quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Uesc lança livro sobre a cultura do Maracujá


Dra. Mônica de Moura Pires
é professora na UESC

O lançamento do livro “Maracujá: avanços tecnológicos e sustentabilidade”, organizado pelos professores Monica de Moura Pires, Abel Rebouças São José e Aline Oliveira da Conceição, editado pela Editus (Editora da Universidade Estadual de Santa Cruz), será no próximo dia 30, às 18 horas, no auditório Professor Altamirando Marques, no Pavilhão do Curso de Direito.
O livro é resultado das diversas pesquisas realizadas no âmbito das universidades e instituições de pesquisas brasileiras e objetiva contribuir para alavancar a produção do maracujá. Para os organizadores “a cultura do maracujá possui grande relevância dentro da fruticultura brasileira, especialmente no que concerne à agricultura familiar, particularmente na Bahia, gerando renda e emprego no meio rural. Ao longo das ultimas décadas a atividade vem passando por estímulos e desestímulos, em grande parte, fruto das oscilações de preço que provocam expansão ou redução das áreas produtoras”.
- “Nesse sentido, discutir aspectos econômicos e técnicos relativos a cultura é relevante à medida que podemos propiciar informações que auxiliem os agentes econômicos envolvidos na cadeia produtiva do maracujá, na elaboração de novos estudos e diretrizes para a lavoura, alavancando-a e permitindo ocupar o lugar de destaque na agricultura brasileira”. Afirmam.
Essas questões se constituem foco dos estudos dos pesquisadores que colaboraram com o livro, buscando delinear um marco referencial do “estudo arte” da cultura, pelo grande potencial que exerce na promoção de desenvolvimento econômico e social dos locais onde se insere. A expectativa dos organizadores é que o livro “Maracujá: avanços tecnológicos e sustentabilidade” desperte o interesse de pesquisadores para ampliar o número de estudos sobre essa frutífera, de forma mais integrada. O livro tem o patrocínio da Fapesb – Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Bahia e o apoio da SBF – Sociedade Brasileira de Fruticultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário