quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Diário da CNBB

REFLEXÃO
A cidade de Jerusalém abre as suas portas para Jesus, mas não abre o seu coração. Não aceita as suas palavras e rejeita a sua doutrina, pois os seus olhos estão voltados para outra direção, a direção que a levará até a destruição e a morte. É necessário que abramos o nosso coração e reconheçamos que somos visitados pelo Deus da Vida e que rejeitar essa visita significa para nós trilharmos os caminhos da morte, resultado de uma vida de quem apenas está preocupado em olhar para seus interesses mesquinhos e não para os verdadeiros bens que são destinados a quem acolhe o Senhor e vive segundo os valores do Evangelho.

NOTÍCIAS
Morre dom José de Aquino Pereira, bispo emérito de São José do Rio Preto
Dom Leonardo preside Missa dos Parlamentares
Reunião da Comissão Bíblico-catequética define ações para 2012
Comissão Nacional da Pastoral da Juventude conhece estrutura do local do 10º ENPJ
Regional Nordeste 1 realiza Assembleia e aprova urgências pastorais
Diocese de Rondonópolis avalia e programa atividades pastorais em Assembleia
Morre dom José de Aquino Pereira, bispo emérito de São José do Rio Preto
O bispo emérito de São José do Rio Preto (SP), dom José de Aquino Pereira, 91 anos, faleceu no início da tarde de hoje, 17, no Hospital Beneficência Portuguesa, vítima de uma broncopneumonia bilateral. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital desde o dia 30 de outubro.
A missa de corpo presente de dom José de Aquino será amanhã, 18, às 16h, na Catedral de São José, presidida pelo bispo de São José do Rio Preto, dom Paulo Mendes Peixoto, que este em Brasília numa reunião da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética. O sepultamento acontecerá, às 17h, na cripta dos bispos da catedral.
“É meu desejo que desde já sejam iniciadas as missas em sufrágio da alma de dom Aquino, nas comunidades, desde a presente data”, afirmou dom Paulo Mendes Peixoto.
Dom José de Aquino Pereira nasceu no dia 22 de abril de 1920, no Distrito de Vila Real (Trás-os-Montes), em Portugal; filho de Manuel de Aquino Pereira e Maria do Rosário Pereira.
Ingressou no Seminário Diocesano de Vila Real no dia 3 de outubro de 1931, onde fez o curso ginasial, e veio para o Brasil em 1938, matriculando-se no Seminário Central de Ipiranga, em São Paulo, no mesmo ano.
Fez, no referido Seminário, os cursos de Filosofia e Teologia. Ordenou-se sacerdote no dia 3 de dezembro de 1944, na Catedral de São Carlos (SP), onde, a partir daí, exerceu vários cargos dentro da diocese.
Em 21 de janeiro de 1958, foi nomeado, pelo papa Pio XII, bispo de Dourados, em Mato Grosso do Sul. Em seu brasão, dom José de Aquino assumiu como lema pastoral "Oportet Illum Regnare"  (É necessário que Ele reine).
Em 25 de março de 1960, o papa João XXIII nomeou dom José de Aquino para a recém criada diocese de Presidente Prudente (SP), da qual tomou posse em julho do mesmo ano. Em maio de 1968 ele foi nomeado bispo da diocese de São José do Rio Preto (SP), pelo papa Paulo VI, e dela tomou posse em 4 de agosto do mesmo ano.
A cidade de São José do Rio Preto, por volta de 1965, tinha aproximadamente 150 mil habitantes e sete paróquias, enquanto a diocese era formada por 44 igrejas matrizes, totalizando 51 paróquias em toda a diocese.
Em 1995, quando Dom José colocou o cargo à disposição da Santa Sé (por motivo de idade: 75 anos), a cidade de São José do Rio Preto contava com 350 mil habitantes e 21 paróquias.
Veja a nota de pesar da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) pelo falecimento de dom José de Aquino Pereira.

Dom Leonardo preside Missa dos Parlamentares
A tradicional missa dos parlamentares foi celebrada na manhã desta quinta-feira, 17, pelo secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) dom Leonardo Ulrich Steiner, na capela Nossa Senhora Aparecida, sede da Conferência.
A celebração contou com a presença de cerca de 30 pessoas, entre deputados, senadores, assessores parlamentares, familiares e colaboradores da CNBB e da Comissão Brasileira Justiça e Paz.
A missa antecipou a liturgia de domingo, Festa de Cristo Rei, Dia Nacional dos Leigos e da Consciência Negra. Ao comentar o Evangelho que narra o juízo final, dom Leonardo falou sobre o tempo.
A Missa dos Parlamentares é organizada pela CBJP e pela Assessoria Política da CNBB. É celebrada sempre na terceira quinta-feira de cada mês, às 8h. A última missa deste ano será no dia 15 de dezembro, quando haverá confraternização do grupo.

Reunião da Comissão Bíblico-catequética define ações para 2012
A sede das Pontifícias Obras Missionárias (POM), em Brasília, foi palco da primeira reunião da nova presidência da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Além dos bispos, padres e assessores, estiveram reunidos os integrantes do Grupo de Reflexão Catequética (Grecat) e do Grupo de Reflexão Bíblica (Grebin), que integram a Comissão Episcopal.
Dos dias 15 a 19, todos os participantes aprofundarão os estudos das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), elaboraram os planos de ações, tanto do Grecat, quanto do Grebin, para os próximos anos, como definiram o tema e o lema do Mês da Bíblia de 2012, que será, respectivamente, “Discípulos Missionários a partir do Evangelho de Marcos”, e “Levanta-te e vem, o senhor te chama”. Além disso, o padre Luiz Alves de Lima detalhou a Carta Apostólica Porta Fidei, em que o papa Bento XVI proclama o próximo ano como sendo o “Ano da Fé”.
Houve ainda um momento, dentro das várias reuniões que aconteciam nas POM, para que a Comissão Bíblico-catequética avaliasse o 1º Congresso de Animação Bíblico de Pastoral, que aconteceu em Goiânia, de 8 a 12 de outubro passados. Segundo o presidente da Comissão, dom Jacinto Bergmann, que é arcebispo de Pelotas (RS), o Congresso foi aprovado, tanto pelos participantes, quanto pela equipe promotora do evento.
Uma das assessoras da Comissão, Cecília Rover, disse que a série de reuniões é muito significativa para o trabalho da Comissão e no bom desempenho das atividades cotidianas.
Já o padre Décio José Walker, também assessor da Comissão, definiu como rica a sua primeira participação como assessor da CNBB. “Esta é minha primeira reunião e estou muito satisfeito pela riqueza de conhecimento que cada participante traz. Aqui podemos sentir um verdadeiro espírito de colaboração com a Igreja no Brasil”, disse.
A coordenadora de Catequese do Regional Sul 2 da CNBB (Paraná), Regina Helena Mantovani, integrante do Grecat, também destacou o conhecimento dos participantes, que, segundo ela, faz com que as reunião sejam sempre muito produtivas, com aprofundamento de temas e assuntos que são fundamentais para os catequistas de todo o país.
Lançamento
Convidado especial da reunião, o padre português, José Belinquete, lançou oficialmente no Brasil o seu livro “História da Catequese em Portugal, Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste”. O padre fez um trabalho minucioso de pesquisa, ao longo de 15 anos, que abrangeu todas as bibliotecas públicas de Portugal e outras do exterior. O livro conta com 1600 páginas e é dividido em dois volumes.
“História da Catequese pretende revelar os catecismos elaborados em diversas línguas pelos missionários portugueses. Ao longo das páginas do livro, o leitor encontrará temas importantes como a história da catequese desde Jesus e dos Apóstolos, passando pelos primeiros séculos da Igreja e pela parte relativa a Portugal, até à impressão do primeiro catecismo em 1489 e ao concílio de Trento”, disse o autor e coordenador do livro, padre José Belinquete.
Além disso, o livro conta ainda a história da catequese junto dos povos que os portugueses foram encontrando nas suas andanças pelo mundo: Índia/Goa, Costa do Malabar, Malaca e Singapura, Ceilão, Japão, China, Camboja, Coréia, Vietnã, Tibete, Etiópia ou Abissínia, Macau, Timor, Cabo Verde, Guiné, Benim, Angola, Moçambique e Brasil.

Comissão Nacional da Pastoral da Juventude conhece estrutura do local do 10º ENPJ
As equipes nacionais de coordenação e assessoria da Pastoral da Juventude (PJ) conheceram na manhã de segunda-feira, 14, o local que vai receber o 10º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude (ENPJ). O evento será realizado de 8 a 15 de janeiro de 2012, em Maringá, e vai receber cerca de 600 delegados representando a juventude de todas as dioceses brasileiras.
Toda a estrutura do local, o Centro de Formação Bom Pastor, foi apresentada pelo arcebispo dom Anuar. A visita faz parte da programação da reunião da comissão nacional da Pastoral que está na cidade desde a última sexta-feira. São mais de 20 lideranças de todas as regiões do país, juntamente com assessores que acompanham o trabalho de evangelização da juventude.
O coordenador da Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens e o representante da PJ no Conselho Nacional de Juventude também participaram da reunião. Além do encontro nacional, Campanha da Fraternidade de 2013 e Jornada Mundial da Juventude no Brasil são temas que estiveram na pauta. A comissão nacional esteve reunida em Maringá até ontem, 15, no Centro de Espiritualidade Rainha da Paz.
Encontro Nacional
Realizado a cada três anos, o Encontro Nacional da Pastoral da Juventude é um momento em que jovens representando todas as dioceses do país se reúnem para refletir, partilhar e celebrar a vida e a caminhada dos grupos de jovens. É a primeira vez que o encontro será realizado na região sul do país.

Regional Nordeste 1 realiza Assembleia e aprova urgências pastorais
Nos dias 11 a 15 foi realizada a 20ª Assembleia Pastoral do Regional Nordeste 1 da CNBB (Ceará), realizado no Centro de Expansão Educacional Dom Vicente Matos, diocese de Crato (CE).
Com o tema “Igreja no Ceará: Boa Nova em novos tempos” foi o tema da Assembleia. Durante o encontro foi avaliada a caminhada eclesial do Regional e elaborada as Diretrizes de Pastoral do Regional para o quadriênio 2011-2015. Foi assessorada pelo secretário executivo do Regional Nordeste 5 da CNBB (Maranhão), padre José Adalberto Vanzella, pelo padre Manfredo Oliveira e por Mônica Pimentel.
Urgências pastorais aprovadas
1 - Formação integral, articulada e permanente para a consciência missionária numa pastoral orgânica visando uma conversão pastoral que fortaleça a articulação, a animação e a ação missionária para o enfrentamento dos desafios da realidade;
2 - Formação integral e permanente que possibilite o encontro com Jesus, especialmente na Palavra e na Liturgia, no seu seguimento para unir fé e vida e assumir a obra evangelizadora e a opção preferencial pelos pobres;
3 - Estudo, meditação, contemplação e celebração da Palavra de Deus em todas as instâncias valorizando-a como centro da vida e da missão da Igreja, iluminando a realidade cearense;
4 - Promover verdadeira conversão pastoral para estruturar a Paróquia em rede de comunidades como lugar de comunhão, participação, discipulado, missionariedade e enfrente junto os desafios sociais;
5 - Exercitar o profetismo diante das situações da morte à luz da DSI que nos leve a ampliar a ação evangelizadora nos diferentes setores, espaços e contextos, contribuindo para construção de um projeto de desenvolvimento solidário, ético e sustentável.

Diocese de Rondonópolis avalia e programa atividades pastorais em Assembleia
Avaliar o 14º Plano Diocesano de Pastoral e programar as atividades de 2012. Estes foram os objetivos da 41ª Assembleia de Pastoral da diocese de Rondonópolis (MT) realizada nos dias 11 a 13, em Rondonópolis com a presença de 92 delegados entre padres, religiosos e leigos.
O bispo diocesano, dom Juventino Kestering, encaminhou com a Assembleia o estudo das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) e apontou horizontes que devem ser integrados na elaboração do novo Plano Diocesano de Pastoral especialmente as Missões Populares, a Iniciação à Vida Cristã, a Palavra de Deus, o fortalecimento das comunidades, a Pastoral Social, os subsídios elaborados pela diocese, a promoção das vocações e a animação dos Setores.
Após a apresentação da realidade percebeu-se na linha da evangelização, da celebração, da catequese, da pastoral social, da presença do leigo na Igreja e na sociedade. Ficaram visíveis as lacunas como a dificuldade de renovar lideranças, de caminhar para o novo, de formar cristãos conscientes e inseridos na sociedade; a dificuldade de atingir a juventude, o sentido do casamento, a ação concreta da Igreja junto aos pobres além da constatação da não clareza de uma linha condutora e de certa fragmentação pastoral.
Padre Gunther Lendbrald, em nome da coordenação diocesana de pastoral, fez uma reflexão, aprofundando as questões acima citadas. Insistiu que as ações pastorais e os objetivos não devem ser genéricos e abrangentes, mas concretos, viáveis e realizáveis. Falou sobre a importância de o Plano de Pastoral ter de uma teologia baseada no Concílio Vaticano II, uma Cristologia e eclesiologia de comunhão. Apontou também a importância da comunidade e da presença dos leigos na vida social como testemunhas do Reino e reforçou a necessidade de que o novo Plano seja envolvente e que todas as pastorais, movimentos e organismos o abracem como uma linha orientadora.No plenário sobressaíram as seguintes sugestões: A importância da Igreja que escuta, que incentiva a participação dos cristãos, que acompanha as lideranças. A importância dos subsídios elaborados pela diocese e a incentivação da leitura orante da bíblia. Um olhar especial para a juventude; iniciar o processo de Iniciação à Vida Cristã, a realização de assembleias paroquiais e dos Setores. Incentivar o sentido de pertença e aprofundar a teologia da missão: qual é a missão da Igreja? Por que evangelizamos?
No último dia da Assembleia, as discussões tiveram como foco a organização dos Setores, encaminhamento e discussão sobre o calendário das atividades pastorais para o ano de 2012. Houve insistência para a não multiplicação das atividades e encontros, mas a prioridade pela qualidade dos encontros e que o tempo seja investido na evangelização e na visita às famílias, apresentação do relatório econômica da diocese, das coletas e campanhas, a importância da missão e da formação de leigos, uma atenção especial à iniciação à vida cristã e à juventude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário