quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Projeto de Irrigação de Paulo Afonso tem terras regularizadas

O secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles, assinou na noite de segunda-feira (26) as escrituras públicas de titularidade de terras, legalizando a situação da área do Projeto de Irrigação de Paulo Afonso, que engloba 736 hectares. A cerimônia contou com a participação de Marcello Nunes, superintendente de Irrigação da Seagri, e, entre outros, do gerente do distrito de irrigação de Paulo Afonso, Arquimedes Farias.

Na oportunidade, Eduardo Salles destacou a importância da lavratura das escrituras, que legalizará a titularidade da área para o Estado, que, posteriormente, fará um termo de cessão do uso da terra para os agricultores. Este ato juridicamente tem o nome de ‘escritura pública de concessão do direito real de uso’ e regulariza a situação de 58 famílias instaladas na área do projeto.
“Além da regularização, o projeto de irrigação de Paulo Afonso vem sendo ampliado para atender, com pontos de água pressurizados, aproximadamente 200 famílias de agricultores irrigantes instalados na área”, informou Marcello Nunes. Para ele, a ação é um passo importante para o desenvolvimento do projeto.
Abastecimento regularizado - A Seagri já concluiu as obras de automatização da partida e parada das bombas do Projeto de Irrigação Paulo Afonso, promovendo a regularização do fornecimento de água aos irrigantes, com eficiência e economia na operação do projeto e beneficiando 180 famílias de agricultores, num investimento da ordem de R$ 107 mil.
A fonte hídrica do projeto é o rio São Francisco e a água é captada diretamente da Barragem Paulo Afonso IV (PA-IV) e distribuída aos produtores, após passar por duas estações de bombeamento. Segundo Nunes, desde a sua inauguração, em 2002, a partida e a parada das bombas eram feitas manualmente, o que podia levar a falha humana, além de elevar os custos com energia e inviabilizar a operação aos domingos.
Os pequenos produtores do projeto receberam gratuitamente do Governo do Estado os equipamentos de irrigação, o que possibilitou o desenvolvimento de diversos tipos de cultura, melhorando a qualidade de vida, gerando emprego, renda, segurança alimentar e desenvolvimento para a região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário