quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Diário da CNBB

Os dons que temos não nos pertencem, mas sim a Deus, que é o Senhor de tudo, de modo que os dons que recebemos de Deus devem ser ordenados para ele. Sendo assim, não podemos usar os nossos dons, nem mesmo os dons naturais, somente em vista da nossa realização e da nossa promoção pessoal, mas devemos colocá-los a serviço de Deus e dos nossos irmãos e irmãs, pois somente quando o dom se transforma em serviço é que ele é capaz de multiplicar e de produzir frutos em abundância, contribuindo, assim, para que o Reino de Deus cresça cada vez mais no meio dos homens.

NOTÍCIAS
Em viagem ao Benin, Bento XVI levará documento “O compromisso da África”
Bispo de Maringá recebe comissão nacional da Pastoral da Juventude
Finalizado o 1º Congresso de Universitários Cristão na Bahia
Diocese de Campina Grande encerra Assembleia e aprova novo Plano Pastoral
CNLB do Regional Sul 1 dá início à celebração do seu Jubileu de Prata
Regional Leste 2 define urgências pastorais para o próximo quadriênio
Manifestação pela aplicação da Ficha Limpa mobiliza Volta Redonda
Em viagem ao Benin, Bento XVI levará documento “O compromisso da África”
Na sexta-feira, 18, o papa Bento XVI realizará sua segunda viagem à África ao visitar o Benin, onde vai assinar e publicar a Exortação Apostólica da Assembleia Especial para a África do Sínodo dos Bispos de 2009.
A África nunca foi tão importante como é hoje para a Igreja Católica. Enquanto o número de católicos praticantes está em declínio nos países industrializados, no continente africano o número de católicos cresce vertiginosamente. Em 1900, eram 2 milhões. Hoje, já somam mais de 140 milhões.
Bento XVI levará consigo o documento ‘Africae Munus - O compromisso da África’, em uma versão em português. A Exortação Apostólica pós-sinodal, que será assinada sábado, 19, e entregue aos bispos africanos no domingo, é o documento final da 2ª Assembleia Especial para a África do Sínodo dos Bispos. O encontro se realizou de 4 a 25 de outubro de 2009 no Vaticano e teve como tema 'A Igreja na África a serviço da reconciliação, da justiça e da paz'.
Na cerimônia de entrega, em Cotonou, estarão presentes os 35 presidentes das Conferências Episcopais do continente e os sete responsáveis das Conferências regionais da Igreja Católica na África. No total, mais de 200 bispos e mil sacerdotes devem concelebrar com o pontífice.
O Benin celebra este ano 150 anos do início da evangelização e como afirmou o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, “a presença do papa será um encorajamento para o continente africano”.
Durante três dias, o papa encontrará a comunidade civil, política e eclesial do país. Mas o ponto alto da visita será no domingo, 20, no estádio da amizade de Cotonou, para a entrega da Exortação Apostólica pós-Sinodal.
A página oficial da Visita Apostólica ao Benin está em francês e pode ser acessada pelo seguinte endereço: papeaubenin.org

Bispo de Maringá recebe comissão nacional da Pastoral da Juventude
As equipes nacionais de coordenação e assessoria da Pastoral da Juventude (PJ) conheceram na manhã de segunda-feira, 14, o local que vai receber o 10º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude (ENPJ). O evento será realizado de 8 a 15 de janeiro de 2012, em Maringá (PR), e vai receber cerca de 600 delegados representando a juventude de todas as dioceses brasileiras.
Toda a estrutura do local, o Centro de Formação Bom Pastor, foi apresentada pelo arcebispo metropolitano, dom Anuar Battisti. A visita faz parte da programação da reunião da comissão nacional da Pastoral que está na cidade desde a última sexta-feira, 11. São mais de 20 lideranças de todas as regiões do país, juntamente com assessores que acompanham o trabalho de evangelização da juventude.
O coordenador da Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens e o representante da PJ no Conselho Nacional de Juventude também participaram da reunião. Além do encontro nacional, a Campanha da Fraternidade de 2013 e Jornada Mundial da Juventude no Brasil são temas que estiveram na pauta. A comissão nacional esteve reunida em Maringá até ontem, 15, no Centro de Espiritualidade Rainha da Paz.
Encontro Nacional
Realizado a cada três anos, o Encontro Nacional da Pastoral da Juventude é um momento em que jovens representando todas as dioceses do país se reúnem para refletir, partilhar e celebrar a vida e a caminhada dos grupos de jovens. É a primeira vez que o encontro será realizado na região sul do país.

Finalizado o 1º Congresso de Universitários Cristão na Bahia
O segundo dia do Congresso de Universitários Cristãos foi iniciado com a palestra do professor José  Antônio Saja, da Universidade Federal da Bahia, com o tema “Jesus e o Evangelho na cultura universitária”. Contextualizou o momento atual como uma mudança de época que nos empurra a mudar nossa forma de pensar.
“Toda essa mudança revela uma sociedade em transe, sendo uma Boa Noticia, uma velha ordem agoniza e uma nova ordem não acaba de nascer. Nesse contexto nossa missão é sermos ‘testemunhas da nossa esperança’, disse o professor.
O arcebispo de Salvador, dom Murilo Krieger, prestigiou o evento. Ele falou sobre a necessidade que a Igreja tem de se fazer presente no meio universitário, areópago de missão, e relembrando o testemunho de Paulo em Atenas, animou à juventude a assumir seu protagonismo na Universidade. “Quem vai fazer isso são vocês! É dentro da universidade que se precisa de apóstolos. Um congresso como este, é uma nova oportunidade para nos perguntar: O que eu posso fazer? Não se trata de pensarmos em estratégias, mas no campo da missão a gente precisa contar com a graça de Deus que nunca vai nos faltar”, ressaltou o Primaz do Brasil.
O Fórum de Novas tecnologias, realizado pelos professores: Elias Bitancourt, da Universidade do Estado da Bahia, UNEB, David Moisés, da Universidade Estadual de Feira de Santana, especialistas no assunto, abordou o tema central do encontro “Conectando vida na tela do saber”.
Os workshops realizados pelos próprios jovens com os temas “O movimento estudantil, cinema e teatro, musica e literatura, e tecnologias sociais”, foram um momento de sentir as buscas questionamentos da juventude. Posteriormente, iluminados pela palestra do professor Luciano Costa “Espiritualidade e protagonismo na universidade“, ofereceu uma retrospectiva da história da juventude engajada e comprometida.
O ultimo dia do encontro esteve marcado pelos encaminhamentos e propostas para dar continuidade a esta experiência de articulação do Regional e a inserção desta caminhada no Setor Universidades da CNBB, rumo ao EBRUC em Curitiba (PR), de 12 a 14 de outubro e da Pré-Jornada Mundial de Universitários, em Belo Horizonte (MG),de 15 a 21 de julho de 2013.
A proposta de articulação do regional foi: Representante do Recôncavo Baiano - Roberto Bispo (robertoagro1@hotmail.com); Feira de Santana - Jeanderson Leite (jea.semi@ Hotmail.com); Juazeiro e Petrolina - padre Raimundo Jorge (mundicojorge@yahoo.com.br); Jiquié/Itabuna e Vitória da Conquista – Henrique Barreto (riquebarretto@hotmail.com). Este grupo foi nomeado "Jovens-Conexão" que colaborarão junto ao coordenador regional da pastoral universitária, padre Carlos André, na articulação das próximas atividades.
“Foi com muita esperança que fechamos o encontro com a entrega dos botões da pastoral universitária e a benção de envio realizada por dom Gregório Paixão. Esperamos agora que este Espírito que dinamizou nosso encontro se difunda pelas nossas dioceses, visibilizando cada vez mais a busca e sede da juventude universitária”, disse a assessora do Setor Universidades da CNBB, irmão Maria Eugênia Lloris Aguado.

Diocese de Campina Grande encerra Assembleia e aprova novo Plano Pastoral
Com a aprovação das propostas para o novo Plano Pastoral (2012-2015), foram encerradas no último sábado, 12, as atividades da 31ª Assembleia Diocesana de Pastoral da diocese de Campina Grande (PB). O encontro teve início na quinta-feira, 10, e contou com a assessoria do teólogo padre Manoel Godoy.
Durante a Assembleia foram realizados estudos, discussões, reflexões e lançamento de propostas. Orações, celebrações e um momento de confraternização completaram a programação.
Para o bispo diocesano, dom Jaime Vieira Rocha, “esta Assembleia nos enche de entusiasmo e esperança no futuro da nossa Igreja Diocesana, pois refletimos, planejamos e avaliamos a nossa caminhada pastoral tendo em vista a coragem e a disposição de vencermos os desafios que se colocam no tempo presente”. O bispo ainda se mostrou animado com o resultado das avaliações feitas durante o evento: “Ficamos felizes em perceber as conquistas e superações alcançadas nos últimos anos em todos os aspectos do nosso Plano Pastoral, que são Formação, Missão e Ação Social”.
O coordenador diocesano de Pastoral, padre Aparecido Camargo, explicou que a assembleia “foi um forte momento de comunhão eclesial e uma oportunidade de refletir, definir e assumir compromissos pastorais para os próximos anos”. O padre ainda ressaltou o “sentimento de esperança nos participantes da assembleia que resulta em uma forte motivação para a realização da nossa ação evangelizadora”.
O texto base do novo Plano Pastoral da diocese foi apresentado e aprovado na assembleia e será divulgado posteriormente. O Documento de Aparecida e as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), que reforça a evangelização a partir de Jesus Cristo, foram os norteadores da elaboração do novo plano. Outras referências foram a Exortação Apostólica Pós-Sinodal Verbum Domini e o Documento Preparatório do Sínodo sobre a Nova Evangelização para a transmissão da fé Cristã.

CNLB do Regional Sul 1 dá início à celebração do seu Jubileu de Prata
A Assembleia Geral dos Leigos, e o 1º Seminário para Evangelizadores da Juventude, realizados no Centro de Transformação e Vivência (CTV), na cidade de Bauru (SP), nos dias 11 a 13, deram início à celebração do Jubileu de Prata do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) do Regional Sul 1 da CNBB.
A Assembleia teve por objetivo avaliar, refletir, projetar e encaminhar estratégias para a articulação dos Conselhos Diocesanos de Leigos e Leigas, como espaço da vocação laical, para uma presença mais eficaz como Igreja na vida do povo e da sociedade.
O tema: “À luz da memória, projetando a história do Conselho Diocesano”, foi ministrado pelo professor Edson Silva, que é presidente do Conselho de Leigos da arquidiocese de São Paulo. Foi dividido em três painéis: Avanços e Desafios da Caminhada – histórico sócio-eclesial e desafios atuais; As diretrizes do CNLB e Ação Evangelizadora – conjuntura eclesial em mudanças de épocas e diretrizes da Igreja 2011-2015; Planejamento e estratégia – o CNLB que temos e o CNLB que queremos. Após cada painel foram formados os grupos de debates, donde saíram propostas para as plenárias.
Paralelo à Assembleia foi realizado o 1º Seminário para Evangelizadores da Juventude, com o tema: “Vocação e Missão do Jovem Leigo sob a responsabilidade da Comissão de Regional para Juventude do CNLB Sul 1. Também foi dividido em três painéis: Os nossos desafios – o chão que nos instiga para a missão; A nossa identidade e missão – a missão dos batizados e renovação da Igreja; Os nossos compromissos – a CRJ  seus objetivos e projetos. Após cada painel foram formados os grupos de debates, donde saíram as propostas para as plenárias.
Durante os três dias, os trabalhos foram intercalados aos momentos de celebração. Na sexta-feira, 11, houve a Celebração Penitencial – “Do fundo do meu penar, clamo por ti”. No sábado aconteceu a oração da Manhã – “Vida e Missão neste Chão” e a noite a Celebração da palavra – “Testemunhas do Reino”. No domingo na Oração da Manhã – “Vinde, vede e anunciai” e o encerramento com a Celebração Eucarística de Instalação do Ano Jubilar, presidida pelos presbíteros das dioceses que participaram dos eventos.

Regional Leste 2 define urgências pastorais para o próximo quadriênio
Bispos, coordenadores de pastoral, representantes de presbíteros e agentes de pastorais, movimentos e organismos do Regional Leste 2 da CNBB (Espírito Santo e Minas Gerais) estiveram reunidos em Assembleia Pastoral,  nos dias 7 a 10 de novembro, na Casa de Retiro São José, em Belo Horizonte (MG), para definir as urgências pastorais para o quadriênio 2011-2015 à luz das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE).
A presidência do Regional Leste 2 explicou que foram escolhidas três urgências para fortalecer a identidade do Regional Leste 2 e seu trabalho missionário: Revitalização das Paróquias e dos Organismos de comunhão; Iniciação à vida Cristã na comunidade e Vida Plena para todos. Além de definir as urgências pastorais para o quadriênio 2011-2015 a Assembleia Regional possibilitou a elaboração de propostas e perspectivas de ação para operacionalização dos caminhos a serem percorridos.
Entre as urgências pastorais, o Regional Leste 2 tomou como meta a ser alcançada a urgência “Igreja: Comunidade de Comunidades em Missão” com duas perspectivas evangelizadoras bem concretas: uma ad intra – iniciação à vida cristã – e outra ad extra – vida plena para todos. Nas Assembleias anuais serão feitas avaliações dos passos dados e possíveis correções de caminho.
A Assembleia Regional Pastoral acontece anualmente e reúne as principais lideranças da Igreja do Regional Leste 2 e agentes de pastoral. Neste ano, com o tema das DGAE, contou com as assessorias do padre Manoel Godoy que destacou a importância da implementação das Diretrizes nos Regionais considerando a realidade política, econômica e social da cada diocese no momento de colocar em prática seu plano pastoral; e da coordenadora de catequese do Regional Leste 2, Lucimara Trevizan, que apresentou aos presentes indicativos e propostas para um projeto de iniciação à vida Cristã.
A Assembleia tratou também da Caminhada do Regional para a Jornada Mundial da Juventude que acolhe os símbolos neste mês de novembro, e em março de 2013. Foi discutida ainda a celebração com toda a Igreja no mundo do Ano da Fé 2012 e a Comemoração do Jubileu da Abertura do Concílio Vaticano II.

Manifestação pela aplicação da Ficha Limpa mobiliza Volta Redonda
O Movimento Fé e Política, da diocese de Barra do Piraí/Volta Redonda (RJ) promoveu, ontem, 15, um Ato Público, na Praça Brasil, Centro, Volta Redonda, em defesa do projeto Ficha Limpa, e pela moralidade na política no país. Os manifestantes saíram em caminhada pelas ruas do centro comercial da Vila Santa Cecília, caracterizados com nariz de palhaço, fazendo grande apitaço, chamando atenção da população, a favor da ética. O ato teve a presença do bispo diocesano, dom Francisco Biasin, e do pró-vigário geral, padre Nobuo Sano, e de lideranças das pastorais sociais e do Movimento Ética na Política.
Um abaixo assinado do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), pedindo a Reforma Política, ajudou no protesto, ganhando adesão do povo.
Segundo Evaldo Pontes, do Movimento Fé e Política, os desvios de verba pública para interesses próprios dos políticos, envergonham a nação, não podemos aceitar de braços cruzados, não devem continuar. “A única maneira é conscientizar a população para defender a Lei da Ficha Limpa, cobrando do legislativo em todo o país”, disse Evaldo.
“Foi à primeira manifestação e pretendemos promover outras, com apoio da mídia, igrejas e entidades, certamente fortaleceremos e conseguiremos pressionar as autoridades para que moralizem esta situação e coloquem a Ficha Limpa em aplicação”, opinou Francisco Augusto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário