quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Pinturas de Jane Hilda Badaró Mourão na galeria do Teatro Municipal de Ilhéusaté 29 de setembro de 2011

Mauricio Corso, Janete Badaró,Domenique,
 Jane Hylda, Paulo Mourao
A Galeria de Artes do Teatro Municipal de Ilhéus ficou movimentada na noite da última sexta-feira, 16, com o vernissage da artista plástica Jane Hilda Badaró Mourão.  Muitas personalidades da vida cultural e política puderam apreciar as 45 telas da exposição “Jardim das Flores – Anunciando a Primavera”, que permanece aberta à visitação pública até o dia 29 de setembro, das 9:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00 horas, e nos finais de semana.
Jane Hilda(49), que é também jornalista, advogada e professora do curso de Direito da UESC, realiza sua primeira exposição individual e diz que “é sempre hora de se reinventar, de realizar sonhos”. Para ela, a arte possibilita liberar sentimentos e emoções e proporciona auto-conhecimento.  Esse trabalho se compõe de um conjunto de telas em grande formato marcadas pelas cores e intensa luminosidade, abordando temas místicos, com personagens da religiosidade afro-brasileiraem meio a  flores que parecem dançar e conversar.
Beleza e expressão
O presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Maurício Corso, elogiou a sensibilidade da artista e a beleza plástica do trabalho, ressaltando a expressiva repercussão obtida pela exposição, enquanto evento artístico-cultural da cidade que, pela ampla divulgação na imprensa e redes sociais, vem sendo projetada para além das fronteiras municipais.  
Quito Nonato, professor de filosofia, apontou a beleza dos quadros e lembrou a importância da arte como fator de aglutinação social e de reforço da Utopia: “A arte, com A maiúsculo, alivia o ser humano e  permite o avanço da sociedade”. O veterano artista plástico de renome internacional, Sérgio Ramos, com atuação na música e professor de Direito da Faculdade de Ilhéus, identificou variadas qualidades no trabalho de Jane: “Ela tem identidade. Isso é que marca e define a qualidade de um artista!”
A programação incluiu um sarau protagonizado por Sérgio Ramos e Paulo Mourão, ambos com seus respectivos trabalhos autorais, além do intérprete Reinaldo Andrade. Diversos agentes culturais e habitués participaram do evento, como a poeta acadêmica e jornalista Janete Badaró (76), mãe da artista e ex-proprietária da Ilhéus Revista, que foi saudada por todos. 
Foram registradas ainda as presenças de Maurício e Dominique Corso, Fabíola Paes Leme, Harildon M. Ferreira, Jane Kátia Voisin, Joanna Carvalho, João Paulo dos Santos Júnior  e Théa Cristina,  Antônio Olimpio Rhem da Silva, Marcos Flávio Rhem da Silva,  Ruy Carlos Carvalho Santos,  Daisy Burkle,  Sada Bacil, Elival Vieira Saldanha, Fabiana Nora,  Suzana Paturi, Maria Alice Albagli, Eliana Higino, Lourdinha Teles e Euzner Teles, Sophia Sá Barreto, Silvana Lavigne, Maria do Socorro Mendonça, Gina Mendonça,  Reinaldo Mota Andrade e Dione, Márcio Passos e Eliana, Patrícia Ferreira, Aloísio Reis,  Gracimar de Paula, Wiviane Passos, Eline Meira, Patrícia Ferreira, Maria Helena Peirão, João Paulo Coutinho e Alice , André Luiz Galvão, Andres Galli e Samara, dentre outros.  Além da abertura ao público, a exposição “Jardim das Flores” deverá receber visitas de caráter pedagógico, já que diversas escolas públicas e particulares de Ilhéus estão agendando com a direção do Teatro Municipal sessões com seus alunos, reconhecendo a importância do incentivo à arte e a cultura no processo educativo. A produção conta com o apoio cultural da Fundação Cultural de Ilhéus, Arte Digital, Delícias Caseiras, Biboka Master e Patrícia Ferreira Gourmet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário