quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Inventário de Itacaré conta com 100% de receptividade

Os pesquisadores da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) concluem até o final deste mês o trabalho de campo para o projeto Inventário Turístico e Análise dos Indicadores de Sustentabilidade. O levantamento foi iniciado no dia 28 de outubro e vem tendo receptividade de 100% dos comerciantes da cidade.
Os pesquisadores da Uesc estão visitando hotéis, pousadas, restaurantes para aplicar um questionário que tem como objetivo traçar um mapa geral sobre o turismo no município. O projeto visa identificar atrativos, serviços e equipamentos turísticos com a finalidade de servir como base de informações para o planejamento e gestão da atividade turística.
O professor Marco Aurélio Ávila, um dos coordenadores do Inventário Turístico, chama atenção para os recursos utilizados na pesquisa. “Para facilitar o trabalho e reduzir volume de papel, os pesquisadores inserem os dados em tablets, o que é um incremento importante para nossa pesquisa”, afirma.
Uma inovação também destacada pelo coordenador são os workshops com lideranças comunitárias, nos quais se dá a validação dos dados colhidos. “Isso garante maior participação da comunidade em todo o processo”, avalia.
Vantagens
Ávila observa que o Inventário Turístico abre a possibilidade de melhorar o desempenho do setor e aumentar seus ganhos para a coletividade. Segundo o professor, a percepção desses benefícios se traduz na boa receptividade que os pesquisadores vêm tendo em Itacaré e que tiveram em Ilhéus, onde a pesquisa também foi realizada.
O Inventário de Ilhéus e Itacaré será usado como projeto-piloto pelo Ministério do Turismo para aplicação em outras regiões turísticas do País. A coordenadora-geral de Regionalização do Ministério, Ana Clévia Guerreiro Lima, destaca aspectos como a inserção da análise da sustentabilidade na pesquisa.
Ela enfatiza que o órgão validou a metodologia como referência nacional para que outros destinos sejam beneficiados com a experiência. O projeto foi desenvolvido pela Uesc em parceria com a Bahia Mineração (BAMIM) e as Secretarias de Turismo de Ilhéus e Itacaré.

Nenhum comentário:

Postar um comentário