sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Ilhéus é candidata à Centro de Treinamento para Seleções Copa do Mundo 2014

O Secretário estadual para assuntos da Copa do Mundo Fifa Brasil (Cecopa), Ney Campello esteve em Ilhéus na manhã desta sexta-feira (14) para abrir oficialmente as atividades do V Fórum Regional Copa Bahia 2014 no Centro de Convenções Luis Eduardo Magalhães. Ilhéus é um dos municípios baianos que luta para sediar um Centro de Treinamento para Seleções (CTS) e representar a Costa do Cacau durante a Copa do Mundo de 2014. A realização do Fórum é um dos pré-requisitos para se tornar um CTS, e o prefeito Newton Lima solicitou o empenho máximo para Ilhéus obter esta vitória.

Campello proferiu a primeira palestra do evento, “Projeto Bahia para a Copa do Mundo 2014”, e ressaltou a Copa do Mundo como fruto de uma conquista brasileira. “Por isso, ao mesmo tempo em que é um momento para acelerar investimentos, é também uma oportunidade para permitir que todo esse esforço, de órgãos públicos e privados, propicie a melhoria efetiva da qualidade de vida da população”. Ainda segundo Ney Campello, “a Copa é um pacto interfederativo, onde a união, os estados, os municípios e a sociedade civil organizada discutem uma agenda comum para planejar um evento que se coloque à altura do que todos esperam.
Durante a abertura do evento, foi exibido um vídeo que evidenciou o potencial de atração turística das nove cidades que compõem a Costa do Cacau. “Cada cidade possui seu diferencial e todas elas reunidas, tendo Ilhéus como CTS, mostrarão sua força junto ao cenário baiano”, afirmou o secretário de Turismo de Ilhéus, Paulo Moreira, que também aproveitou a oportunidade para anunciar que a candidatura da cidade à CTS conta com o apoio do ex-jogador da seleção italiana, Claudio Gentile, nome bastante respeitado entre os dirigentes da Fifa. Ilhéus conta com três equipamentos que já passaram por vistoria da organização: o Estádio Mário Pessoa, o Complexo Hoteleiro Cana Brava Resort e o Hotel Aldeia da Praia.
O evento também contou com a palestra “A projeção do destino Bahia e a hospitalidade”, proferida pelo representante do Secretário Estadual de Turismo, Domingos Leoneli, o chefe de Gabinete da Bahiatursa, João Paulo Oliveira. A programação do Fórum teve ainda a palestra “As oportunidades para os empresários na Copa 2014”, com o representante do diretor Superintendente do Sebrae Bahia, Edival Passos; o diretor regional do Sebrae, Richard Alves e a apresentação do potencial turístico da Costa do Cacau, feita pela presidente da Câmara de Turismo da Costa do Cacau, Mari Gandara.
Além das palestras, o Fórum abriu espaço para bate-papos entre os palestrantes e a o público, mediados pelo secretário Paulo Moreira. Ainda como parte da programação do Fórum, neste sábado (15), a partir das 08h serão realizadas visitas técnicas aos equipamentos candidatos a CTS.
A mesa de abertura foi composta ainda pelo vereador Marcus Flávio, representando o presidente da Câmara, Edivaldo Nascimento e pelo presidente do Costa do Cacau Convention Bureau, Luigi Massa. O evento foi realizado por meio de parceria entre a Prefeitura de Ilhéus, a Secretaria de turismo do Estado da Bahia e a organização da Copa do Mundo Fifa Brasil e conta com o apoio da Associação de Turismo de Ilhéus, Costa do Cacau Convention Bureau, Sebrae, Hotel Jardim Atlântico, Hotel Cana Brava e Câmara de Turismo da Costa do Cacau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário