quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Mais três municípios recebem a Caravana de Combate ao Trabalho Infantil

A população de municípios do Território da Bacia do Paramirim, a exemplo de Tanque Novo, Érico Cardoso, Caturama de Boquira, Rio do Pires, Paramirim e Ibipitanga, está sendo mobilizada pela Caravana de Combate ao Trabalho Infantil para participar de passeatas, panfletagens e reuniões, que têm o objetivo de promover a reflexão sobre a problemática e orientar gestores municipais e a sociedade civil para o enfrentamento da violação dos direitos à infância e à adolescência.

Nesta quarta-feira (9), os moradores de Tanque Novo acordaram mais cedo para receber a Caravana do Peti como também é chamada a mobilização. Passava um pouco das 8h quando a passeata, com a presença de professores, estudantes, autoridades e a população em geral saiu da Praça Bento Carneiro, percorrendo todo o centro da cidade até a concentração final, na Praça do Mercado, onde foi montado um parque infantil, com diversos brinquedos.
A Caravana segue nesta quinta-feira (10) para o município de Botuporã. Na sexta (11), o encerramento acontece na cidade de Macaúbas, com atividades durante todo o dia. Além de passeata e panfletagem, acontecerá um seminário com a participação de lideranças comunitárias, representantes dos poderes públicos e sociedade civil e do secretário estadual de Desenvolvimento Social, Carlos Brasileiro.
A reunião técnica para discutir o trabalho infantil em Tanque Novo aconteceu na Câmara de Vereadores, com a participação da superintendente da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza do Estado, Ângela Gonçalves, do prefeito Elson Oliveira, da procuradora do Ministério Público do Trabalho, Adriana Capelo, dos juízes do Trabalho, Murilo Oliveira e Gilbert Lima, vereadores, secretários municipais e outras autoridades.
O secretário municipal de Assistência Social, Eudes Matos Dias, fez um balanço da realidade de Tanque Novo, onde os trabalhos domésticos e rurais são os que mais usam a mão de obra infantil. Após a assinatura do termo de compromisso, onde o município manifesta publicamente a sua obrigação no sentido de contribuir para a erradicação do trabalho infantil, o prefeito Elson Oliveira recebeu o Catavento, símbolo internacional da luta contra o trabalho infantil.
Segundo ele, a passagem da Caravana por sua cidade é de grande importância quanto à conscientização e sensibilização de toda a população, principalmente do poder público. “A partir do levantamento que fizemos, orientados pelo Governo do Estado, estamos dando o primeiro passo para a erradicação do trabalho infantil em nosso município”. Segundo o IBGE, em Tanque Novo 429 crianças exercem algum tipo de trabalho.
A procuradora Adriana Capelo destacou as ações do Ministério Público no combate ao trabalho infantil, segundo ela, uma das principais metas e atribuições do órgão. “Temos trabalhado o fortalecimento e as implantações de políticas públicas para atendimentos aos menores de idade como forma de contribuição para o plano de enfrentamento contra a exploração infantil, em todas as esferas”.
Érico de Cardoso - O clube social da cidade lotou de crianças, na manhã de terça-feira (8), com caras pintadas, que participaram de brincadeiras e atividades artísticas alusivas ao tema. Elas também foram à passeata, onde teve banda musical, apitaço, carro de som e panfletagem ao percorrer as principais ruas da cidade. A dona de casa Rose Mara, em um depoimento emocionante, falou da sua falta de infância por conta do trabalho.
Segundo ela, muitas dificuldades têm enfrentado pela falta de oportunidade de ser criança, de ter direito à educação e lazer. “Não se pode colocar as crianças para trabalhar. Tem que colocar para brincar, se distrair. Eu trabalhei muito quando eu era pequena. Hoje, eu tenho trauma que nunca se cicatrizou”, disse, prometendo uma vida diferente para seu casal de filhos.
A assistente social, Ana Paula da Silva Flores, que apresentou os indicadores sociais do município, destacou a importância da presença do Estado nos municípios a partir da realização de eventos que envolvem a sociedade e os poderes públicos. “São uma forma de aproximação e de informação muito importante. Discutir e debater assuntos de interesse de toda a população in loco garante o sucesso dos resultados”.
Caturama - Nem mesmo a chuva conseguiu tirar o brilho da passagem da Caravana pelo município de Caturama, na tarde de terça. O tempo chegou a melhorar durante a tradicional caminhada de alunos, professores e representantes municipais e estaduais, que receberam apoio dos moradores concentrados nas portas das lojas ou nas sacadas de suas residências.
No Centro de Treinamento de Líderes de Caturama, representantes das entidades e instituições que fazem parte do projeto Bahia Livre do Trabalho Infantil e do Comitê Gestor Estadual do Pacto Um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semiárido, discutiram a violação dos direitos das crianças e adolescentes.
O chefe de gabinete da Prefeitura de Caturama, José Bonfim, representando o prefeito Hugo Guedes Mendonça, garantiu que “o poder público municipal irá fervorosamente trabalhar para a erradicação do trabalho infantil”. Já a secretária de Assistente Social, Darlete Natalice de Oliveira Luz, ratificou ao declarar ‘guerra’ ao uso de menores em atividades laborais. “Iremos combater este mal que, infelizmente, existe em grande proporção em nosso município. Não mediremos esforços para, juntos aos governos estadual e federal, aplicarmos políticas que venham mudar esta realidade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário