sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Estado e prefeitura se reúnem para reduzir danos causados pelas chuvas em Salvador

Para minimizar os prejuízos causados às famílias em virtude das chuvas que caem na capital baiana, representantes do governo estadual se reuniram, na tarde desta quinta-feira (10), com uma equipe técnica da Prefeitura de Salvador. Durante o encontro realizado na sala de reuniões da Casa Civil, na Governadoria, ficou acordado que o governo do Estado irá ampliar o apoio logístico que está sendo dado ao Município.

De acordo com o coordenador de Defesa Civil do Estado, Salvador Brito, já foram entregues emergencialmente à prefeitura alimentos para os desabrigados e lonas plásticas para contenção de encostas. Na opinião de Brito, além de dar atendimento imediato aos desabrigados, outra medida prioritária é a identificação de todos os casos para que as providências de apoio, inclusive financeiras, às famílias sejam efetivadas.
“Com o Decreto de Emergência apresentado pelo município, homologado pelo Estado da Bahia e reconhecido pela Secretaria Nacional de Defesa Civil do governo federal, o município poderá contar com incentivos dos dois entes federados em apoio a este momento na capital”, assinalou Brito.
Conforme o chefe de gabinete em exercício da Casa Civil, Cícero Andrade, a reunião foi convocada por orientação do governador Jaques Wagner. Ele informou também que, como ocorrido em outras ocasiões, o Estado se colocou a disposição para dar apoio emergencial no período de chuvas, sempre que a prefeitura estiver com a capacidade de execução limitada.
“Na parte de disponibilização de equipamentos pela Embasa e pelo Derba, serão caçambas, escavadeiras, caminhões e patrol. As lonas serão fornecidas pela Defesa Civil do Estado que tem esse equipamento no seu estoque. À Conder caberá disponibilizar o pessoal técnico, como engenheiros e assistentes sociais. A Casa Militar ficará responsável pela articulação com a PM e Corpo de Bombeiros, além de sobrevôos com aeronaves”, enumerou Andrade.
Para o subsecretário para Assuntos de Defesa Civil de Salvador, Osny Bonfim Santos, a reunião de trabalho foi produtiva. “Encontramos aqui um apoio amplo do governo do Estado. Estamos viabilizando as estratégias para que isso se efetive o mais rápido possível”.
Osny Santos alertou que é importante a população que mora nessas áreas de risco geológico ficar atenta aos sinais que indicam desastres. “Rachaduras em imóveis e no solo ao redor da casa, inclinação de árvores ou postes são indicativos de que pode acontecer um desastre. Se isso acontecer, recomendamos o abandonar o imóvel, acionar a Defesa Civil por meio do telefone 199 (telefone gratuito que funciona todos os dias, inclusive feriados) para que possamos encaminhar um técnico ao local para dimensionar o grau do risco e fazer as intervenções necessárias”, informou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário