quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Diário da CNBB

REFLEXÃO
Ganhar a vida eterna significa ser capaz de lutar no dia a dia pelos valores que a caracterizam. Mas os valores que caracterizam a vida eterna são completamente diferentes dos valores que caracterizam a nossa sociedade de hoje, sendo que a conseqüência dessa diferença é o conflito, que é seguido da perseguição, do ódio e, muitas vezes, da morte. Mas quem de fato acredita na vida eterna e a deseja ardentemente para si assume o projeto de Deus e os valores do Reino dos céus e luta constantemente por eles, não temendo a perseguição e desafiando até mesmo a morte, porque sabe que nada o separará da vida e vida em abundância.
NOTÍCIAS
Nomeado o novo bispo da diocese de Guarulhos
CELAM lança livro sobre identidade e missão da escola católica
CAL lança livro sobre religiosidade popular na América Latina
Saudação da CNBB ao novo bispo de Guarulhos
ONU seleciona 12 municípios gaúchos para o Projeto Pró-Família
Diocese Araçatuba celebra Caminhada Pastoral 2011
Agentes da Pascom debatem Documento de Estudo 101 da CNBB
“O celibato deve ser acolhido e vivido como graça”, disse dom Sérgio da Rocha
Diocese de São Mateus protesta contra o texto do novo Código Florestal

Nomeado o novo bispo da diocese de Guarulhos
O papa Bento XVI aceitou na manhã desta quarta-feira, 23, a renúncia do bispo diocesano de Guarulhos (SP), dom Luiz Gonzaga Bergonzini, em razão de sua idade, 75 anos, conforme prevê o Cânon 401 do Código de Direito Canônico. Sucede dom Luiz Gonzaga, o bispo auxiliar da arquidiocese de São Paulo (SP), dom Joaquim Justino Carreira.
Dom Joaquim é natural de Santa Catarina da Serra, Leiria, Portugal. Nasceu no dia 24 de janeiro de 1950. Estudou Filosofia na Faculdade Anchieta, em São Paulo e Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, Itália (1973-1976). Foi ordenado sacerdote no dia 19 de março de 1977, em Jundiaí (SP). Sua nomeação episcopal aconteceu no dia 24 de março de 2005. Exercia a função de bispo auxiliar da arquidiocese de São Paulo desde maio do mesmo ano. Seu lema episcopal é “A paz esteja convosco” (Jo 20, 21).
Dom Luiz Gonzaga Bergonzini trabalhou na diocese de Guarulhos durante 19 anos. Seu lema episcopal é “É necessário que Ele cresça”. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) através de sua Assessoria de Imprensa parabeniza dom Luiz pelo trabalho prestado por tantos anos à frente da diocese de Guarulhos, ao mesmo tempo em que deseja bom trabalho ao novo bispo diocesano, dom Joaquim Justino Carreira.

CELAM lança livro sobre identidade e missão da escola católica
O Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM) publicou um livro sobre a identidade e a missão da escola católica. O texto pretende ser um valioso instrumento para todas as escolas e educadores católicos a fim de que possam responder aos desafios do tempo presente.
O título do livro é "Ide e ensinai… A identidade e missão da escola católica diante dos desafios atuais à luz do Documento de Aparecida", publicado pelo Departamento de Cultura e Educação do CELAM e coordenado pelo Secretário Geral da Conferência Episcopal colombiana, dom Juan Vicente Córdoba Villota, bispo auxiliar de Bucaramanga.
“O livro tem o objetivo de promover nos centros educacionais católicos autênticos discípulos missionários para reforçar e manter a identidade e a missão da escola católica”, disse dom Juan Córdoba.
"Esperamos que esse documento seja útil aos educadores e todos aqueles que trabalham nas instituições católicas. Desejamos que os educadores, em seus diferentes âmbitos de ação, pais, professores e diretores, sigam as orientações pastorais a fim de que na comunidade educacional, na escola e nas famílias se viva uma vida em plena comunhão com Jesus", sublinhou o Secretário Geral do CELAM, dom Santiago Jaime Silva Retamales, bispo auxiliar de Valparaíso.

CAL lança livro sobre religiosidade popular na América Latina
“A Religiosidade Popular no processo de Evangelização da América Latina”. Este é o título do livro da Pontifícia Comissão para a América Latina, publicado pela Livraria Editora Vaticana. O texto revaloriza esta manifestação da fé e sua contribuição na transmissão do Evangelho. Em um comunicado destaca-se que o Presidente do dicastério, cardeal Marc Ouellet, assinalou em uma carta dirigida aos bispos do continente, que “já ficaram para trás aquelas considerações sociológicas, teológicas e ideológicas, marcadas por fortes correntes secularizadoras, que, na fase do imediato pós-concilio, criticaram e desvalorizaram as expressões da piedade popular”.
“O Beato João Paulo II soube apreciar e animar muito positivamente essa religiosidade popular latino-americana, sobretudo com suas peregrinações aos santuários marianos de todos os países latino-americanos, verdadeiras capitais espirituais das nações”, recordou.
O livro contém as Atas da Reunião Plenária desta Comissão, realizada no Vaticano em abril deste ano; assim como o breve discurso dirigido pelo papa Bento XVI, os comunicados e exposições dos membros e conselheiros da Pontifícia Comissão, as recomendações pastorais, entre outros documentos.

Saudação da CNBB ao novo bispo de Guarulhos
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB saúda, com alegria, Dom Joaquim Justino Carreira por sua nomeação como bispo da Diocese de Guarulhos-SP, anunciada nesta quarta-feira, 23 de novembro, pelo Santo Padre Bento XVI. Augura-lhe, ao mesmo tempo, um frutuoso serviço pastoral junto ao Povo de Deus que constitui a Diocese de Guarulhos, uma Igreja rica na fé e solícita na resposta ao amor de Deus.
Em sua nova missão, Dom Joaquim continuará o mesmo serviço que, há cinco anos, realiza na Arquidiocese de São Paulo, como bispo auxiliar: levar a paz de Cristo a todos, conforme explicita em seu lema episcopal – “A paz esteja convosco!”. Unimo-nos a ele em fervorosas preces, suplicando a Deus cobrir de êxito pleno seu pastoreio junto a seus novos diocesanos.
A Dom Luiz Gonzaga Bergonzini a CNBB agradece os 19 anos de entrega à evangelização desta diocese, que agora recebe seu novo pastor. Nesse tempo, Dom Luiz mostrou-se incansável na tarefa de apontar o Cristo a todos que estiveram sob seu cajado, sempre com a recomendação de João Batista: “É preciso que Ele cresça”. Deus o recompense por todo seu trabalho.
Brasília, 23 de novembro de 2011
Dom Leonardo Ulrich SteinerBispo Auxiliar de BrasíliaSecretário Geral da CNBB

ONU seleciona 12 municípios gaúchos para o Projeto Pró-Família
A cidade de Montenegro (RS) é um dos 12 municípios gaúchos escolhidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para receber o Projeto Pró-Família. Os outros municípios escolhidos foram: Camaquã, Frederico Westphalen, Lagoa Vermelha, Mariana Pimentel, Porto Alegre, São Borja, São João do Polêsine, São Luiz Gonzaga, São Marcos, Gramado e Ivoti.
Na segunda e terça-feira, dias 21 e 22, o consultor da ONU para o Brasil em assuntos de família, Marco Antônio Fetter, se reuniu com diversos representantes da sociedade de Montenegro para apresentar este trabalho. Na terça pela manhã, esteve na cúria diocesana conversando com padres e leigos que atuam em movimentos e pastorais relacionados ao tema.
Em um primeiro momento, serão estruturadas atividades para atuação na cidade, como um Núcleo de Estudos sobre a Família; Programa de planejamento familiar paternidade responsável; Conselho Municipal da Família, Família-Escola; Núcleo de Estudos sobre a Violência; Cursos de Extensão sobre a Família; Rede Intermunicipal de Estudo sobre a Família; e Ciclo de Seminário, Palestras e Painéis sobre a Família.
O projeto não terá qualquer custo para o Município e será financiado pela ONU, que destinará uma quantia em dinheiro para a realização dos trabalhos sociais. A organização do projeto ocorre até 2013, com visitas periódicas do consultor às cidades selecionadas.
O bispo de Montenegro, dom Paulo Antônio De Conto, ressaltou que a Igreja sempre teve a família como prioridade e se alegrou com a iniciativa, colocando a diocese à disposição para ajudar.
Segundo o consultor da ONU, Marco Antônio Fetter, essas primeiras visitas visam motivar o município e sensibilizar a sociedade para a importância da família. “Família é tudo o que temos e o núcleo familiar precisa aprender a educar nossas crianças. É um trabalho a médio e longo prazo, que dará aporte às ações já desenvolvidas pelo Município”, explicou.
Também estiveram presentes na reunião a secretária municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania, Leone Bozzetto; a secretária municipal da Saúde, Ana Maria Rodrigues; a diretora de Assistência Social e Cidadania, Leda Esmério; e a assistente social Neiva Saldanha.
Marcos falou sobre a realidade das famílias e a importância de se resgatar valores e ideais. “Não se pode achar que está tudo perdido”, afirmou, destacando que o projeto vai atuar em diversas áreas, como educação, violência e planejamento familiar. “O mundo pode ser diferente se nós fizermos a nossa parte. A melhor maneira de cuidar de Montenegro é cuidando da família”, disse.

Diocese Araçatuba celebra Caminhada Pastoral 2011
Cerca de 2 mil pessoas, entre leigos, padres, religiosos e religiosas, participaram da celebração alusiva a Caminhada Pastoral da diocese de Araçatuba (SP), realizada na cidade de Mirandópolis (SP), no Clube Atlético, no sábado, 19.  O objetivo desta concentração de diocesanos, vindos de todas as paróquias da diocese, foi expressar sua gratidão a Deus por suas bênçãos derramadas no coração de todos, através do trabalho pastoral e evangelizador deste ano, como também da unidade diocesana em torno do bispo dom Sergio Krzywy. Em comunhão com toda a Igreja, coroou-se a ação pastoral diocesana neste dia, celebrando a festa de Cristo Rei e também o dia do leigo e da leiga.
Em sua homilia, o bispo diocesano destacou que "nossa Ação como Igreja, precisa ser realizada com o Espírito do Bom Pastor. Não podemos perder jamais de vista o ensinamento daquele que vai à frente de cada um de nós. Somos frágeis, mas o Bom Pastor é forte." Expôs também, sobre três pontos que considerou oportuno, citados pelo secretário Geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, na 33ª Assembleia das Igrejas, em Itaici: o encontro, a alteridade e a gratuidade (este último com maior ênfase). "O nosso trabalho pastoral deve ser dado pela gratuidade. Assim como Deus é gratuidade para nós" orientou dom Sergio.
Encerramento
Após a comunhão, uma família escolhida pela coordenação pastoral, representou todas as demais, recitando uma oração em agradecimento ao Senhor, pela "família que temos e pela sua presença em nossos lares." Toda assembleia entoou num só coro a canção "Oração pela Família" do padre Zezinho.
Antes da bênção final, o pároco da paróquia São João Batista de Mirandópolis, padre Alexandre, agradeceu a oportunidade e a todos que trabalharam para a organização do encontro. Depois, o coordenador diocesano de pastoral, padre Fernando Stanicheschi, agradeceu aos anfitriões, como também toda assembleia reunida pelo gesto concreto de unidade e Ação de Graças pela vida pastoral diocesana.
Após a Benção Final de dom Sergio, toda a diocese ali representada, participou de uma confraternização.

Agentes da Pascom debatem Documento de Estudo 101 da CNBB
Cerca de 80 agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom) das arquidioceses e dioceses que integram o Regional Sul 1 da CNBB (São Paulo), reuniram-se de 18 a 20 de novembro, em Jundiaí (SP), para discutir sobre "A comunicação na vida e missão da Igreja no Brasil". O evento, promovido pela Pastoral da Comunicação realizou-se no Centro de Convivência "Mãe do Bom Conselho", no bairro Colônia.
De acordo com informações da coordenação do evento, o objetivo do encontro foi promover e debater uma reflexão sobre o Documento de Estudos 101 da CNBB "A comunicação na vida e missão da Igreja no Brasil", além de ser uma oportunidade para troca de experiências, reflexões e intercâmbio, entre os agentes dessa Pastoral no Regional.
Para contribuir com esse debate, foi convidado o jornalista e diretor artístico da Rede Aparecida de Televisão, padre Evaldo César de Souza, que nos três dias falou sobre o tema do encontro.
Inicialmente o padre Evaldo apresentou um apanhado geral sobre o significado da comunicação e sua evolução ao longo da história, passando por teorias da comunicação, símbolos, e semiótica, contextualizando com a evolução dos meios e os caminhos trilhados pela Igreja no que se refere ao assunto comunicação.
Para o padre, a Pascom deve ser uma pastoral que dá força orgânica as demais pastorais existentes na Igreja, com o desafio de trabalhar na sociedade midiática (de informação). Ele destacou pontos importantes do Estudo 101, traçando um paralelo com suas experiências como profissional de comunicação na TV Aparecida, dando pistas importantes para que os agentes possam desenvolvê-las em suas arquidioceses.
O bispo de Jundiaí, dom Vicente Costa, acolheu todos os participantes na noite de abertura e presidiu a missa no sábado. Dirigida aos participantes, foi lida na abertura do encontro, a mensagem da Presidência do Regional Sul 1, onde se destacam as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.
Dom José Moreira de Melo, bispo referencial da Pascom no Regional esteve presente durante todo encontro, que também contou com a presença da irmã Maria Celeste Ghilslandi, assessora da Pascom, do padre Marcos Vinícius (coordenador) e demais membros da coordenação da Pascom no Regional.
Além dos agentes da Pastoral da Comunicação, participaram também do evento profissionais da área, estudantes e representantes da mídia católica.

“O celibato deve ser acolhido e vivido como graça”, disse dom Sérgio da Rocha
O presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da CNBB e arcebispo de Brasília, dom Sérgio da Rocha, disse que “o celibato deve ser acolhido e vivido como graça”. A afirmação foi feita nesta quarta-feira, 23, em Belo Horizonte (MG), onde dom Sérgio da Rocha participa do Simpósio Nacional O Dom do Celibato.
Sobre o evento, o arcebispo afirmou que a sociedade atual exige respostas, fundamentadas na razão, sobre questões ligadas à fé. Neste sentido, o encontro busca, com o auxílio das ciências humanas, como a história, a filosofia e a teologia, desenvolver reflexões sobre o celibato.
Dom Sérgio da Rocha destacou que  “o celibato é uma experiência de vida, amor oblativo. Para o arcebispo, é um grande desafio vivê-lo (o celibato) na atualidade, marcada pelo mercantilismo, onde tudo vira objeto de consumo. “O celibato é genuína expressão de gratuidade”, destacou.

Diocese de São Mateus protesta contra o texto do novo Código Florestal
No dia 21 de novembro foi realizado no Auditório Manuel Vereza, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Campus Vitória, um seminário para debater a “Reforma do Código Florestal”. Mediado pelo professor do Departamento de Geografia, Paulo Scarin, o evento teve como debatedores o assessor da senadora Ana Rita Esgário, Celso Andreon; a representante do Ministério Público, Nícia Regina Sampaio; o coordenador nacional do Ministério da Pesca e Agricultura, Valmir Noventa, e o frei Joseumar Miranda da Silva, representante da Comissão Pastoral da Terra.
Após as falas dos membros da mesa e do debate com o público presente, frei Miranda leu a nota da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) sobre o Código Florestal em que afirma que “no Novo Código Florestal não pode faltar o equilíbrio entre a justiça social, economia e ecologia, como uma forma de garantir e proteger as comunidades indígenas e quilombolas e defender as pequenas propriedades e a agricultura familiar”.
A nota também traz uma convocação a todas as paróquias a participarem desse processo e mobilizarem as forças sociais e promover abaixo-assinado contra a devastação das florestas.
Aproveitando o evento, a diocese de São Mateus (ES), num gesto concreto, entregou ao assessor da senadora Ana Rita as fichas do abaixo-assinado, realizado por ela, contendo 9.168 assinaturas pedindo mudanças no atual texto do Código Florestal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário