terça-feira, 29 de novembro de 2011

Diário da CNBB

REFLEXÃO
Felizes somos todos nós que nos abrimos à ação da graça divina e reconhecemos a presença de Jesus em nossas vidas. Felizes somos todos nós que aceitamos de bom coração esta presença e acolhemos Jesus. Felizes somos todos nós que nos abrimos à ação do Espírito Santo de modo que, conduzidos por ele, renunciamos à sabedoria do mundo como um fim em si e aceitamos o mistério que nos abre para as realidades eternas e imutáveis. Felizes somos todos nós que somos amados por Deus que, a partir da revelação que nos vem por Jesus, nos permite viver conscientemente aqui na terra as realidades do céu.
NOTÍCIAS
Conselho Episcopal de Pastoral vai se pronunciar sobre a situação dos índios Guarani Kaiowá
Concurso para escolha da logomarca da JMJ de 2013 chega à reta final
Pastoral da Criança esclarece que não há atraso na prestação de contas ao Ministério da Saúde
Seminário aborda o papel do leigo na sociedade
Diocese de Crateús instala Comissão Justiça e Paz
Símbolos da JMJ na diocese de São João-del Rei
Diocese de Santarém se manifesta a favor da criação dos estados do Tapajós e Carajás
Símbolos da JMJ passam pela arquidiocese de Juiz de Fora
Arcebispo de Salvador inaugura o Presépio do Salvador
COMIRE de São Paulo realiza Assembleia e elege nova coordenação
Conselho Episcopal de Pastoral vai se pronunciar sobre a situação dos índios Guarani Kaiowá
A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) juntamente com os 12 arcebispos e bispos que compõem o Conselho Episcopal de Pastoral (CONSEP), órgão executivo das decisões pastorais da Assembleia Geral e do Conselho Permanente, se reúne nesta terça, 29, e amanhã, 30 de novembro de 2011 na sede da entidade em Brasília. Um dos principais objetivos desse grupo é o de oferecer orientações amplas a respeito da aplicação das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora no Brasil (DGAE).
Amparados pelas informações fornecidas pelo Conselho Indigenista Missionário (CIMI), os bispos refletem sobre a situação de violência que atinge grupos indígenas na região de Dourados, Mato Grosso do Sul. O assassinato de uma liderança, o cacique Nísio Gomes, e o seqüestro de duas pessoas ocorridos no último dia 18 de novembro tornaram o quadro de tensão ainda mais grave naquela região. Os povos Guarani Kaiowá são as maiores vítimas desse confronto e ainda que Justiça e o Governo tenham atuado, permanecem graves as ameaças ao diálogo e cresce a necessidade da urgente demarcação das terras indígenas. O Consep se comprometeu, na manhã desta terça-feira, a elaborar e publicar nota sobre a questão.
No encontro, os bispos também apresentam e aprovam o Plano Quadrienal de cada uma das Comissões Episcopais. As 12 Comissões Episcopais, mais a Comissão Especial (Amazônia), tendo em vista as cinco urgências das DGAE, fizeram um amplo estudo sobre as ações concretas para os próximos quatro anos, considerando sempre uma avaliação anual. Nestes planos, ganham destaque especial os projetos que cada campo específico de pastoral irá realizar em resposta às necessidades de formação, animação e aperfeiçoamento da pastoral.
O presidente da CNBB, cardeal Raymundo Damasceno, e os outros membros da presidência apresentarão os resultados da visita que fizeram aos organismos da Cúria Romana e ao papa Bento XVI no começo deste mês. Durante a reunião, ainda terão espaço para a reflexão dos bispos a atualização do estudo sobre a necessidade de reforma política e as novas questões apresentadas pela apreciação do texto do novo Código Florestal que se encontra no Senado Federal.

Concurso para escolha da logomarca da JMJ de 2013 chega à reta final
As logomarcas finalistas do concurso para escolha da marca da Jornada Mundial da Juventude de 2013, no Rio de Janeiro, chegaram ontem, dia 28, a Roma. Elas foram apresentadas ao Pontifício Conselho para os Leigos, no Vaticano, pelo bispo auxiliar do Rio de janeiro, e responsável pelo Setor de Captação e Gestão de Recursos no Comitê Organizador Local (COL), dom Paulo Cezar Costa.
Foram quase 200 participantes de várias partes do Brasil e do mundo. Durante o processo de seleção as logomarcas foram avaliadas por um grupo de designers, por uma comissão do Setor Juventude e também pelos setores pastoral e presidência do COL.
A data para o anúncio da logo vencedora dependerá diretamente dos trâmites de avaliação do Pontifício Conselho. Dom Paulo recebeu as logos durante a Assembleia Arquidiocesana que aconteceu no último final de semana, 26 e 27, no Colégio Nossa Senhora da Penha, no bairro da Penha, no Rio de Janeiro. Os trabalhos na assembleia foram conduzidos pelo arcebispo do Rio, dom Orani João Tempesta, com o apoio do coordenador de pastoral, monsenhor Joel Portella Amado.
No encontro houve uma apresentação dos membros da comissão organizadora da JMJ Rio2013. Os representantes das equipes falaram sobre os desafios a ser superados, motivando os participantes a se empenharem na organização do evento, principalmente na dimensão do acolhimento.

Pastoral da Criança esclarece que não há atraso na prestação de contas ao Ministério da Saúde
A respeito da informação prestada pelo Ministério da Saúde e divulgada dia 25 de novembro, na edição do Jornal Nacional (Rede Globo de Televisão), de que "o Ministério da Saúde informou que o repasse do dinheiro não foi feito porque a Pastoral da Criança atrasou a prestação de contas”, a entidade esclarece que está com sua prestação de contas com o ministério absolutamente em dia.
O problema que gerou o deficit no Balanço Anual não está na prestação de contas da Pastoral da Criança nem no Ministério da Saúde: está no confuso conjunto de regras (Marco Legal - http://www.plataformaosc.org.br/) que rege a parceria entre as Organizações da Sociedade Civil e os Governos.
Anteriormente ao Decreto 6.170/2007, havia um fluxo definido de liberação de parcelas do convênio. Ele previa a liberação automática da segunda parcela de recursos. O recebimento da terceira parcela era feito mediante a prestação de contas da primeira e, assim, sucessivamente.
Ao considerar desembolsos bimestrais, após receber a 2ª parcela tínhamos recursos para os próximos dois meses, tempo suficiente para a Pastoral da Criança preparar a prestação de contas e o Ministério da Saúde, com o recebimento da prestação da contas, liberar a 3ª parcela.
Com a Portaria Interministerial 127/2008 (revogada com a publicação da Portaria 507, na data de hoje, 28.11.2011) só recebemos a 2ª parcela após a aprovação dos gastos da 1ª parcela. Com isso, apesar da agilidade e boa vontade dos funcionários do Ministério da Saúde, sempre haverá um hiato entre o último dia com recursos em caixa e a liberação da parcela seguinte.
Um exemplo: a Pastoral da Criança recebeu parcela em 24 de junho de 2011, para dois meses. Gastou o recurso e prestou contas em 56 dias. Recebeu a parcela seguinte dia 19 de outubro de 2011, 61 dias após a prestação de contas: nestes 2 meses ficou sem recursos.
Na sequência, devido às despesas acumuladas nestes 2 meses, gastou e prestou contas em apenas 36 dias. Agora permanece sem recursos do convênio até que o Ministério da Saúde consiga liberar a próxima parcela.

Seminário aborda o papel do leigo na sociedade
Manaus (AM) acolheu nos dias 21 a 23, o Seminário com os responsáveis pela formação para o Laicato e Cursos de Teologia para Leigos do Regional Norte 1 da CNBB (Norte do Amazonas e Roraima).
Durante o encontro, que reuniu 35 participantes, houve partilha de experiências de formação da arquidiocese, dioceses e prelazias do Regional, bem como a elaboração de indicativos para a formação e para os cursos de Teologia para leigos.
Em sua exposição, o diácono Paulo Felizola, da arquidiocese de Manaus, fez uma exposição retomando quem são os leigos, sua vocação e missão na sociedade e explicitou a importância da formação para o laicato a partir do Vaticano II e das Conferências do Episcopado Latino-americano. Concluiu sua apresentação com a realidade que desafia a Igreja na Amazônia e afirmou “que é nessa realidade marcada pela exclusão e miséria de parte significativa da população que os leigos devem estar presentes e serem discípulos missionários de Jesus e construtores de um mundo novo sinal do Reino de Deus”.
As dioceses e prelazias tiveram espaço para apresentar como se desenvolve a formação em suas Igrejas particulares. Socializaram também suas experiências, leigos dos Regionais Norte 2 e Noroeste, tendo presente a realidade da Amazônia e o que está sendo feito no processo formativo. Os participantes elaboraram sugestões de indicativos para a formação e para os cursos de teologia para leigos de maneira especial para o Regional Norte 1.
Participaram do Seminário o bispo emérito de Tefé e referencial dos Leigos do Regional Norte 1, dom Mário Clemente; o bispo de Macapá e membro da Comissão para o Laicato, dom Pedro Conti; a assessora da Comissão Especial para a Amazônia, irmã Maria Irene Lopes do Santos; a secretária do Regional Norte 1, irmã Maria do Carmo Mendes; o secretário Adjunto do CNLB, Luis Antonio Ferreira. De acordo com eles, o Seminário foi produtivo pela participação, pela partilha e pelas sugestões elaboradas.
No dia 21 pela tarde aconteceu uma reunião de trabalho com leigos dos Regionais Norte 1 e 2 e Noroeste para analisar a realidade do laicato na região norte e pensar projetos para o quadriênio (2011-2015).

Diocese de Crateús instala Comissão Justiça e Paz
No próximo dia 10 de dezembro, sob a Coordenação do Dr. José Arteiro Soares Goiano, Promotor de Justiça, será instalada a Comissão de Justiça e Paz da diocese de Crateús (CE). A data foi escolhida por coincidir com o aniversário natalino do primeiro bispo da diocese, dom Antonio Fragoso, e o Dia Mundial dos Direitos Humanos.
A Comissão se reunindo em caráter experimental, registrou algumas atividades no que toca a corrupção eleitoral, a situação de quilombolas e problemas ecológicos de um Projeto da região. O bispo diocesano, dom Jacinto Brito, espera que o pioneirismo da diocese de Crateús agilize a criação das outras Comissões Diocesanas no Ceará.

Símbolos da JMJ na diocese de São João-del Rei
No domingo, 27, sob chuva forte, cerca de 1500 pessoas movidas pela fé, animação e emoção, receberam os símbolos da Jornada Mundial da Juventude. A Grande Cruz e o Ícone de Nossa Senhora chegaram da arquidiocese de Juiz de Fora (MG) trazidos pela comitiva de jovens da diocese de São João del-Rei.
Devido às condições adversas do tempo durante todo o dia, a programação da Passagem dos Símbolos sofreu modificações. Uma delas foi o show com o cantor Eros Biondini (Comunidade Canção Nova) que foi transferido do centro de São João del-Rei para a quadra da paróquia do Senhor Bom Jesus de Matosinhos.
Cerca de mil jovens lotaram o local onde se apresentou o cantor. Durante o show, Biondini destacou várias mensagens de fé e esperança, principalmente aos jovens, que marcaram forte presença. “Deus é maravilhoso. Este momento é único para todos nós, especialmente para a diocese de São João del-Rei”, destacou o cantor que  trabalha na evangelização dos jovens há 22 anos.
Seja com lágrimas, risos, pulos, aplausos ou cânticos, a juventude, que tanto aguardava por este momento, expressou seus sentimentos. Logo após o show, os jovens carregaram os símbolos para o interior do Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, onde foi celebrada a missa de acolhida.
Santa Missa
Ao som de cânticos especiais preparados por um grande coral de jovens, a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora, da Jornada Mundial da Juventude, entraram em procissão no Santuário de Matosinhos. Jovens e padres de várias cidades da diocese, juntos a uma grande multidão de devotos, lotaram o Santuário do Bom Jesus.
A celebração, transmitida ao vivo pelo site da diocese de São João del-Rei, foi presidida pelo pároco local, padre José Bittar e concelebrada pelo padre frei Jaime Eduardo, assessor diocesano da juventude, juntamente com outros padres da diocese. Os seminaristas também participaram deste grande momento de fé e oração.
“Essa juventude está de parabéns! Eles enfrentam tudo, chuva, fome, sem perder o ânimo, a fé”, elogiou frei Jaime durante a homilia da celebração.

Diocese de Santarém se manifesta a favor da criação dos estados do Tapajós e Carajás
O Conselho de Pastoral da diocese de Santarém (PA) se manifestou favoravelmente sobre criação de dois novos estados: Tapajós e Carajás, através do plebiscito popular do próximo dia 11 de dezembro.
Durante a reunião os membros do Conselho disseram por que são favoráveis à emancipação. A posição do grupo foi escrita no manifesto. “O movimento pela emancipação do Tapajós e Carajás significa que cresce a consciência cidadã dos habitantes dessas regiões e sua responsabilidade histórica para contribuir no processo de construção de Estados democráticos”, diz um trecho do manifesto.
Ainda de acordo com o documento, “não queremos um Estado subjugado pelas elites: oligarquias políticas, industriais e comerciais. Não precisamos simplesmente de mais um Estado. Queremos um Estado livre de corrupção, realmente preocupado em encontrar saídas para os grandes problemas da população: educação, saúde, infraestrutura”.
Leia na íntegra. Clique aqui

Símbolos da JMJ passam pela arquidiocese de Juiz de Fora
Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude, a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora, passaram nos dias 26 e 27 pela arquidiocese de Juiz de Fora (MG). Chegaram à cidade vindos da diocese de Leopoldina (MG), no sábado, 26, e foram enviados à diocese de São João del-Rei, no domingo, 27.
Em clima de festa, os jovens da arquidiocese de Juiz de Fora foram até a diocese vizinha de Leopoldina receber os símbolos no último sábado. A cerimônia de envio dos símbolos aconteceu em uma quadra poliesportiva, próxima a catedral de Leopoldina.
O responsável pelo Setor Juventude da arquidiocese de Juiz de Fora, padre Luiz Roberto Magalhães Leite (Pe. Zucka), demonstrou sua satisfação: “Nós estamos muito felizes com a resposta que a juventude está nos dando hoje. Viemos aqui para cumprir esse compromisso e retornaremos mostrando a todos que vale a pena optar por Jesus Cristo”.
Chegada na arquidiocese de Juiz de Fora
A primeira parada dos símbolos no território da arquidiocese JF foi na Fazenda da Esperança, em Guarará (MG) e no município de Bicas (MG). Nos dois lugares, eles participaram de uma celebração presidida pelo arcebispo, dom Gil Antônio Moreira.
Em  Juiz de Fora, os símbolos chegaram por volta da 01h. Na Igreja São Sebastião (localizada no centro da cidade), cerca de 60 jovens ficaram até às 07h em vigília. Acolhida, reflexão, terço e momento mariano fizeram parte da programação da madrugada. “É uma experiência única, maravilhosa”, destacou o jovem Ruan Henrique (14), que participa do grupo jovem responsável pela vigília na comunidade, Nova Vida.
A manhã começou com a missa presidida pelo vigário episcopal para a cultura, educação e juventude, padre João Justino Medeiros. Durante a celebração, que também marcou o primeiro domingo do advento, o sacerdote falou da importância da peregrinação nesse tempo litúrgico. “Que eles sejam símbolos fortes no despertar daqueles que não estão atentos para a vinda do Senhor”, destacou.
Nem a chuva desanimou os jovens, adultos e crianças que participaram da celebração. “Estou muito animada. É um grande sonho estar diante da Cruz que o papa João Paulo II deu aos jovens”, refletiu Isabel Aroeira, 19, que é de Belo Horizonte e está em Juiz de Fora para cursar faculdade de medicina. Embora adultas, Angélica de Castro e Helenice Tostos foram prestigiar o evento. “Estamos arrepiadas. Os jovens estavam precisando deste momento”, concluíram.
O destaque da última celebração foi a participação de crianças da catequese que fizeram a primeira comunhão no dia anterior. Elas depositaram rosas aos pés do ícone de Nossa Senhora, para prestar homenagem à Mãe de Deus.Logo após,  os símbolos foram levados em procissão pela principal avenida da cidade, Barão do Rio Branco. Os jovens enfrentaram forte chuva até a catedral, onde foram acolhidos ao som da música “Nova Geração” do padre Zezinho, interpretada pelo cantor Eros Biondini.  A emoção tomou conta da juventude que cantou, entre outras canções, “Qual é a chave”, “Nós vamos incendiar” e “Ninguém ter ama como eu” junto com Eros.
Missa de envio dos símbolos
Depois da apresentação do cantor católico, cerca de 2 mil pessoas participaram da Missa de Envio da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora, também na catedral. A celebração, presidida por dom Gil, marcou a entrega dos símbolos para os jovens da diocese de São João Del Rei.
Dom Gil destacou que a Cruz lembra a todos o Ano da Redenção, em 1984, quando o então papa, João Paulo II,  a entregou aos Jovens. “João Paulo II, entregou a Cruz aos jovens católicos para que pudessem percorrer o mundo, anunciando Jesus. O momento é de grande alegria e entusiasmo. Estamos recebendo a cruz de Jesus Cristo, a Cruz de João Paulo II, a Cruz da Juventude”.
O arcebispo ressaltou que o saudoso papa cumpriu com fidelidade a missão de anunciar Cristo nas gerações futuras  e que todos também devem assumir essa missão. “Vocês são a nova geração da Juventude. O dever de anunciar Jesus é de todos vocês!”. No fim da celebração, os símbolos foram entregues aos jovens de São João Del Rei que ficaram responsáveis por conduzi-los até a cidade histórica mineira. Também foram apresentadas e abençoadas as réplicas da Cruz da JMJ e do Ícone de Nossa Senhora, ainda na arquidiocese de Juiz de Fora. Após uma pausa e depois de passar por outros Regionais, as réplicas retornarão à arquidiocese de Juiz de Fora para percorrer todas as suas 86 paróquias até 2013, ano em que acontece a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro. A peregrinação começará pela paróquia Nossa Senhora das Mercês, de Mar de Espanha (MG).

Arcebispo de Salvador inaugura o Presépio do Salvador
No início da noite de ontem, 28, o arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, dom Murilo Krieger, presidiu a cerimônia de inauguração do Presépio do Salvador, monumento instalado no canteiro central da Avenida Paralela, na capital baiana. A ação integra o Projeto Salvador Cidade Natal do Brasil uma iniciativa da arquidiocese através da Pastoral de Comunicação, que visa resgatar o autêntico espírito natalino, centrado na figura do Deus Menino.
“Sem dúvida nos vamos ver que as famílias vão visitar o presépio e aproveitar para catequizar os filhos sobre o significado do natal. Temos que restituir ao povo aquele que é o verdadeiro sentido, esta catequese os pais farão aqui, neste lugar e os filhos nunca poderão esquecer tenho certeza que esta iniciativa marcará as futuras gerações”, analisou o arcebispo de Salvador.
Padres, religiosos e fieis de diferentes comunidades acompanharam a cerimônia em que foi acionado o sistema de iluminação cênica. Elaine Cristina Souza Cruz saiu da paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, no Imbuí e foi junto com fieis da comunidade para conferir a inauguração. “Todo mundo combinou cinco hora em frente da igreja e viemos andando em grupo. É um programa para todas as famílias. Espero que o natal traga muita felicidade e muita paz”, afirmou a paroquiana.
Confeccionadas em fibra de vidro, as imagens do presépio monumento reproduzem as figuras de Jesus, Maria e José, além dos reis magos e alguns animais. A obra do artista plástico Ivo Gato está instalada em um praticável de 1,5m de altura, a composição passa de cinco metros e conta com iluminação cênica. Para a realização do projeto a arquidiocese fechou parcerias com diferentes instituições como o Colégio Salesiano Dom Bosco, Governo do Estado, Prefeitura de Salvador, Hospital São Rafael, Universidade Católica do Salvador e a Rede Bahia.

COMIRE de São Paulo realiza Assembleia e elege nova coordenação
A sede da Obra dos Cenáculos Missionários, na Região da Lapa, em São Paulo, acolheu nos dias 26 e 27 de novembro, a Assembleia Anual do Conselho Missionário Regional (COMIRE), do Regional Sul 1 da CNBB. A Assembleia foi marcada pela eleição da nova coordenação.
"Para enfrentar as mudanças e permanecer fiel ao Senhor, o discípulo missionário deve cultivar duas grandes atitudes: a vigilância e a oração", afirmou dom Vicente Costa, bispo de Jundiaí (SP) e presidente do COMIRE, durante a missa que abriu o encontro. Dom Vicente sublinhou a importância de dar a tudo que se faz um sentido missionário e apresentou a nova Carta Apostólica de Bento XVI, "Porta Fidei", com a qual se proclama o Ano da Fé (outubro 2012 - novembro 2013). "Somos discípulos e missionários para viver e testemunhar essa fé no mundo", lembrou.
Robson Ferreira, coordenador do COMIRE destacou os objetivos da Assembleia e apresentou os 53 participantes entre coordenadores de Conselhos Missionários das oito Sub-Regiões Pastorais do estado de São Paulo, e membros de organismos e grupos de Animação Missionária. O evento contou ainda com a presença de representantes da Infância e Adolescência Missionária (IAM), da Conferência dos Religiosos no Brasil (CRB) e da imprensa missionária.
Dom Júlio Endi Akamine, bispo auxiliar da arquidiocese de São Paulo e vigário episcopal da Região Lapa marcou presença. Segundo ele, a Assembleia tem duas funções: avaliar e planejar o futuro. “Espero que ela possa ajudar a aprofundar a consciência missionária", destacou ao saudar os participantes.
Convidado para refletir sobre o papel do COMIRE na Ação Evangelizadora da Igreja, o secretário executivo do Conselho Missionário Nacional - COMINA e assessor da Ação Missionária da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre José Altevir da Silva, incentivou todos a ver a Missão de forma positiva. "Num momento difícil devemos tornar a Missão cada vez mais leve. A leveza da Missão em Jesus é a misericórdia. Carregamos muitos pesos institucionais e com isso diminuímos a capacidade de responder com agilidade aos apelos de Deus. Missão e profecia andam juntas, mas o peso atrapalha", alertou padre Altevir ao recordar que a Missão é de Deus e nós somos meros instrumentos. Para o assessor, a insegurança gera dureza, a liberdade interior gera leveza. "Precisamos de estratégias ágeis, valorizar o positivo das pessoas e dos processos. Isso nos leva a aprender de Jesus quando diz: ‘venham a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados... O meu jugo é suave e a minha carga é leve' (Mt 11, 29-30).
Com base no Documento de Aparecida, padre Altevir destacou os âmbitos da Missão, nomeadamente, Missão no coração; paroquial, Continental, Ad Gentes e Universal. "Nos Conselhos Missionários, não podemos esquecer nenhum desses âmbitos", sublinhou. "A Missão que nos anima hoje é aquela que quer inserir-se na Missão de Deus, que tem um sonho para a humanidade e já o pôs em marcha, para a construção do Reino".
A seguir, apresentou as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil - DGAE (2011-2015), com destaque para as urgências e compromisso de unidade na Missão. O objetivo era fazer uma leitura na perspectiva da Missão. O assessor apresentou, em primeira mão, os objetivos específicos para cada uma das urgências propostas pelas Diretrizes: Igreja em estado permanente de Missão; Igreja: casa da iniciação à vida cristã; Igreja: lugar da animação bíblica da vida e da pastoral; Igreja: comunidade de Comunidades; e Igreja a serviço da vida plena para todos.
Eleições e envio
Maria de Fátima da Silva, da diocese de Limeira foi eleita coordenadora para os próximos quatro anos. O presidente do COMIRE Sul 1, dom Vicente, acolheu e abençoou a eleita e também agradeceu ao casal, Robson e Renata Ferreira, pelo trabalho à frente do COMIRE na última gestão.
A Assembleia foi encerrada na manhã do domingo, 27, com uma celebração de envio. "A participação das dioceses poderia ter sido mais significativa, mas os que vieram demonstraram grande entusiasmo em assumir como meta a dimensão missionária na ação evangelizadora da Igreja", avaliou dom Vicente.
3º Congresso Missionário Nacional
Reunidos por diocese, a Assembleia fez ainda uma avaliação da caminhada missionária quanto à formação, informação, articulação e cooperação, em vista da elaboração de um Plano de Ação para as oito Sub-Regiões. Robson Ferreira falou dos preparativos para o 3º Congresso Missionário Nacional - CMN, marcado para 12 a 15 de julho de 2012, em Palmas, TO, que pretende reunir cerca de 600 pessoas, sendo que o estado de São Paulo terá 60 vagas. O encontro servirá como preparação da Igreja no Brasil para o 4º Congresso Missionário Americano e 9º Congresso Missionário Latino-Americano - CAM 4 - Comla 9, a realizar-se em 2013, na Venezuela.
A Equipe da IAM, que conta com 20 pessoas e é coordenada por Nádia Maria da Silva Fusinato, apresentou o relatório dos trabalhos realizados durante o ano com destaque para o 1º Encontro Regional da Infância Missionária - ERIM, ocorrido no mês de julho em Embu das Artes. O 2º ERIM se realizará na cidade de Araras, em julho de 2012. Nádia Maria informou também que o novo assessor eclesiástico da IAM do Sul 1 é o padre Luiz Fabiano Canatta, da diocese de Limeira. "O trabalho da IAM transforma situações sociais e familiares", explicou, ao citar exemplos de crianças que tiveram suas vidas mudadas pelas atividades da IAM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário