segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Diário da CNBB

NOTÍCIAS
Papa Bento XVI nomeia dom Filippo Santoro arcebispo de Taranto, na Itália
Mensagem para a celebração da Consciência Negra
Arcebispo de Palmas lança CD voltado para a conscientização do trabalho escravo no Brasil
Curso Ecumênico de Formação Litúrgico-Musical completa 20 anos
Começa o Sínodo Diocesano da Paraíba
Cardeal Willian Levada participa do simpósio nacional “O Dom do Celibato”, em Belo Horizonte
Diocese de Campina Grande lança Observatório Social
Arquidiocese de Salvador lança novo site
Arquidiocese de Curitiba elabora seu 17º Plano de Ação Evangelizadora
Papa Bento XVI nomeia dom Filippo Santoro arcebispo de Taranto, na Itália
O papa Bento XVI nomeou, na manhã de hoje, 21, o bispo de Petrópolis (RJ), dom Filippo Santoro, arcebispo metropolitano de Taranto, na Itália.
Dom Filippo nasceu em Bari – Carbonara, na Itália, em 1948. Ele estudou Filosofia na Universidade Católica Sagrado Coração de Milão e Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. Dom Filippo é doutor em Teologia Dogmática e também em Filosofia.
Além de bispo de Petrópolis, dom Filippo já foi bispo auxiliar do Rio de Janeiro (RJ); responsável pela acolhida dos peregrinos durante visita do Santo Padre ao Brasil, em 1997; Bispo referencial da Pastoral da Educação do Regional Leste 1 da CNBB; membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé, em 2003; é cidadão honorário dos municípios: Rio de Janeiro, Petrópolis e Teresópolis; Presidente da Instituição Communio do Brasil e membro titular efetivo da Academia Brasileira de Filosofia.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil emitiu uma nota no início desta manhã, afirmando que a transferência de dom Fillipo atualiza o sagrado compromisso da solidariedade episcopal que coloca os irmãos sempre à disposição das necessidades pastorais. “Ao deixar o Brasil, onde se dedicou por tantos anos como padre e como bispo, e caminhar para sua terra natal para continuar a missão de pastor, ele leva consigo a riqueza do coração do nosso povo e, por meio de sua pessoa, nossas igrejas se encontram na fé, na esperança e no amor”, diz um trecho da nota.
Leia a íntegra da nota da CNBB sobre a nomeação de dom Filippo Santoro.
Mensagem para a celebração da Consciência Negra
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, no seguimento a Jesus Cristo e no cumprimento de sua opção preferencial pelos pobres, reconhece e valoriza a diversidade cultural africana como fator de enriquecimento da tradição cristã na América latina e no Caribe. Através da Pastoral Afro-brasileira, a Igreja promove a vivência do diálogo com as diversas formas de religiosidade, objetivando a realização do projeto de Jesus Cristo: uma família humana da qual Deus é o único Pai. Este é o caminho para a paz entre os povos e as nações.
O ano de 2011 assinala, certamente de forma positiva, a missão dos afro-brasileiros na busca da igualdade racial. A Organização das Nações Unidas – ONU, o declarou como ano internacional do afro-descendente; a Unesco, órgão da ONU para a infância e adolescência o declarou como ano para a superação do racismo na  infância e adolescência. São noticias alvissareiras que compreendemos como consequência da perseverança da população negra em buscar os seus direitos.
Celebremos com alegria esse tempo de manifestações em torno do dia 20 de novembro, dia da consciência negra, data em que se faz memória de Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência contra a escravidão. Os afro-descendentes, segundo dados do último censo, constituem a metade da população brasileira. Dos 16 milhões de brasileiros que vivem em situação de miséria, 70% são negros. A Igreja, como advogada dos pobres, se solidariza com esses nossos irmãos e irmãs.
Roguemos que Nossa Senhora Aparecida, modelo de discipulado, proteja a todos com seu manto materno.
Dom Leonardo Ulrich SteinerBispo Auxiliar de BrasíliaSecretário Geral da CNBB

Arcebispo de Palmas lança CD voltado para a conscientização do trabalho escravo no Brasil
No sábado, 19, durante o 1º Encontro de Canto Pastoral da arquidiocese de Palmas (TO) foi lançado o CD “Um Grito pela vida”, trabalho desenvolvido com canções voltadas para a conscientização da realidade do trabalho escravo no Brasil.
O organizador do CD, o arcebispo de Palmas, dom Pedro Brito, e uma das compositoras, irmã Miria Kolling, participaram do evento de lançamento. Todos os autores cederam os direitos autorais para a CNBB e os recursos adquiridos com as vendas serão destinados a um fundo de ações de conscientização sobre o trabalho escravo, que está sendo desenvolvido nas diferentes regiões do Brasil.
O coordenador do Mutirão Pastoral para a Superação do Trabalho escravo, padre Ari Antônio dos Reis, falou sobre a realidade do trabalho escravo no Brasil e da necessidade de dar visibilidade às ações de conscientização e combate. Na ocasião foi também lançada a exposição “Retrato Escravo no Brasil” que ficará a disposição do público na Universidade Católica de Tocantins até fevereiro de 2012.

Curso Ecumênico de Formação Litúrgico-Musical completa 20 anos
No dia 19, sábado, na Casa da Reconciliação, em São Paulo, estiveram reunidos a coordenação e os professores do Centro de Formação e Atualização Liturgico-Musical, (CELMU) para celebrar os 20 anos do curso. O dia foi marcado por momentos de partilha, celebração e confraternização. Os professores manifestaram a grande alegria em trabalhar neste curso que já formou mais de mil alunos. O curso visa formar e atualizar pessoas que trabalham com música e liturgia e necessitam de um suporte teórico-musical e litúrgico.
Ao longo destes 20 anos, compositores, letristas, animadores de canto, regentes e instrumentistas realizaram o curso e tornaram-se referência para a liturgia em suas comunidades promovendo um efeito multiplicador para a formação litúrgico-musical.
Nos momentos de reflexão foi ressaltada a urgente necessidade da formação litúrgico-musical porque a prática comprova que grande parte da participação da assembleia nas ações litúrgicas é assegurada pela música. “A música litúrgica facilita a compreensão e acolhida da palavra de Deus, atinge mais profundamente a pessoa na sua totalidade, expressa com mais força a fé da comunidade orante, cria maior união entre os irmãos, possibilita um mergulho no mistério. Contudo, deve ser ‘boa música’ e que seja bem executada, tanto aquelas partes próprias de toda a assembléia litúrgica, quanto às partes que podem ser assumidas por solistas, ou grupo de cantores. Assim, naquelas Igrejas onde, por um motivo ou outro houve um enfraquecimento ou descuido na formação musical, certamente, são percebidas muitas lacunas e dificuldades durante as celebrações litúrgicas. Todos sentem a urgência desta formação litúrgico-musical, não só dos ministros da música (cantores, instrumentistas, compositores) como também de todo o povo celebrante”, destacou o assessor da CNBB para Música Litúrgica, padre José Carlos Sala.
A próxima etapa do curso será de 04 a 14 de janeiro de 2012.
Outras informações e inscrições pelo telefone (11) 3885-5025 em horário comercial, ou pelo site http://www.celmu.com.br/.

Começa o Sínodo Diocesano da Paraíba
Na tarde do sábado, 19, milhares de pessoas foram ao Adro de São Francisco, no Centro de João Pessoa, participar da missa campal que marcou a abertura do Sínodo Diocesano. O evento marca o início das comemorações do centenário da arquidiocese da Paraíba (1914-2014).
"A finalidade desse Sínodo é avaliar a qualidade da nossa ação evangelizadora e pastoral e planejá-la para os próximos anos. A sociedade vive uma mudança de época histórica. As transformações sociais levam-nos a questionar a incidência dos valores do Evangelho de Jesus nas pessoas, nas famílias e na sociedade. Em quem e no que os cristãos creem? O que celebram na liturgia? Como se comportam? Como se relacionam com a sociedade em constante mudança no modo de pensar e agir? Que contributo os cristãos prestam às pessoas e à sociedade, tal que sejam transformadas pela força do amor, vivido e apregoado por Jesus no seu Evangelho?", pergunta dom Aldo Pagotto.
O arcebispo da Paraíba explica ainda que para o Sínodo foi escolhida a temática: ‘a identidade, a vida e a missão da Igreja’, e o lema: ‘temos um longo caminho a percorrer’. "O Sínodo equivale a um longo fórum promovido pelo bispo como um ato de seu governo, incluindo necessariamente a participação efetiva de representações das forças vivas da Igreja local, cristãos e cristãs que assumem a sua missão, procurando viver intensamente sua fé e demonstrá-la através das boas obras. Além de agentes de evangelização comprometidos com atividades pastorais, alguns representantes de setores da sociedade são convidados a opinar a respeito da imagem que a Igreja local projeta nas esferas políticas, sociais, culturais, econômicas e outras, para além da dimensão religiosa”, afirmou o arcebispo.
Dom Aldo ainda destaca os valores do Evangelho em contraste com a sociedade atual e ressalta que viver a Palavra de Deus depende de como as pessoas a colocam em suas vidas. “O que esperar do Sínodo, senão que o Senhor acompanhe sua Igreja e seu povo com a sua bênção. Diante da mudança de época não é tão simples encarar a missão evangelizadora da Igreja, enfrentando inexoravelmente o pluralismo e estilos de vida adotados pela sociedade de consumo. Os valores referenciais de hoje contrastam ou repelem os valores do Evangelho de Jesus. Que a Palavra de Deus esteja no centro da nossa vida e ação; o mistério de Cristo celebrado na Liturgia leve-nos ao compromisso de formar autênticas comunidades cristãs; o ardor da Caridade torne-nos generosos e disponíveis às obras de promoção da vida e da inclusão social", explicou.
Dom Aldo cria logomarca do Sínodo DiocesanoO arcebispo da Paraíba, dom Aldo Pagotto, foi quem criou a logomarca do 1º Sínodo Diocesano. O desenho foi feito à mão, com lápis de cor.
“Fiz um pergaminho, que se confude com o ouro para valorizar a Ressurreição de Cristo. Sobre ele tem a cruz: é a representação de um importante símbolo da Capital (o Cruzeiro que fica no adro de São Francisco). Ela faz referência à fundação da cidade. O Cruzeiro e o São Francisco são, para a nossa diocese, uma ‘simbolização’ da Praça São Pedro, do Vaticano. Não há Cristianismo sem cruz para se chegar à Ressurreição”, explica dom Aldo.
O arcebispo dá mais detalhes sobre a logomarca: “Maria está evidenciada. Na Cruz temos o manto azul de Maria. Na parte de baixo está a ‘flor de lis’: Maria aos pés da Cruz de Cristo. ‘A flor de lis’ está no meio das datas que marcam o nosso centenário (1914-2014). Maria está sempre presente na nossa caminhada histórica”.
Na logomarca estão escritos em Latim os nomes da Arquidiocese da Paraíba, do Sínodo Diocesano e da data comemorada. Também tem escrito o tema do Sínodo: “Identidade, Vida e Missão”.

Cardeal Willian Levada participa do simpósio nacional “O Dom do Celibato”, em Belo Horizonte
O prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé do Vaticano, cardeal William Joseph Levada, e o núncio apostólico no Brasil, dom Lorenzo Baldisseri, estão em Belo Horizonte (MG) para o “Simpósio Nacional o dom do Celibato”, que começa hoje, segunda-feira, 21, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas).
O simpósio, que será realizado até o dia 23, no campus Coração Eucarístico, é promovido pela arquidiocese de Belo Horizonte e reúne bispos, padres, seminaristas, além de formadores que atuam em seminários. Tem o objetivo de retomar, à luz da tradição e em diálogo com a sociedade contemporânea, a centralidade do tema celibato, no desejo de descortinar novas perspectivas quanto à compreensão de seu valor, bem como conscientizar-se da necessidade da descoberta de novos horizontes, que possibilitem a formação progressiva para a vivência madura do dom do celibato na vida e na missão da Igreja.
O cardeal William Joseph Levada sucedeu, em 2008, o cardeal Joseph Ratzinger, quando este foi eleito papa Bento XVI, no ofício de prefeito. Uma das mais antigas congregações da Cúria Romana, a Congregação para a Doutrina da Fé objetiva difundir e resguardar a doutrina cristã-católica em todo o mundo. O cardeal William Levada também é presidente da Pontifícia Comissão Bíblica e da Comissão Teológica Internacional, integra as Congregações para os Bispos, das Causas dos Santos, para a Evangelização dos Povos e para a Educação Católica. É arcebispo emérito de São Francisco (EUA). Integra o conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos, a Pontifícia Comissão Ecclesia Dei e o Conselho Especial para a América da Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos. Foi arcebispo de Portland (EUA) e integrou a Comissão para o Catecismo da Igreja Católica.
Dom Lorenzo Baldisseri é o núncio apostólico no Brasil desde 2002, nomeado pelo papa João Paulo II. Antes, foi núncio apostólico no Haiti (1992-1995), no Paraguai (1995-1999), na Índia e Nepal (1999-2002). Dom Lorenzo possui formação jurídica e diplomática pela Universidade Lateranense, na Universidade de Perugia e na Pontifícia Academia Eclesiástica. Como núncio apostólico é o representante do papa no Brasil.

Diocese de Campina Grande lança Observatório Social
A diocese de Campina Grande lançou, na sexta-feira, 18, o Observatório Social, organismo que irá fazer o controle das políticas públicas que devem beneficiar a população do Nordeste. O lançamento aconteceu no encerramento do Seminário que discutiu alternativas para o desenvolvimento da região.
Segundo dom Jaime Vieira Rocha, bispo de Campina Grande, o Observatório Social será um organismo diocesano que “pretende contribuir para melhor conhecer a realidade socioeconômica do Brasil, do Nordeste, especialmente, a vulnerabilidade, a pobreza e a exclusão social, suas causas e manifestações”. Ainda segundo o bispo, a ideia é “superar a fragmentação das diversas ações sociotransformadoras de ONGs e de outras instituições e organismos para consolidação de um processo de Desenvolvimento Regional Sustentável”.
O Observatório Social deverá se instalar na diocese de Campina Grande com parcerias de poderes públicos e instituições que buscam o equilíbrio no desenvolvimento da região Nordeste. Seu lançamento aconteceu como ação concreta do Seminário Regional, promovido pela diocese, o Centro de Ação Cultural (Centrac), a Universidade Estadual da Paraíba e a Universidade Federal de Campina Grande. O tema do evento foi “A dinâmica socioeconômica do Brasil e as alternativas para o Nordeste”. Durante o Seminário, vários estudiosos, representantes dos poderes públicos e especialistas apresentaram a situação do Nordeste, especialmente da Paraíba, discutindo propostas e alternativas para seu desenvolvimento. O Seminário Regional aconteceu nos dias 16, 17 e 18 de novembro.
Conheça a missão, objetivos e estratégias de ação do Observatório Social

Arquidiocese de Salvador lança novo site
Está no ar o novo portal da arquidiocese de Salvador (BA). Lançado esta semana, o veículo de comunicação entra definitivamente no ambiente da convergência midiática que usa mecanismos distintos, a exemplo de imagens, vídeos e áudios, para divulgar informações de maneira mais completa. Além da convergência, o novo canal convida o internauta a mergulhar nas redes sociais, a exemplo do Orkut, Facebook e Twitter. Existem ainda espaços para a publicação de infográficos sobre os mais variados temas, os canais da web tv São Salvador e a versão online do Jornal São Salvador.
“Todo o conteúdo estará mais à vista; haverá uma hierarquia e a informação estará mais clara e, consequentemente, tudo será mais fácil para os nossos leitores. Estamos mudando a forma, atualizando a linguagem, tornando mais atraente. Sempre primamos em usar a linguagem própria da internet no portal da arquidiocese. Agora com o novo formato os internautas terão um motivo a mais para permanecer conectados nas informações e formação que oferecemos”, afirma o coordenador da Pastoral de Comunicação (Pascom), padre Manoel de Oliveira Filho.
Seções tradicionais como a agenda do arcebispo e os contatos das paróquias e pastorais permanecem ao lado de ferramentas de interatividade como as enquetes e o postal virtual, que permite enviar postais da cidade de Salvador através da internet. Os internautas também podem enviar comentários, vídeos, fotos e texto participando do chamado jornalismo colaborativo.
As ferramentas tecnológicas foram agregadas a um novo layout. “A mudança do Portal é uma evolução no processo de modernização da comunicação online feita na arquidiocese. Produzimos um portal de vanguarda, onde a clareza da comunicação, a facilidade da navegação e a beleza plástica são elementos fortes no projeto. O público terá uma grata surpresa no momento da utilização do portal, que será muito mais fácil.”, diz a executiva de atendimento da Acessing – empresa responsável pelas mudanças técnicas -, Otília Brochado.

Arquidiocese de Curitiba elabora seu 17º Plano de Ação Evangelizadora
Párocos e animadores da evangelização da arquidiocese de Curitiba (PR) se reuniram neste último domingo, dia 20, em Assembleia Geral para a aprovação do 17º Plano de Ação Evangelizadora.
A Assembleia foi realizada na paróquia São José do Capão Raso e conduzida pelo coordenador arquidiocesano da Ação Evangelizadora, padre Rivael de Jesus Nacimento que apresentou o novo plano. Participaram da mesa o arcebispo de Curitiba, dom Moacyr José Vitti, os bispos auxiliares, dom João Carlos Seneme e dom Rafael Biernaski, o vigário episcopal, padre Jair Jacon, o coordenador da Ação Evangelizadora e a coordenadora da Pastoral da Saúde, Ireonilda Machado.
Dom Moacyr acolheu os mais de 500 presentes. Ele fez um breve resumo de todo o processo de formulação do 17° Plano. “Foi um trabalho árduo, por isso agradecemos ao padre Rivael que tanto se dedicou e a vocês que colaboraram para que o plano se torne uma realidade”, infocou.
A Assembleia foi intercalada por momentos de espiritualidade, orientados pelos padres da Comissão Bíblico Catequética, Roberto Nentwig e Luciano Tokarski.
Ao final, o padre Alex Cordeiro, assessor do Setor Juventude falou sobre os preparativos para o acolhimento dos jovens peregrinos na Pré-Jornada Mundial da Juventude em Curitiba, em 2013, e da necessidade de apoiar os jovens desde já na missão evangelizadora que lhes é confiada.
Sobre o 17° Plano da Ação Evangelizadora
Em consonância com as novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), lançadas em maio pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o 17º Plano foi montado através da contribuição de toda a arquidiocese e é composto por cinco urgências e pistas de ação pastoral.
A contribuição ocorreu por meio de assembleias com párocos, paróquias e setores. Desde maio deste ano, estas instâncias discutem sobre as cinco urgências pastorais que a Igreja do Brasil trouxe nas novas Diretrizes. Tais urgências contemplam: Igreja, em estado permanente de missão; Igreja, lugar de iniciação cristã; Igreja, lugar de animação bíblica; Igreja, comunidade de comunidades; Igreja, ao serviço da vida.
Com o término da Assembleia, o 17º Plano da Ação Evangelizadora será entregue como livreto aos párocos e lideranças de animação das comunidades e ficará também disponível no site da arquidiocese.

Nenhum comentário:

Postar um comentário