos, razão de ser da Igreja. Fiel à prática evangelizadora de Jesus, ela procura realizar sua vocação em diálogo. ‘Evangelizar em diálogo’ corresponde, em primeiro lugar, a um apelo que nos vem do próprio Jesus que, na relação com seus interlocutores, procurou dialogar sempre”, destacou um dos coordenadores do evento frei Sinivaldo Tavares, OFM.
Marcam presença no Congresso conferencistas do Brasil, Argentina, México, Itália e Republica Dominicana, com os seguintes painéis: “Evangelização no mundo urbano”; “Evangelização e novas tecnologias”; e “A Ecologia como novo Paradigma”. Além das conferências, o participante poderá participar dos workshops: “Espacios urbanos: andares espirituales, tensiones del creer y red de liderazgos”; “Cosmovisiones indígenas del paisaje ritual”; “Evangelização compartilhada e sua relação com as questões de gênero”; “Justiça ambiental e justiça ecológica: novos paradigmas para se pensar a sociedade”; “Sensibilização ecológica”; “Sustentabilidade socioambiental”; e “Teologia e Ecologia”.
Programação, informações e inscrições pelo site http://www.itf.org.br/ ou pelo telefone +55 (24) 2243-9959 e 2231-6409.
O evento terá transmissão online, acompanhe pelo site http://www.itf.org.br/  
      
Jovens esperam ansiosos pela chegada da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora
Nem mesmo o calor de 35 graus que faz na capital paulista conseguiu espantar os jovens que aguardam a chegada dos símbolos da JMJ, no Campo de Marte, em São Paulo. A menos de duas horas da chegada dos símbolos, a multidão canta e dança ao som de várias bandas de inspiração católica. Entre uma música e outra os jovens entoam cânticos como: “Esta é la juventud del papa” e “Benedicto”, que ficaram famosas em Madri, Espanha, na última JMJ.
Para a jovem Marina Flores, 20, de Lorena (SP), a festa de acolhida dos símbolos da JMJ está sendo tão marcante quanto a Jornada Mundial da Juventude, de Madri. “Estive em Madri e posso descrever que a festa do Brasil está tão bonita quanto. A importância desse evento para nós católicos é enorme”, descreveu Marina.
Já Pedro Fonseca, de Maringá (PR), 17, destacou que não podia faltar o pedido feito pela Igreja para aderir a Jornada da Juventude. “Da juventude para a juventude, esse é o espírito que sinto aqui em São Paulo com a chegada da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora. Aqui me sinto parte de um grande todo que é a nossa Igreja. Estou orgulhoso de poder participar da JMJ”, frisou.
Neste momento, a banda Rosa de Saron anima a multidão no Campo de Marte, a espera da chegada dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude que peregrinará pelas dioceses do Brasil durante os próximos dois anos, passando também pelas capitais do Cone Sul.
Os símbolosA Cruz e o Ícone de Nossa Senhora chegaram a arquidiocese de São Paulo na tarde de ontem, 17, no Liceu Sagrado Coração de Jesus, no bairro de Campos Elíseos, região central de São Paulo.
Os símbolos peregrinos desembarcaram em Brasília, na sexta-feira, 16, vindos da Espanha. Depois de passar pelos trâmites legais de entrada no país, seguiram à nunciatura apostólica, de onde partiram até São Paulo, para iniciar a peregrinação por todas as dioceses brasileiras até julho de 2013, quando acontece a JMJ, no Rio de Janeiro.      
      
Multidão acompanha os primeiros shows do Bote Fé à espera da chegada dos símbolos da JMJ
Mais de 50 mil pessoas (dados da Polícia Militar de São Paulo) já circulam no Campo de Marte, local escolhido pela arquidiocese de São Paulo, para sediar o Bote Fé, evento de acolhida dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude (Cruz e o Ícone de Nossa Senhora), que chegaram ao Brasil para uma peregrinação que durará dois anos e passará por todos os Regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Ao todo são 30 atrações musicais, momentos de orações, contemplações, além do ponto alto do encontro, que é a chegada dos símbolos ao Campo de Marte, às 16h. Um missa está marcada para este horário, e contará com a presença do arcebispo de São Paulo, cardeal dom Odilo Pedro Scherer, do presidente da CNBB, cardeal dom Damasceno Assis, do secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, do presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, dom Eduardo Pinheiro, do arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, do bispo auxiliar de São Paulo, dom Tarcísio Scaramussa e de autoridades civis.
Pontualmente às 10h, dom Odilo Pedro Scherer, fez a acolhida da multidão presente. Em seu discurso, o arcebispo de São Paulo se mostrou muito contente com a resposta dos jovens ao pedido de participação do Bote Fé. “Sabia que podia contar com a presença dos jovens de São Paulo e de outros estados que se fazem aqui presentes. Sejam bem-vindos a um dos maiores eventos católicos do mundo, que é a Jornada Mundial da Juventude. Hoje se inicia a JMJ no Brasil, e com o apoio de vocês faremos a maior Jornada Mundial da Juventude que o mundo já presenciou. Tenho certeza que o Santo Padre também deve estar muito contente com a presença de todos vocês aqui para louvar o nome de Cristo”, disse dom Odilo.
Dom Eduardo Pinheiro ficou impressionado com a multidão presente em São Paulo. “Está um calor muito forte, e mesmo assim os jovens continuam chegando de várias partes do Brasil, e isso é magnífico. É uma resposta dos jovens brasileiros ao mundo. Eles mostram que já estão inseridos na JMJ e na Palavra de Deus”, destacou dom Eduardo, que completou explicando a opção que a Igreja no Brasil fez. “A Igreja fez uma opção bem clara pelos jovens, e não poderíamos esperar nada além desse espetáculo de louvor e clamor a Deus que eles fazem aqui hoje”.
Segundo dom Tarcísio Scaramussa, bispo auxiliar de São Paulo, o evento de São Paulo é apenas o ponta pé inicial da “grande jornada” que virá. “São Paulo é apenas o primeiro de 17 outros eventos do Bote Fé que a Igreja no Brasil promoverá. Tenho certeza, vendo a empolgação desses jovens, que está será a maior peregrinação que já realizada com os símbolos da JMJ num país sede”, disse.
Após a missa das 16h, o arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, fará o lançamento oficial do site da Jornada Mundial da Juventude de 2013.
A previsão da organização é que o público chegue a casa das 90 mil pessoas. Na programação do Bote Fé estão previstos os shows de: padre Fábio de Melo, Reginaldo Manzotti, padre Heveraldo, padre Gleuson, da banda Dom, Beatrix, Eliana Ribeiro, entre muito outros.
Bote FéSegundo dom Eduardo Pinheiro, o evento Bote Fé é um projeto de propagação da JMJ que tem o apoio da CNBB. Ele [Bote Fé] contempla a peregrinação, os shows musicais, atividades religiosas e serve para provocar, na Igreja do Brasil, em todas as suas instâncias, "uma abertura maior para com a juventude, acreditando em sua riqueza, em vista do crescimento da Igreja na construção de um mundo novo".
"O Bote Fé é um conjunto de momentos e movimentos que quer proporcionar outros eventos maiores. Quer renovar a fé e provocar dois segmentos: o combate as drogas e as violências implicadas em seu consumo e venda; e a utilização das novas mídias de maneira adequada e com os princípios cristãos", explicou dom Eduardo.  
      
ENDEREÇO      
      
Assessoria de Imprensa da CNBBE-mail: imprensa@cnbb.org.brSite: http://www.cnbb.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário