quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Bahia sediará em 2012 um dos maiores eventos da aqüicultura e pesca do mundo

Considerado maior encontro do setor na América Latina, a Feira Internacional de Pesca e Aqüicultura (Aquapescabrasil) será realizada na Bahia em 2012. O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira (9) pelo presidente do Sindicato de Armadores e da Indústria Pesqueira (Sindipi), Geovani Genázio Monteiro, durante a abertura oficial Aquapescabrasil 2011, no Centro de Convenções de Itajaí, em Santa Catarina.
“A Bahia tem grande potencial e está pronta para receber um evento desta envergadura”, disse Geovani, destacando que o objetivo do evento é agregar os estados produtores. O ministro da Pesca e Aqüicultura, Luiz Sérgio Nóbrega de Oliveira, aplaudiu a decisão e afirmou que a Bahia pode se tornar referência para outros estados.
Representando o governador Jaques Wagner no evento, o secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles, agradeceu a oportunidade que está sendo dada ao estado, e aproveitou para convidar os empresários do setor para conhecer o potencial da pesca e aqüicultura e investir na Bahia.
O secretário disse que o estado possui dimensões continentais e a maior costa litorânea do país, com cerca de 1.200 quilômetros de extensão, ocupa a terceira posição no ranking nacional de pescados, produzindo 10% de todo pescado nacional - 121 mil toneladas/ano. “Santa Catarina é um grande professor na área da pesca e aqüicultura e nós, aprendendo com os catarinenses, faremos tudo para termos um grande evento em 2012 na Bahia”.
Potencial - Para o ministro da Pesca e Aqüicultura, Luiz Sérgio Nóbrega, a realização do evento na Bahia será de grande importância porque o Nordeste brasileiro tem imenso potencial pesqueiro e o Estado é grande produtor de peixe em cativeiro. “A Bahia está dando grandes passos no sentido de se tornar um dos maiores nessa atividade, pode ser referência e difundir tecnologias para outros estados”.
O presidente da Bahia Pesca, Isaac Albagli, que fará palestra sobre as políticas públicas da Bahia no setor da pesca, analisou que a realização da Aquapescabrasil 2012 “representa para a Bahia o início da virada, da inserção do Estado nos projetos de pesca e aqüicultura de maior porte”. Ele fez referência à construção de dois terminais pesqueiros em Salvador e em Ilhéus, que devem atrair “grandes investimentos”.
A Aquapescabrasil 2011, que prossegue até a próxima sexta-feira (11), promove produtos, serviços, tecnologias e equipamentos, além de fomentar pautas de suma importância para a política e desenvolvimento da esfera pesqueira. O evento acontece com apoio do Ministério da Pesca e Aqüicultura.
Estande - A Bahia participa da feira com um estande institucional da Seagri/Bahia Pesca, onde está sendo realizada uma cozinha chefe, com uma oficina de Tilápia. O estande tem atraído centenas de visitantes, que recebem fitinhas do Senhor do Bonfim e um folheto em formato de barco, com a inscrição ‘Bahia 2012 - A Aquapescabrasil do ano que vem já tem destino certo’.

Nenhum comentário:

Postar um comentário